Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE RODOVIAS FEDERAIS E PAISAGENS

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em grupo, atento aos modos de participação e desenvolvimento da postura de cada estudante. O professor pode elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática, pedindo que os estudantes utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob orientação do professor.
1) Quais os principais fatores que explicam as diferenças climáticas entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país?
Professor, a ideia aqui é reforçar a questão da latitude, da maritimidade e continentalidade e das massas de ar.
2) Pesquise sobre hidrovias e ferrovias nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país, escolha uma hidrovia e uma ferrovia e pesquise: Qual caminho percorre? O que transporta? Quando foi criada?
Professor, a ideia aqui é estimular um debate sobre outros meios de transporte em nível regional e nacional.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. O professor pode optar por dois caminhos: cada estudante respondendo individualmente para que, depois, todos compartilhem; todos os estudantes sentados em semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e depois disso cada estudante assinala. É importante que o estudante tenha clareza no que era esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreender que esta autoavaliação refere-se a questões atitudinais também.
- Registrar o processo de pesquisa no próprio caderno.
- Depois do esboço, produzir a versão final com letra legível e informações bem organizadas.
- Apresentar a pesquisa realizada.
- Utilizar adequadamente o Atlas.
- Compreender a nomenclatura das rodovias federais.
- Contribuir para bom andamento do trabalho em dupla.
- Escutar atentamente os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.

Postar um comentário

0 Comentários