Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO MÉDICI



1. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970
a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
c) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
e) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.


2. (Uff) "Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência.
Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre".
a) Fusão do capital industrial e do bancário, gerando monopólios capazes de impor preços inflacionários, dos quais resultaram o crescimento econômico e o aumento do mercado consumidor nos grandes centros urbanos.
b) Desenvolvimento de obras de infraestrutura, a exemplo de hidrelétricas e rodovias, com base na poupança nacional e no investimento de bancos públicos.
c) Crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em políticas salariais redistributivas e na indexação de rendimentos do mercado financeiro.
d) Elevados investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados a uma vigorosa agricultura comercial de médio porte.
e) Incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa.


3. (Pucpr) O "milagre econômico" fez da economia brasileira, na década de 70, a oitava economia do mundo capitalista. O PIB - produto interno bruto, teve notável crescimento e o ufanismo chegou até a "slogans" como: "Brasil, ame-o ou deixe-o"; "Ninguém segura este país". O Presidente Médici era aplaudido quando entrava no estádio do Maracanã.
O "milagre" apoiou-se em algumas colunas básicas, entre as quais não está incluído:
a) A empresa nacional - apoiada por subsídios e por uma política de arrocho salarial.
b) A prática do liberalismo econômico - com livre jogo nos mercados, de produtos nacionais e importados, tendo os últimos baixas taxas alfandegárias.
c) O capital estrangeiro - em forma de empréstimos e investimentos diretos, que afluíam abundantemente.
d) Conjuntura favorável do capitalismo mundial, incluindo preços baixos do petróleo árabe/venezuelano.
e) A empresa estatal - com numerosas atribuições, respondendo por 50% do PIB em 1970.


4. (Mackenzie)
Brasil ame-o ou deixe-o
Adesivos, slogans, intensa propaganda patriótica, uso de forte aparato repressor, arbítrio e milagre econômico marcaram durante o ciclo militar o governo de:
a) Castelo Branco.
b) João Batista Figueiredo.
c) Floriano Peixoto.
d) Ernesto Geisel.
e) Emílio Garrastazu Médici.


5. (UFPE/2009) No governo do general Garrastazu Médici, um dos representantes dos governos militares no Brasil do século XX, pode-se registrar:
a) uma maior abertura política, com surgimento de jornais oposicionistas e luta entre os partidos mais importantes.
b) uma campanha nacional em favor das eleições diretas e da reforma partidária, com grande ajuda dos sindicatos.
c) uma luta dos trabalhadores urbanos contra o governo, com a realização de greves de alcance nacional.
d) uma repressão marcante, com o uso de práticas de violência, acompanhadas de um atuante sistema publicitário.
e) uma mudança radical na vida econômica, com a valorização da indústria nacional e do liberalismo.


6. (UCS RS/2006) Todos juntos vamos, pra frente Brasil. Salve a seleção! Ao som desse “hino”, o Brasil festejou a conquista do Tri-Campeonato Mundial de 1970. Internamente, contudo, a situação política era de autoritarismo e repressão.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente esse período da história brasileira.
a) Momento em que a Campanha da Legalidade, liderada pelo Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, foi derrotada, e o Presidente da República, Jânio Quadros, foi deposto por um golpe militar.
b) Período de governo do General Emílio Médici que, apoiado no Ato Institucional nº 5, desencadeou a mais dura repressão política do período militar brasileiro.
c) Mandato do Presidente Costa e Silva que, pressionado pelas manifestações populares e estudantis, fechou o Congresso Nacional e proibiu o funcionamento dos partidos, sindicatos e associações.
d) Período de governo do General Ernesto Geisel, no qual o jornalista Wladimir Herzog, diretor da TV Cultura de São Paulo, foi torturado e morto nas dependências do II Exército.
e) Período de governo do General João Batista Figueiredo, no qual grupos pertencentes à direita radical promoveram atentados em várias localidades do País, sendo o mais conhecido o do dia 1º de maio, no Riocentro.


