Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE OS HOMENS E CARANGUEIJOS

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação geral
·   A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em grupos, os modos de participação e desenvolvimento da postura de cada estudante.
·   Solicite aos estudantes que elaborem, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática e que utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob sua orientação.
·   Solicite a resolução das seguintes questões para avaliar o acompanhamento dos estudantes:
 
1) Leia o texto com atenção para responder à questão:
"Se a terra foi feita p'rô homem, com tudo para bem servi-lo, também o mangue foi feito especialmente p'rô caranguejo. Tudo aí, é, foi ou está para ser caranguejo, inclusive a lama e o homem que vive nela".
Destaque as etapas fundamentais do "ciclo do caranguejo" descrito por Josué de Castro e identifique causas e consequências para os homens-caranguejos que vivem tal ciclo.
Detalhar em etapas o que o autor descreveu, além de identificar como causas a estrutura fundiária brasileira, a concentração da riqueza, a desigual distribuição da renda, a longa e mal resolvida questão da escravidão. Como consequências para os homens-caranguejos, identificar a situação de exclusão social, problemas de saúde relacionados à ausência de saneamento básico e de boa alimentação.
 
2) Com base no conto "O ciclo do caranguejo", produza uma história em quadrinhos com os principais conceitos trabalhados, assim como com as principais partes do referido ciclo.
Destinar um tempo adequado para a produção de rascunhos e esboços. Pode-se pensar em um mínimo e um máximo de quadrinhos, se precisarão ter legendas ou falas. A ideia central é trabalhar outros modos de expressar o conhecimento trabalhado em sala de aula, buscando desenvolver outras linguagens e habilidades.
 
AUTOAVALIAÇÃO
·   Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. É possível optar por dois caminhos: cada estudante responde individualmente e depois compartilha com os colegas; todos os estudantes se sentam em semicírculo, o professor comenta cada item, ouve alguns estudantes e, depois disso, cada estudante assinala as respostas. É importante que o estudante tenha clareza do que era esperado em cada atividade ou situação de aprendizagem e que compreenda que a autoavaliação se refere também a questões atitudinais.
·   Itens a serem avaliados:
- Compreender o texto "O ciclo do caranguejo".
- A partir de depoimentos de Josué de Castro, compreender como a experiência geográfica afetou seu interesse e curiosidade pela questão da fome.
- Compreender o Manifesto Mangue como luta por melhores condições e qualidade de vida.
- Relacionar o Manifesto Mangue com a obra de Josué de Castro.
- Identificar como a literatura aborda questões geográficas.
- Contribuir para o bom andamento do trabalho em trios.
- Escutar atentamente os colegas e falar com base em um pensamento organizado.

Postar um comentário

0 Comentários