AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação das
habilidades
Verifique se a turma atingiu
os objetivos de aprendizagem e as habilidades estabelecidos para esta sequência
didática. No caso de não atendimento desses quesitos, cabe planejar medidas de
apoio aos estudantes nessa condição, como rever textos e mapas ou realizar
atividades suplementares. Eles poderão, por exemplo, relacionar as mudanças das
paisagens das fotos apresentadas na sequência didática ao trabalho humano
realizado.
1) Qual a relação entre trabalho, paisagem,
indústria e agropecuária. Como você percebe essa relação no seu dia a dia.
2) Por que é cada vez
mais comum lermos em etiquetas de roupas, brinquedos ou outros produtos, a
expressão “made in China”, embora muitas empresas não sejam chinesas?
- A avaliação dos estudantes deve ser realizada
de modo contínuo, em todas as aulas, observando, o professor, os desempenhos
individuais e em grupos, atento aos modos de participação e desenvolvimento da
postura do estudante.
- É possível optar por elaborar, ao longo das
aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática,
pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em um primeiro momento,
esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do professor, para
posteriormente os estudantes o produzirem sozinhos.
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes,
preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O
professor pode optar por dois caminhos: cada estudante respondendo
individualmente para depois compartilharem; todos os estudantes sentados em
semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e depois
disso cada estudante assinala. É importante que o estudante tenha clareza sobre
o que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreender
que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
- Trazer
embalagens, etiquetas e códigos de barras de produtos que habitualmente
consome.
- Tabular os dados em dupla.
- Tabular os dados em grupo.
- Relacionar produtos e paisagens a partir das
fotografias.
- Descrever o trabalho humano nas paisagens a
partir das fotografias.
- Produzir imagem que expresse paisagens
contemporâneas trabalhadas pelos humanos.
- Contribuir com a boa organização da sala e
dos trabalhos.
- Escutar os colegas com atenção e respeito.
- Falar de modo claro e respeitoso, a partir de
um pensamento previamente organizado.
0 Comentários