Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE PECUÁRIA

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação geral
 
Avaliação das habilidades
Questões para avaliação:
- Verifique se a turma atendeu os objetivos de aprendizagem e habilidades estabelecidos para esta sequência didática. No caso de não atendimento desses quesitos, cabe planejar medidas de apoio aos estudantes nessa condição, como rever textos e mapas ou realizar atividades suplementares. Eles poderão, por exemplo, ler e interpretar novamente mapas com a distribuição territorial da criação de gado bovino e observar tabelas com os maiores estados produtores.
 
Avaliação geral das atividades
- Avaliar a participação de cada estudante nos trabalhos individuais e coletivos e sua cooperação e contribuições nas discussões coletivas sobre o tema.
- Registrar a entrega de resultados das entrevistas no prazo estabelecido.
- Avaliar a clareza e organização da exposição oral dos resultados das entrevistas.
- Observar a compreensão dos estudantes quanto a noções relativas à pecuária, produção, exportação e ao consumo de carne bovina, hábitos alimentares e outros.
- Verificar se os estudantes relacionam corretamente a produção da pecuária nacional e a transformação de paisagens.
- Avaliar a leitura e interpretação de mapas e textos pelos estudantes, duplas e grupos.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Aproveite o bloco final de aulas para que os estudantes façam uma avaliação geral da atividade, indicando o que puderam aprender e como puderam alcançar objetivos e habilidades previstos. Entre os pontos a considerar, estão:
- Participação e colaboração de cada um nas tarefas individuais e coletivas.
- Entrega de produtos nos prazos estabelecidos.
- Colaboração e participação nos debates, ouvindo colegas e esperando a vez para falar.
- Domínio de noções e processo sobre produção e consumo de carne bovina, mudanças nas paisagens rurais, exportação do produto pelo Brasil e aspectos relativos a hábitos alimentares do brasileiro.
Você pode apresentar questões para o estudante realizar a autoavaliação, tais como:
1) Estudamos aqui que a criação de gado em extensas pastagens provoca erosão, às vezes gerando grandes valas chamadas de voçorocas. Quais fatores contribuem para acelerar a erosão nestas áreas?
Espera-se que o estudante afirme que a retirada de coberturas vegetais expõe os solos à ação da água das chuvas. Além disso, o pisoteio do gado e a compactação do solo podem dificultar a infiltração de água; assim, tende a ocorrer maior escoamento superficial das águas pluviais, ampliando a erosão e até gerando voçorocas.
2) Vimos que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina. Além disso, é o segundo maior produtor de carne de frango e o quarto maior na produção suína. Faça uma pesquisa e responda: Quais estados brasileiros lideram a produção desses dois últimos? Que elementos na paisagem mostram essa produção?
Após pesquisa, espera-se que os estudantes indiquem que, na produção de aves, o Paraná está na liderança, seguido por Santa Catarina. Na produção de carne suína, a posição se inverte, com a produção catarinense em primeiro lugar. Granjas com galpões para criação de aves e frigoríficos especializados no processamento da carne suína estão entre os elementos das paisagens rurais nos casos citados.

Postar um comentário

0 Comentários