Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O GOVERNO DE DEODORO DA FONSECA



1. (ACAFE SC) O primeiro governo republicano (1889-1894), em seu contexto histórico, foi marcado por importantes mudanças, sendo FALSO afirmar:
a) A Constituição de 1891 previu a transformação das províncias brasileiras em estados, assim como o direito de voto aos maiores de 21 anos.
b) A Constituição de 1891 instituiu o presidencialismo como sistema de governo.
c) A principal revolta deste período foi o Movimento Tenentista.
d) Um dos primeiros atos do governo provisório de Deodoro da Fonseca foi o de banimento da Família Imperial.
e) O governo republicano teve que enfrentar algumas revoltas sociais, dentre elas, a Revolução Federalista.


2. (UNIFOR CE) "A república só se consolidará entre nós, sobre alicerces seguros, quando suas funções se firmarem na democracia do trabalho industrial."  (Rui Barbosa)
As ideias do texto serviram de base para a elaboração de uma reforma financeira, durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca, que:
a) favoreceu especialmente a nascente burguesia brasileira e as camadas médias e populares urbanas.
b) resultou numa crise inflacionária e de especulação na Bolsa de Valores, conhecida como Encilhamento.
c) implantou medidas drásticas contra a especulação e proibiu a emissão de dinheiro por bancos particulares.
d) instituiu uma nova política protecionista alfandegária, isentando de pagamento de taxas as importações de máquinas e equipamentos.
e) colocou em prática uma política anti-inflacionária caracterizada pela retirada de circulação de grande quantidade de moedas, conhecida como Funding Loan.


3. (UFRN) O movimento militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 1889, proclamou a República no Brasil, implantando um modelo de governo que se declarava democrático. Décio Saes, ao estudar posteriormente esse movimento, afirma que a democracia nascente definia-se desde logo como uma democracia elitista e limitada, que correspondia a um refinamento da dominação de classe dos proprietários de terras no plano das instituições políticas, configurando um novo modelo de exclusão política.
SAES, Décio. Classe média e sistema político no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
Pode-se afirmar que a democracia da República Velha foi um novo modelo de exclusão política na medida em que, nesse período,
a) implantou-se o federalismo, em que cada estado-membro ganhava autonomia para eleger o governador do estado e os deputados, que deveriam ser grandes proprietários rurais.
b) adotou-se como sistema de governo o presidencialismo, em que o presidente da República deveria escolher seus ministros entre os grandes cafeicultores paulistas.
c) garantiu-se o direito de voto aos brasileiros do sexo masculino, maiores de 21 anos, excetuando analfabetos, mendigos, soldados e religiosos sujeitos à obediência eclesiástica.
d) proclamou-se a independência entre o Estado e a Igreja, pondo fim ao regime do padroado, vigente no Império, embora fosse vetado o acesso de protestantes aos cargos públicos.


4. (ESPCEX) Durante o Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, o então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, colocou em prática uma reforma financeira. Esta reforma
a) tinha por objetivo controlar a onda inflacionária e reduzir o processo especulativo na Bolsa de Valores.
b) resultou na amortização da dívida externa, bem como na suspensão do pagamento de seus juros por três anos. 
c) consistiu na elevação dos juros e da taxa cambial, levando ao crescimento da receita pública e diminuição do custo de vida.
d) tinha por finalidade favorecer a expansão industrial, por meio da ampliação de créditos ao setor.
e) visava fiscalizar a venda de ações, com a finalidade de impedir a propagação de empresas fantasmas.


5. (Mackenzie) "Não posso mais suportar este Congresso; é mister que ele desapareça para a felicidade do Brasil." (Deodoro da Fonseca)
A afirmação anterior, que antecedeu o golpe do Marechal Deodoro, ocorreu porque:
a) tanto quanto Fernando Henrique Cardoso, Deodoro não conseguia aprovar as reformas administrativa e da previdência.
b) o Congresso aprovara a Lei de Responsabilidade, que reduzia as atribuições do presidente, criticado pelo autoritarismo.
c) o governo de Deodoro, marcado por atitudes democráticas e lisura administrativa, gerava a oposição de grupos oligárquicos.
d) eleito pelo povo em pleito direto, Deodoro da Fonseca sofria forte oposição do Legislativo.
e) as bem-sucedidas reformas econômicas de seu governo provocaram a insatisfação de grupos atingidos em seus privilégios.


6. (UERJ) A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a ideias de industrialização, (...) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que incitou ainda mais a especulação (...).
(GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.)
O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) creditismo
b) federalismo
c) naturalização
d) encilhamento


7. (UFPA) Um dos acontecimentos que caracterizou o governo constitucional de marechal Deodoro da Fonseca foi o(a):
a) Revolta da Armada, na Baía de Guanabara.
b) Revolução Federalista, no Sul.
c) dissolução do Congresso, que ocasionou a prisão dos principais líderes oposicionistas.
d) assassinato do ministro da Guerra, marechal Bittencourt.
e) ruptura das relações diplomáticas com Portugal.


8. (UFTM MG) A República brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Marque o único item que não faz parte desse período.
a) Transformação das províncias em Estados.
b) Convocação de uma Assembleia Constituinte.
c) Criação da bandeira republicana.
d) Restrições à concessão da cidadania brasileira aos estrangeiros.
e) Administração pública estruturada em três pode­res: Legislativo, Executivo e Judiciário.



GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários