Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÕES SOBRE PAISAGENS E CONSUMO

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação das habilidades
Verifique se a turma atingiu os objetivos de aprendizagem e as habilidades estabelecidos para esta sequência didática. No caso de não atendimento desses quesitos, cabe planejar medidas de apoio aos estudantes nessa condição, como rever textos e mapas ou realizar atividades suplementares. Eles poderão, por exemplo, relacionar as mudanças das paisagens das fotos apresentadas na sequência didática ao trabalho humano realizado.
 
Questões para avaliação:
1) Qual a relação entre trabalho, paisagem, indústria e agropecuária. Como você percebe essa relação no seu dia a dia.
Espera-se que os estudantes percebam que todas as atividades humanas implicam na mudança e transformação da paisagem. Além disso, quanto maior o grau de industrialização e urbanização das sociedades e lugares, maior o grau de alteração da paisagem. No dia a dia dos estudantes é importante observar que todos os produtos que consumimos têm origens animais e vegetais ou foram matéria-prima transformada em um processo industrial.
2) Por que é cada vez mais comum lermos em etiquetas de roupas, brinquedos ou outros produtos, a expressão “made in China”, embora muitas empresas não sejam chinesas?
Embora não seja o objetivo, aqui, discutir a Divisão Territorial do Trabalho, espera-se que os estudantes compreendam essa dinâmica de a China concentrar boa parte da produção e da distribuição de produtos industrializados, alterando os modos como os produtos são feitos e distribuídos mundo afora, aumentando, nesse sentido, a importância dos portos marítimos e de outras redes de transporte.
 
Avaliação geral
- A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando, o professor, os desempenhos individuais e em grupos, atento aos modos de participação e desenvolvimento da postura do estudante.
- É possível optar por elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática, pedindo aos estudantes que utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do professor, para posteriormente os estudantes o produzirem sozinhos.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois caminhos: cada estudante respondendo individualmente para depois compartilharem; todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante que o estudante tenha clareza sobre o que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
- Trazer embalagens, etiquetas e códigos de barras de produtos que habitualmente consome.
- Tabular os dados em dupla.
- Tabular os dados em grupo.
- Relacionar produtos e paisagens a partir das fotografias.
- Descrever o trabalho humano nas paisagens a partir das fotografias.
- Produzir imagem que expresse paisagens contemporâneas trabalhadas pelos humanos.
- Contribuir com a boa organização da sala e dos trabalhos.
- Escutar os colegas com atenção e respeito.
- Falar de modo claro e respeitoso, a partir de um pensamento previamente organizado.

Postar um comentário

0 Comentários