Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA PETROBRAS



1. (UNIRIO RJ/1996) A criação da Petrobras, empresa controlada pela União e administradora do monopólio do petróleo, foi representativa da política econômica adotada por Getúlio Vargas (1951-1954), que:
a) Atraiu capitais estrangeiros para acelerar o crescimento industrial.
b) Imprimiu ao país uma orientação nacionalista.
c) Priorizou o crédito ao setor agrícola através do BNDE.
d) Contou com amplo apoio do empresariado nacional e multinacional.
e) Sofreu severa oposição dos sindicatos contrários ao apoio dispensado ao empresariado.


2. (UFJF MG/2004) “Quis criar a liberdade nacional na potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás; mal esta começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente”
(VARGAS, Getúlio. Carta Testamento. In: D’ARAÚJO, Maria Celina (org). As instituições políticas brasileiras da Era Vargas. Rio de Janeiro: Ed. UERJ/Ed. FGV, 1999, p. 160.)
Sobre a Petrobras, é CORRETO afirmar que:
a) Foi instituída como empresa pública em 1953, embora não tenha sido definido o monopólio estatal da prospecção de petróleo.
b) Sua aprovação no Congresso foi precedida de ampla campanha de massas, envolvendo estudantes, militares, trabalhadores e setores do empresariado.
c) Pela primeira vez, é instalada uma empresa estatal e inaugura-se no Brasil uma política de desenvolvimento que vai caracterizar-se pela destacada participação do Estado.
d) Foi uma importante vitória política de Vargas, representando um momento significativo do nacionalismo da década de 1950, que tinha na UDN o seu principal suporte partidário.
e) Desde a sua instalação, o Brasil tornou-se autossuficiente na produção de petróleo e derivados.


3. (UFES/2001) DESASTRE NO PARANÁ: 4 MILHÕES DE LITROS DE ÓLEO NO AMBIENTE
"Até quando?
Petrobras - Acidentes acontecem, mas a paciência tem limite!"
("Superinteressante", nº 8, agosto, 2000, p. 26.)
O ESPÍRITO SANTO NA CORRIDA DO PETRÓLEO
"Os novos desafios estão lançados. Na corrida do petróleo a Petrobras procura definir sua linha de atuação no Estado."
("Talismã", edição 32, 2000, p. 11.)
As citações acima referem-se aos problemas que a Petrobras vem enfrentando e ao propósito de ampliar sua atuação no Espírito Santo. A Petrobras foi criada na década de 50, no seguinte contexto:
a) Estado Novo, decretado por Getúlio Vargas, com base no autoritarismo político e no nacionalismo econômico.
b) Governo de João Figueiredo, cuja política populista previa a prospecção petrolífera em várias partes do Brasil.
c) Presidência de Getúlio Vargas, eleito pelo voto no seu segundo governo, com grande apelo nacionalista.
d) Governo de Juscelino Kubitschek, marcado pelo antinacionalismo e voltado para os interesses norte-americanos no setor automobilístico.
e) Governo provisório de Getúlio Vargas, numa situação de colaboração ao esforço de guerra imposto pelos ingleses e americanos.


4. (UFC CE/2000) Assinale a alternativa que expressa corretamente o contexto de criação da Petrobras.
a) Após uma campanha popular de caráter nacionalista, a empresa estatal de petróleo foi criada pelo governo como a solução para o problema da industrialização do país.
b) A criação da Petrobras foi resultado do acordo político entre Getúlio Vargas e os comunistas, que pretendiam iniciar um amplo processo de estatização da economia.
c) No contexto de crise do governo de Getúlio Vargas, a criação da empresa de petróleo foi uma vitória das oposições lideradas por Carlos Lacerda e Francisco Campos.
d) A criação da Petrobras foi mais um empreendimento nacionalista do Estado Novo, assim como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
e) As empresas internacionais de petróleo pressionaram o governo brasileiro para que se criasse no Brasil um monopólio estatal que garantisse a perfuração de novos poços.


5. (EFOA MG/2006) A criação da Petrobras e o monopólio estatal da exploração do petróleo no território brasileiro decorreram de ampla mobilização nacionalista na chamada “Campanha do Petróleo”. Tal campanha ocorreu durante:
a) Governo João Goulart.
b) Governo JK.
c) Regime Militar.
d) Segundo Governo Vargas.
e) Estado Novo.


