Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO



1. (PUC RS/2000) Luís Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foram os candidatos mais votados nas eleições de 1994. Baseando sua campanha no êxito do Plano Real, Fernando Henrique venceu as eleições no primeiro turno, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 1995, para cumprir um mandato de quatro anos. Além da defesa do Real, o aspecto mais importante do programa de governo de Fernando Henrique Cardoso era uma série de reformas constitucionais, consideradas essenciais para modernizar o país e garantir a estabilidade econômica. As reformas constitucionais previam:
a) O fim do monopólio privado do petróleo, das telecomunicações e da energia elétrica.
b) O fim da estabilidade dos funcionários públicos.
c) O fim da redistribuição dos impostos entre União, Estados e Municípios.
d) Restrições à entrada de capital externo e permissão para que as instituições nacionais poderem atuar em igualdade de condições com as instituições internacionais.
e) A redução para 25 anos do tempo de serviço para fins de aposentadoria de professores e deputados.


2. (PUC RS/2001) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:
a) Adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
b) Redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) Política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
d) Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
e) Queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.


3. (PUC RS/2002) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 possibilitou a continuidade e o aprofundamento do modelo de desenvolvimento baseado no Plano Real, que fora lançado em julho daquele ano, sob a articulação do futuro presidente, à época Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Compõem esse modelo de desenvolvimento os itens a seguir, com EXCEÇÃO da:
a) Necessidade de aprofundar a internacionalização da economia brasileira.
b) Preservação da estabilidade da moeda.
c) Ampliação da atuação direta do Estado em setores estratégicos da economia.
d) Liberação dos mecanismos de mercado como forma de estímulo à competitividade.
e) Abertura ao capital estrangeiro como meio potencial de financiar o crescimento.


4. (UFF RJ/1999) Dentre os movimentos organizados de oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, um deles se destaca: o Movimento dos Sem Terra (MST). Com respeito ao assunto mencionado é correto afirmar:
a) O MST identifica-se com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na medida em que ambos criticam a atuação do Estado na gestão das questões sociais.
b) O Estatuto da Terra aprovado pela Constituição de 1988 é uma legislação agrária que expressa as reivindicações do MST.
c) A União Democrática Ruralista (UDR) é formada por representantes do MST no Congresso Nacional.
d) Uma das instituições mais críticas à atuação do MST é a Comissão Pastoral da Terra.
e) O INCRA é o Instituto responsável pela política de colonização e reforma agrária no Brasil e segue as deliberações do MST.


5. (UFF RJ/1999) Em julho de 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso. Assinale a opção que melhor define “privatização”:
a) Aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores.
b) Apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro.
c) Processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado - o mesmo que Estado-mínimo. 
d) Processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores.
e) Transferência do patrimônio público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros.


6. (UFJF MG/1998) O presidente Fernando Henrique Cardoso tem, por diversas vezes, vinculado a atual política de estabilização e o crescimento futuro do país à necessidade de se promover o desmonte da chamada "Era Vargas". Das propostas abaixo indique aquela que EXPRESSA a disposição do governo Fernando Henrique Cardoso de romper com o legado da Era Vargas:
a) Ampliação de formas de contratação que reduzam as obrigações trabalhistas do empregador e o fim da estabilidade para os servidores públicos.
b) Aumento das tarifas de importação para os artigos que têm produção nacional, visando incentivar o desenvolvimento da indústria brasileiras.
c) Aumento dos investimentos estatais na área de previdência social, para pôr fim aos planos de previdência privada.
d) Acentuação da presença do Estado em ramos industriais considerados estratégicos, como a exploração de petróleo, e a siderurgia.
e) Aumento do controle do Ministério do Trabalho sobre os sindicatos, de modo a torná-los uma importante base de sustentação do governo.


7. (PUC RS/2002) O segundo mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso foi marcado por uma política interna de ________, e uma política externa, no âmbito do continente americano, de ________.
a) Arrocho salarial – isolacionismo
b) Estabilidade monetária – fortalecimento do Mercosul
c) Controle do déficit público – implementação da ALCA
d) Juros baixos – protecionismo comercial
e) Investimento no setor público – incentivo à importação


8. (UEPB/1999) O Presidente Fernando Henrique Cardoso vem colocando em prática uma política de juros altos e de privatização das empresas estatais, que retira o Estado de setores, antes considerados estratégicos, para a soberania nacional. As privatizações atingem setores importantes como: Energia, Siderurgia, Comunicações, etc. Esta política é conhecida como:
a) Intervencionista
b) Militarista
c) Neoliberal
d) Nacionalista
e) Iluminista


9. (UEPB/2002) Analise as seguintes proposições sobre o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso:
I. Apesar de pertencer a um partido que se diz social democrata, o Presidente adota uma política econômica pautada pelo confronto com o grande capital. Sua política econômica vem deixando o país em condições cada vez mais confortáveis. O Produto Interno Bruto tem crescido a cada ano, e os números mostram um crescimento recorde da indústria no biênio em 2000/2001, mesmo com o racionamento de energia iniciado em junho deste ano.
II. Apesar dos escândalos envolvendo líderes do governo, compra de votos a favor da reeleição, grampos telefônicos, tráfico de influências e denúncias sobre o sistema de defesa da Amazônia, é inegável o caráter popular deste governo. Já os programas governamentais têm diminuído o desemprego, atacado o problema da falta de moradia da população de baixa renda nos grandes centros e resolvido os problemas de segurança, bem como a questão da violência no campo. 
III. O governo realizou um amplo programa de privatizações que incluiu estatais importantes como a Vale do Rio Doce, Light e Telebrás. Paralelo ao programa de privatizações, criou o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER) que tem servido de ajuda a bancos falidos como é o caso do Banco Econômico, Nacional, MARKA e Fonte Cindam.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões)
a) III
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e IIII


10. (UNIPAR PR/2002) Sobre a composição política que dá sustentação ao governo de Fernando Henrique Cardoso, podemos afirmar corretamente:
a) Existe o predomínio de setores da esquerda agrupados em torno do PMDB e PFL.
b) É um governo de tendência social-democrata com forte ênfase na intervenção do Estado na economia.
c) Sofre uma oposição cerrada da direita agrupada em torno de lideranças isoladas como Brizola e Lula.
d) Sofre uma influência muito forte de setores nacionalistas que se consideram herdeiros do trabalhismo de Vargas.
e) É uma composição de centro-direita voltada para um projeto de abertura da economia e inserção do país no mundo globalizado.


11. (UEPA/2002) Os ideólogos do liberalismo defendem a liberdade do mercado como fator de estabilização da economia através da livre concorrência, que leva ao progresso e ao bem estar social, cabendo ao Estado apenas garantir segurança e incentivo aos agentes econômicos, sem intervir na economia. Essa política tem se concretizado no Brasil através:
a) Das reformas modernizantes que Getúlio Vargas imprimiu ao parque industrial brasileiro com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional que garantiu infraestrutura aos grandes projetos.
b) Da política de estatização defendida por Collor de Melo que se manifestou no controle do Estado sobre os setores básicos da economia, como saúde, comunicação e moradia.
c) Da privatização de empresas estatais, notadamente no governo FHC, o que tem atraído multinacionais para operar no Brasil, sob os protestos dos setores nacionalistas e de esquerda, que questionam a globalização excludente no Brasil.
d) Da defesa da globalização da economia presente nos programas de governo das oposições e da Central Única dos Trabalhadores, considerando-a condição para extinguir a pobreza e a desigualdade social.
e) Da política inaugurada no governo de Fernando Henrique Cardoso em manter sob responsabilidade do Estado setores básicos da economia, o que tem impedido a venda de empresas que, embora deficitárias aos cofres do Estado, cumprem importante função social.


12. (ACAFE SC/1998) A estabilidade da economia brasileira na "Era do Real" tem suscitado defesas apaixonadas e críticas severas. Sobre este debate nacional é FALSO afirmar:
a) A inadimplência crescente é consequência, em grande parte, das altas taxas de juros, que arremessam o consumidor para financiamentos que muito não tem condição de honrar.
b) O desemprego tem sido apontado como o grande desafio do governo, que não consegue reverter a tendência de aumento desta taxa no país.
c) A economia brasileira está em ampla ascensão e, nos últimos 30 anos, jamais haviam sido registrados índices de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) semelhantes aos dos últimos 4 anos.
d) A constante queda nas atividades produtivas tem lançado grande parte da mão-de-obra no mercado informal e tornou o desemprego um pesadelo para boa parte dos que ainda mantém sua atividade normal. 
e) Os investimentos estrangeiros, uma das possíveis saídas para a crise e reaquecimento da economia, não tem vindo na quantia necessária para reerguer a economia do país.


13. (ACAFE SC/2000) Sobre o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, são FALSAS as questões da alternativa:
a) Privatização do Banco do Brasil e criação do Ministério da Defesa.
b) Criação da C.P.I. (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Judiciário, investigando possíveis fraudes na aplicação de recursos.
c) Renovação da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras).
d) Discussões entre o Governo Federal e alguns Estados acerca da dívida pública, destacando-se, na oposição, o governador de Minas Gerais.
e) Instabilidade do real com a crescente oscilação do câmbio em nosso país.