7. (CEFET PR/2008) O apogeu da ditadura militar deu-se no governo de Emílio Médici (1969-74). O governo tratou de promover uma imagem ufanista do país com um nacionalismo de fachada, ocultando a realidade social do país. A industrialização foi retomada, com ênfase nos bens duráveis. A paz social foi forjada por meio da repressão severa às greves, o salário estacionou e estimulou-se o consumo de bens sofisticados para as elites, mas as classes baixas permaneceriam excluídas dessas benesses.
Sobre esse período, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Nesse período é que se deu a maior parte dos desaparecimentos políticos e a tortura tornou-se prática comum dos DOI-CODIs, órgão governamental responsável para reprimir os dissidentes.
b) O fechamento dos canais de participação política levou a esquerda a optar pela luta armada e pela guerrilha urbana.
c) Foram levadas a cabo obras “faraônicas”, de necessidade duvidosa, tais como a Ponte Rio-Niterói, a Transamazônica, entre outras.
d) Ao final do governo Médici deu-se a crise do petróleo em 1973, que atingiu o país profundamente, uma vez que, nesse período, a maior parte do petróleo consumido no Brasil era importada.
e) Diante do fracasso do modelo nacional desenvolvimentista, conhecido como “milagre brasileiro”, ao final do governo Médici, a ditadura militar cedeu lugar a um presidente civil eleito.


8. (UFPE/2009) O general Garrastazu Médici foi presidente do Brasil, apoiado em um sistema de segurança que manteve, de forma violenta, a censura política contra os adversários. Na época de Médici, houve:
a) perdas econômicas marcantes, com a fuga constante de capitais para o exterior e com aumento da inflação.
b) planos sociais de modernização elaborados por Delfim Netto, com apoio geral da população.
c) exploração econômica de capitais estrangeiros, mas fracasso nas políticas de modernização. 
d) grandes greves no campo, em favor da reforma agrária, mesmo no enfrentamento da repressão.
e) manifestações de euforia incentivadas pela propaganda política oficial e a defesa da ideia do crescimento econômico.


9. (CEFET PR/2009) Durante a ditadura militar brasileira, quando o presidente Médici assumiu o governo, todos os órgãos que compunham o sistema repressivo do governo se encontravam em pleno funcionamento. De 1964 até 1968, o trabalho de repressão política ficou sob jurisdição civil, destacando-se neste período as atuações do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em cada estado, Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SESPs) e Departamento de Política Federal (DPF). Mas, a partir de 1969, entraram em funcionamento os aparatos militares, diante da ofensiva dos grupos armados de oposição ao regime, sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre a primeira coluna e a segunda.
1ª coluna
1) MR8
2) SISA
3) PC do B
4) OBAN
5) VPR
2ª coluna
(__) Sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick
(__) Carlos Lamarca
(__) Centros de Informações da Aeronáutica
(__) Órgão paramilitar clandestino
(__) Guerrilha do Araguaia
A sequência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3.
c) 1, 5, 2, 4 e 3.
d) 1, 5, 2, 3 e 4.
e) 4, 5, 2, 3 e 1.


10. (UESPI/2011) Os governos militares, pós-64, conseguiram impor um sistema atuante e inibidor de rebeldias contra os excessos de violência. Na época do general Médici, houve:
a) lutas democráticas importantes, com o fim da censura e a abertura do Congresso Nacional.
b) a exploração acentuada pelas propagandas oficiais de eventos sociais, como a vitória do Brasil na Copa do Mundo de futebol, em 1970.
c) o fim da censura aos jornais, mas a extinção de partidos socialistas ainda atuantes.
d) a reformulação da Constituição, garantindo o autoritarismo e a prevalência dos governos militares.
e) o início da formação de grupos ligados à luta contra a ditadura, com grandes passeatas em cidades do Sudeste.

GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários