1. (IBFC 2021) O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi o
de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno
Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento
(PNUD, 2019). Entre os componentes abaixo, identifique o utilizado no cálculo
do IDH, de forma incorreta.
A) Esperança de
vida ao nascer
B) Anos de
escolaridade esperados
C) Índice de degradação ambiental
D) Rendimento
Nacional Bruto (RNB) per capita
2. (Quadrix 2021) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criou um
mecanismo para avaliar as variações do padrão de vida das diferentes populações
do mundo. Trata-se do
A) Produto
Interno Bruto (PIB).
B) Produto
Nacional Bruto (PNB).
C) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
D) Índice de
Fecundidade (IF).
E) Crescimento
da População Mundial (CPM).
3. (VUNESP 2018) O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano do Município) é um número que
varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de
uma unidade federativa, município ou região metropolitana. Observe a evolução
do IDHM de São Paulo na tabela a seguir.
1991 0,626 2000 0,733 2010 0,805
(www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/idhm)
Em 2010, o IDHM paulistano estava na faixa de
Desenvolvimento Humano Muito Alto e era composto de
A) saneamento,
renda e mobilidade.
B) educação,
emprego e equipamentos urbanos.
C) renda, longevidade e educação.
D) longevidade,
fertilidade e emprego.
E) equipamentos
urbanos, educação e segurança.
4. (EDUCA 2019) IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante
concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de
vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Para ajudar a classificar
os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em
desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos
(desenvolvimento humano baixo).
Segundo as Categorias do índice de IDH, o
Município de Várzea está na seguinte classificação:
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Muito Alto –
de 0,800 a 1000.
B) Alto – de 0,700 a 0,799.
C) Médio – de
0,600 a 0,699.
D) Baixo – de
0,500 a 0,599.
E) Muito Baixo –
de 0,000 a 0,499.
5. (CONSULPAM 2018) Sabendo que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serve de
comparação entre os países, para medir a qualidade de vida e o grau de
desenvolvimento econômico sendo elaborado anualmente o relatório de IDH pela
ONU, assinale abaixo a opção CORRETA sobre este importante indicador social:
A) Em seu
cálculo, considera-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto)
per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população.
B) O cálculo
pode ser variado de zero a cem onde cem significa os melhores índices de condições
de vida.
C) Um sistema de
cálculos complexos que levam em consideração a quantidade de ações sociais
desenvolvidas em países subdesenvolvidos.
D) Por ser
elaborado pela ONU, o relatório se limita a estudar números de entidades
abastecidas por eles, ou seja, números colhidos e enviados diretamente para a
ONU.
6. (FGV 2022) Diversos estudos têm demonstrado a importância de se analisar as
desigualdades regionais brasileiras, considerando longas séries temporais.
A partir da organização dos dados do Produto
Interno Bruto (PIB) municipal per capita para o período entre 1920 e 2016, foi
estimada a dinâmica da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil, pelo
cálculo do coeficiente de Gini.
Sobre a trajetória de crescimento da
desigualdade intermunicipal no período de 1920 e 2016, analise as afirmativas a
seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Nas décadas de 1940 e 1960 observa-se um
aumento na desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.
( ) Entre 1970 e 1980 observa-se uma redução
da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.
( ) Em 2016 observa-se um retorno da
desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil ao valor alcançado em 1970.
As afirmativas são, na ordem apresentada,
respectivamente,
A) F, V e F.
B) V, V e V.
C) V, F e F.
D) V, V e F.
E) F, F e V.
7. (CESPE / CEBRASPE 2021) A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da
população. As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o
Nordeste, que apresentam os piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do
país. Com relação a desigualdade e distribuição de renda, assinale a opção
correta.
A) O Estado
brasileiro exerce uma função alocativa ao adotar programas de transferência de
renda, como Programa Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola.
B) O Programa
Mais Médicos (PMM) tem como função principal contribuir para que o governo
cumpra a função econômica distributiva.
C) No período de
2012 a 2019, o grupo mais atingido pela desigualdade de renda foi o das pessoas
idosas.
D) A
desigualdade de renda do trabalho no Brasil caiu no período de 2015 a 2019.
E) Uma
alocação de recursos de um programa social que atinja o ótimo de Pareto ao ser
ampliado piorará a utilidade de outros agentes econômicos.
8. (VUNESP 2016) O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o
objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas
públicas voltadas para o ser humano.
Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa
usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em
desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida
que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região.
Pode-se afirmar que o IDH
A) é variável
numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco).
B) baseia-se no
salário médio da população e em seu grau de escolaridade.
C) corresponde
ao produto interno bruto per capita.
D) utiliza-se
de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.
E) é calculado
com base na taxa de mortalidade infantil.
9. (CESGRANRIO 2012) O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se
determinados indicadores sociais melhorarem.
Dentre esses indicadores que influenciam
diretamente o IDH, figura a(o)
A) expectativa de vida ao nascer
B) curva de
Lorenz
C) taxa de
desemprego
D) grau de urbanização da população
E) tamanho da
força de trabalho
10. (FCC 2014) O indicador que NÃO faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) é:
A) a expectativa
de vida ao nascer.
B) a
escolaridade da população adulta.
C) o fluxo
escolar da população jovem.
D) a renda per
capita.
E) a
abrangência dos serviços de saneamento básico.
11. (CESGRANRIO 2011) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país é obtido através da
média aritmética de três índices, cada um deles permitindo classificar o país
em uma escala de 0 a 1.
Os três índices classificam o país em termos
do(a)
A) número de
óbitos por 1.000 habitantes, do percentual de pessoas abaixo da linha de
pobreza e da participação infantil na força de trabalho.
B) mortalidade
infantil, da participação feminina na força de trabalho e do coeficiente de
Gini.
C) mortalidade
infantil, do tempo de escolaridade e do Produto Interno Bruto.
D) expectativa
de vida ao nascer, do percentual de população urbana e do nível de instrução.
E) expectativa
de vida ao nascer, do tempo de escolaridade e da renda per capita.
12. (ESAF 2009) Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito
diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses
indicadores, não se pode dizer que:
A) o Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de zero a um, sendo que
quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.
B) o Índice de
Gini ou coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade utilizada para
calcular a desigualdade na distribuição de renda entre os indivíduos de uma
economia.
C) o IDH é um
índice resultante da média aritmética de três indicadores: um indicador de
renda, um indicador de saúde e um indicador de educação.
D) o Índice
de Gini mostra que quanto mais próximo da unidade, menor será a concentração de
renda do país.
E) o IDH é um
índice criado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de buscar uma
medida que retrate o desenvolvimento social dos países.
QUESTÕES
1: C
2: C
3: C
4: B
5: A
6: D
7: E
8: D
9: A
10: E
11: E
12: D
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