Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE FUSOS HORÁRIOS

 

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
 
Avaliação da habilidade
Questão para avaliação:
Observar atendimento dos objetivos de aprendizagem e habilidades previamente estabelecidos. Indicar medidas para auxiliar estudantes que porventura não alcançaram o que foi proposto na sequência didática; entre elas: o uso do mapa-múndi de fusos horários para calcular diferenças entre horários de localidades. Estudos e pesquisas sobre meridianos, paralelos e coordenadas geográficas também poderão ser úteis.
 
Avaliação geral das atividades
·   Para autoavaliação, apresente questão ao estudante sobre o tema da sequência didática:
 
– São Paulo está a cerca de 7.700 km de Nova York (Estados Unidos), situada na América do Norte. Mas a cidade brasileira está apenas duas horas à frente em relação aos relógios nova-iorquinos. O que explica essa pequena diferença?
 
Espera-se que o estudante assinale que, apesar da distância, Nova York está apenas a dois fusos horários a oeste daquele onde está a cidade brasileira (o fuso horário é o intervalo entre dois meridianos, formando assim uma faixa longitudinal). Portanto, excluindo-se situações de horário de verão, Nova York tem duas horas a menos em relação a São Paulo.
 
- Verificar se os textos e imagens dos cartões estão legíveis.
- Observar correção de informações e criatividade na elaboração dos cartões para o jogo da memória.
- Registrar conclusão e apresentação pelos grupos das tarefas propostas no prazo estabelecido.
- Verificar e anotar a intervenção oral de cada estudante nos debates coletivos e a cooperação de indivíduos e grupos nas tarefas propostas.
- Verificar e registrar progressos dos estudantes quanto a conhecimentos sobre fusos horários e aspectos naturais e culturais de países, regiões e continentes.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Peça aos estudantes que avaliem por escrito o que puderam aprender ao longo da atividade, considerando quesitos como:
- Elaboração e entrega de produtos nos prazos estabelecidos.
- Participação colaborativa nos momentos coletivos, ouvindo os colegas e esperando sua vez para falar.
- Compreensão das noções e habilidades em jogo.
 
Convide a todos para indicar o que pode ser feito para ampliar os conhecimentos em jogo. Em seguida, avalie os resultados gerais com toda a turma.
 

Postar um comentário

0 Comentários