14. (PUC RS/2003) Tendo em vista as relações do Brasil com os blocos econômicos e organismos comerciais e financeiros do mundo contemporâneo, a política externa dos governos de Fernando Henrique Cardoso, em linhas gerais, caracterizou-se:
a) Pelo abandono da ALALC, em vista da participação ativa no NAFTA.
b) Pela oposição permanente à OMC, devido a pressões do FMI.
c) Pela participação nas negociações da ALCA, preservando a liderança no MERCOSUL.
d) Pela participação ativa nos foros da OCDE, buscando o fortalecimento da ALADI.
e) Pelo afastamento da OEA, ampliando a participação nos foros econômicos da ONU.


15. (UEPB/2003) Quais das medidas políticas e sociais NÃO podem ser atribuídas ao governo Fernando Henrique Cardoso?
a) Criação do Programa Comunidade Solidária.
b) Criação de um sistema de avaliação do ensino através do Exame Nacional de Cursos (ENC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
c) Extinção da lei Sarney de incentivo à cultura.
d) Indenização a familiares de mortos e desaparecidos políticos.
e) Criação do Programa de estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER).


16. (UEPB/2003) Analise as seguintes afirmativas sobre a economia nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso, colocando (V) nas alternativas Verdadeiras e (F) nas alternativas Falsas.
(__) Perdemos duas posições no ranking das economias mundiais passando de oitava para décima economia e perdemos a liderança na América Latina para o México.
(__) Em 2001, voltamos a ter um PIB em dólar menor do que o que tínhamos em 1994. E o PIB per capita desse ano, 2001, ficou menor que o de 1990.
(__) O número médio de desempregados nas 10 regiões metropolitanas, que era de 824 mil no segundo semestre de 1994, passou para 1,253 milhão no primeiro semestre de 2001.
(__) A grande vantagem do governo e do plano real foi ter controlado a dívida pública, que tem decrescido durante todo o seu governo.
a) FVVV
b) VVVV
c) FFFV
d) VVVF
e) FVFV


17. (UFMS/2007) Entre 1994 e 2002, Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil por dois mandatos. A respeito desse período, assinale a alternativa correta.
a) Caracterizou-se por ambiguidades na área social, pois ao mesmo tempo que foram registradas quedas nos índices de mortalidade infantil e de analfabetismo, também houve aumento nos índices de desemprego, de violência urbana e de concentração de renda. 
b) Caracterizou-se pelo acentuado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que, entre 1998 e 2002, atingiu a média de 12,5%ao ano.
c) Foi pautado por intensos investimentos em infraestrutura, especialmente em energia elétrica, resultantes da bem sucedida política de estatização das empresas do setor.
d) Foi marcado pela retomada do programa de estatização das empresas de telefonia e siderúrgicas, como a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional.
e) Foi marcado pela abertura da economia para o mercado internacional, o que favoreceu o fortalecimento e a competitividade das empresas brasileiras, trazendo como consequências imediatas o aumento do número de postos de trabalho.


18. (UNIRG TO/2012) Todas as alternativas apresentam características do segundo mandato do Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1999, EXCETO:
a) O desemprego aumentou e a violência urbana cresceu.
b) Em 2001, em virtude da falta de planejamento e de investimento no setor elétrico, o país enfrentou uma grave crise de abastecimento de energia, o que obrigou o governo a tomar medidas de racionamento na distribuição de eletricidade.
c) O governo implementou um programa de combate a aids e de tratamento aos pacientes soropositivos altamente eficaz, que se tornou referência em todo o mundo.
d) Foi aprovada em 2000 a Lei de Responsabilidade Fiscal, cujo objetivo é dar total autonomia do orçamento público sem limites de gastos aos prefeitos, governadores, e ao próprio presidente da República.


19. (IFSP/2015) Durante o governo FHC (1994-2002), além do estabelecimento do Plano Real, instaurado no final do governo Itamar Franco, foi iniciado um plano de transferência de renda, em 2001. Tal plano beneficiou mais de 5,5 milhões de famílias e serviu de base para que o governo seguinte, o do presidente Luís Inácio Lula da Silva, criasse o Bolsa Família. O programa criado por FHC foi denominado
a) Plano Cruzado.
b) Plano Verão.
c) Reforma de Base.
d) Bolsa Escola.
e) Leve Leite.


20. (IBMEC RJ/2012) Decisiva para a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 foi a execução do Plano Real, lançado em julho daquele ano, quando ele ocupava o posto de Ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco. Foram características do plano econômico que marcaram a entrada em circulação da nova moeda:
I. a ampliação da intervenção do Estado na economia.
II. o estímulo aos investimentos estrangeiros para acelerar o crescimento de nossa economia.
III. um amplo programa de privatizações que incluiu, dentre outras vendas, a da CSN, do sistema Telebrás e da Petrobras.
Assinale:
a) se apenas a afirmativa I for correta.
b) se apenas a afirmativa II for correta.
c) se apenas a afirmativa III for correta.
d) se as afirmativas I e II forem corretas.
e) se as afirmativas II e III forem corretas.


GABARITO





Postar um comentário

2 Comentários