AVALIAÇÃO
FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação geral
- Verifique se o estudante atingiu os objetivos
e habilidades previstos. Para isso, você pode criar registros com os itens de
avaliação e atribuir menções, como suficiente, insuficiente ou plenamente
insuficiente.
- Caso isso não tenha ocorrido, programe
atividades extras como pesquisar e coletar novas imagens de trabalho no campo
para observações. Ou, ainda, elaborar dissertação individual a partir dos
relatórios produzidos ao longo da sequência didática.
- Registrar entrega de relatórios nos prazos
estabelecidos. Verificar acréscimos feitos em relação a etapas anteriores.
- Avaliar a intervenção oral nos debates
coletivos e a cooperação de indivíduos e grupos nas tarefas.
- Avaliar compreensão, no nível proposto, de
objetivos da produção, posse ou propriedade da terra, presença de trabalho
assalariado ou familiar, uso de tecnologias.
- Verificar estabelecimento de conexões entre
trabalho/atividades econômicas e as transformações nas paisagens rurais.
- Observar e registrar a participação
individual na organização e apresentação da pesquisa em grupos e os resultados
desse trabalho.
- Examinar e avaliar relações entre situações
mais gerais do país e o que ocorre no município, tanto nas relações de trabalho
como nas relações espaciais derivadas das atividades do campo.
- Você pode propor questões para que o
estudante realize uma autoavaliação:
a) Qual é a diferença
entre os dois tipos de trabalho realizados no campo?
b) Os dois tipos de
trabalho estão associados a mudanças nas paisagens do campo? Explique sua
resposta.
Tanto num caso como no outro é possível e desejável manter os ambientes
sem grandes alterações, com vegetação, solos ou cursos de rios em bom estado de
conservação.
- Proponha a cada estudante que faça por
escrito uma avaliação geral do trabalho.
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