1. (IBFC 2021) O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento (PNUD, 2019). Entre os componentes abaixo, identifique o utilizado no cálculo do IDH, de forma incorreta.

A) Esperança de vida ao nascer

B) Anos de escolaridade esperados

C) Índice de degradação ambiental

D) Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita

 

2. (Quadrix 2021) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criou um mecanismo para avaliar as variações do padrão de vida das diferentes populações do mundo. Trata-se do

A) Produto Interno Bruto (PIB).

B) Produto Nacional Bruto (PNB).

C) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

D) Índice de Fecundidade (IF).

E) Crescimento da População Mundial (CPM).

 

3. (VUNESP 2018) O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano do Município) é um número que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de uma unidade federativa, município ou região metropolitana. Observe a evolução do IDHM de São Paulo na tabela a seguir.

1991 0,626 2000 0,733 2010 0,805

(www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/idhm)

Em 2010, o IDHM paulistano estava na faixa de Desenvolvimento Humano Muito Alto e era composto de

A) saneamento, renda e mobilidade.

B) educação, emprego e equipamentos urbanos.

C) renda, longevidade e educação.

D) longevidade, fertilidade e emprego.

E) equipamentos urbanos, educação e segurança.

 

4. (EDUCA 2019) IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

Segundo as Categorias do índice de IDH, o Município de Várzea está na seguinte classificação:

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Muito Alto – de 0,800 a 1000.

B) Alto – de 0,700 a 0,799.

C) Médio – de 0,600 a 0,699.

D) Baixo – de 0,500 a 0,599.

E) Muito Baixo – de 0,000 a 0,499.

 

5. (CONSULPAM 2018) Sabendo que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serve de comparação entre os países, para medir a qualidade de vida e o grau de desenvolvimento econômico sendo elaborado anualmente o relatório de IDH pela ONU, assinale abaixo a opção CORRETA sobre este importante indicador social:

A) Em seu cálculo, considera-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população.

B) O cálculo pode ser variado de zero a cem onde cem significa os melhores índices de condições de vida.

C) Um sistema de cálculos complexos que levam em consideração a quantidade de ações sociais desenvolvidas em países subdesenvolvidos.

D) Por ser elaborado pela ONU, o relatório se limita a estudar números de entidades abastecidas por eles, ou seja, números colhidos e enviados diretamente para a ONU.

 

6. (FGV 2022) Diversos estudos têm demonstrado a importância de se analisar as desigualdades regionais brasileiras, considerando longas séries temporais.

A partir da organização dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) municipal per capita para o período entre 1920 e 2016, foi estimada a dinâmica da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil, pelo cálculo do coeficiente de Gini.

Sobre a trajetória de crescimento da desigualdade intermunicipal no período de 1920 e 2016, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nas décadas de 1940 e 1960 observa-se um aumento na desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.

( ) Entre 1970 e 1980 observa-se uma redução da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil.

( ) Em 2016 observa-se um retorno da desigualdade da riqueza intermunicipal no Brasil ao valor alcançado em 1970.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

A) F, V e F.

B) V, V e V.

C) V, F e F.

D) V, V e F.

E) F, F e V.

 

7. (CESPE / CEBRASPE 2021) A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste, que apresentam os piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Com relação a desigualdade e distribuição de renda, assinale a opção correta.

A) O Estado brasileiro exerce uma função alocativa ao adotar programas de transferência de renda, como Programa Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola.

B) O Programa Mais Médicos (PMM) tem como função principal contribuir para que o governo cumpra a função econômica distributiva.

C) No período de 2012 a 2019, o grupo mais atingido pela desigualdade de renda foi o das pessoas idosas.

D) A desigualdade de renda do trabalho no Brasil caiu no período de 2015 a 2019.

E) Uma alocação de recursos de um programa social que atinja o ótimo de Pareto ao ser ampliado piorará a utilidade de outros agentes econômicos.

 

8. (VUNESP 2016) O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano.

Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região. Pode-se afirmar que o IDH

A) é variável numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco).

B) baseia-se no salário médio da população e em seu grau de escolaridade.

C) corresponde ao produto interno bruto per capita.

D) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.

E) é calculado com base na taxa de mortalidade infantil.

 

9. (CESGRANRIO 2012) O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem.

Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o)

A) expectativa de vida ao nascer

B) curva de Lorenz

C) taxa de desemprego

D) grau de urbanização da população

E) tamanho da força de trabalho

 

10. (FCC 2014) O indicador que NÃO faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é:

A) a expectativa de vida ao nascer.

B) a escolaridade da população adulta.

C) o fluxo escolar da população jovem.

D) a renda per capita.

E) a abrangência dos serviços de saneamento básico.

 

11. (CESGRANRIO 2011) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país é obtido através da média aritmética de três índices, cada um deles permitindo classificar o país em uma escala de 0 a 1.

Os três índices classificam o país em termos do(a)

A) número de óbitos por 1.000 habitantes, do percentual de pessoas abaixo da linha de pobreza e da participação infantil na força de trabalho.

B) mortalidade infantil, da participação feminina na força de trabalho e do coeficiente de Gini.

C) mortalidade infantil, do tempo de escolaridade e do Produto Interno Bruto.

D) expectativa de vida ao nascer, do percentual de população urbana e do nível de instrução.

E) expectativa de vida ao nascer, do tempo de escolaridade e da renda per capita.

 

12. (ESAF 2009) Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses indicadores, não se pode dizer que:

A) o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.

B) o Índice de Gini ou coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade utilizada para calcular a desigualdade na distribuição de renda entre os indivíduos de uma economia.

C) o IDH é um índice resultante da média aritmética de três indicadores: um indicador de renda, um indicador de saúde e um indicador de educação.

D) o Índice de Gini mostra que quanto mais próximo da unidade, menor será a concentração de renda do país.

E) o IDH é um índice criado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de buscar uma medida que retrate o desenvolvimento social dos países.


QUESTÕES

1: C

2: C

3: C

4: B

5: A

6: D

7: E

8: D

9: A

10: E

11: E

12: D