6. (UFMG/2007) O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953.
É CORRETO afirmar que essa Lei
a) deu origem à campanha “O petróleo é nosso”, o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
b) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a Lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
c) motivou a crítica, por parte do escritor paulista Monteiro Lobato, à criação da empresa estatal de petróleo.
d) teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.


7. (UFAM/2007) A recente campanha de nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia, pondo em cheque a atuação da Petrobras naquele país, remete para similar atitude adotada no passado pelo governo brasileiro. A esse respeito, pode-se afirmar que:
a) Embora de grande penetração popular, a campanha de nacionalização do petróleo brasileiro fracassou pela forte pressão internacional, liderada pelos Estados Unidos.
b) Iniciada por Getúlio Vargas em 1945, a campanha pela nacionalização do petróleo ganhou amplo apoio popular e culminou, já no governo de Dutra, com a expulsão de empresas estrangeiras que exploravam petróleo no país.
c) A decisão do governo Vargas de nacionalizar o petróleo e o gás natural foi motivada pelos efeitos devastadores da Segunda Guerra Mundial e a eminente extinção das reservas internacionais do produto.
d) Embora nacionalizando a exploração de petróleo, os governos de Vargas e Dutra, não chegaram a proibir a atuação de empresas estrangeiras ligadas à comercialização do produto.
e) Com o slogan “o petróleo é nosso!”, Getúlio Vargas estabelece em 1953 o monopólio estatal sobre a exploração de petróleo no Brasil e cria uma empresa estatal – a Petrobras – para a sua exploração.


8. (URCA CE/2007) Sobre o contexto da criação da Petrobras assinale a alternativa correta:
a) A Estatal é criada após intensa campanha popular, onde é estabelecido o monopólio da exploração de petróleo.
b) A criação da Petrobras foi realizada através de diversos acordos secretos que objetivavam a viabilidade do investimento. Essa ação do governo Vargas não recebeu apoio dos trabalhadores, que passaram a pressionar através dos sindicatos.
c) O governo de Getúlio Vargas efetivou a empresa de petróleo através do apoio liderado por políticos como Carlos Lacerda e Francisco Campos.
d) A criação da Petrobras se constituiu num empreendimento nacionalista do Estado Novo, a exemplo da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em Volta Redonda – RJ.
e) A criação da Petrobras recebeu amplo e irrestrito apoio das empresas internacionais de petróleo interessadas para que o governo brasileiro criasse um monopólio estatal que garantisse a perfuração de novos poços.


9. (UFTM MG/2009) Com as recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal, reacendeu-se a discussão sobre como será administrada essa nova riqueza. Na década de 1950, a criação da Petrobras
a) derivou de uma imposição do presidente Getúlio Vargas, na época do Estado Novo, com base no intervencionismo estatal.
b) encontrou forte resistência no Congresso, dominado pelo PTB, mas foi respaldada pela UDN, que convenceu os parlamentares.
c) concretizou os interesses de grupos denominados entreguistas, que pretendiam instituir o monopólio estatal a exemplo dos EUA.
d) esteve ligada a uma campanha nacionalista que mobilizou setores da sociedade e culminou na sua aprovação pelo Congresso.
e) baseou-se no modelo desenvolvimentista, no qual prevalecia o princípio de que riquezas do subsolo eram propriedade do governo.


10. (UFTM MG/2010) Acerca da Petrobras, é correto afirmar que
a) essa empresa estatal, que passaria a ter o monopólio da prospecção e refino de petróleo, foi criada em 1953, no governo de Getúlio Vargas, e integrou o seu projeto nacionalista.
b) foi criada em 1939, a partir de um decreto do ditador Getúlio Vargas, em pleno Estado Novo, e detinha o monopólio da distribuição dos derivados do petróleo e devia estimular a produção petrolífera.
c) a sua criação, em 1954, foi dificultada pela forte oposição do PSD e dos militares ligados à Escola Superior de Guerra, que consideravam que essa prática nacionalista abria caminho para o comunismo.
d) o presidente Getúlio Vargas conseguiu capitais norte-americanos para a criação da estatal do petróleo, no contexto da Guerra Fria, em 1951, após a sua ameaça de recorrer ao auxílio da União Soviética.
e) a sistemática oposição do PSD à criação de uma estatal ligada à exploração do petróleo só foi desmontada pela aliança política entre a ala nacionalista da UDN e os grupos mais moderados do PTB.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários