AVALIAÇÃO
FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A avaliação dos
estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o
desempenho individual e em grupo, atento aos modos de participação e
desenvolvimento da postura de cada estudante. O professor pode elaborar, ao
longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência
didática, pedindo que os estudantes utilizem os dicionários. Em um primeiro
momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do
professor.
1) Quais os principais
fatores que explicam as diferenças climáticas entre as regiões Norte,
Centro-Oeste e Sul do país?
2) Pesquise sobre
hidrovias e ferrovias nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país, escolha
uma hidrovia e uma ferrovia e pesquise: Qual caminho percorre? O que
transporta? Quando foi criada?
Sugestão de itens a
serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades
corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois caminhos:
cada estudante respondendo individualmente para que, depois, todos compartilhem;
todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item,
ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante que
o estudante tenha clareza no que era esperado em cada atividade/situação
didática, assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões
atitudinais também.
- Registrar o processo
de pesquisa no próprio caderno.
- Depois do esboço,
produzir a versão final com letra legível e informações bem organizadas.
- Apresentar a pesquisa
realizada.
- Utilizar
adequadamente o Atlas.
- Compreender a
nomenclatura das rodovias federais.
- Contribuir para bom
andamento do trabalho em dupla.
- Escutar atentamente
os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.
0 Comentários