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AVALIAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação geral
A avaliação dos estudantes deve ser realizada de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em grupos, atento aos modos de participação e desenvolvimento da postura do estudante. O professor pode elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos mais importantes da sequência didática, pedindo para que os estudantes utilizem os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito coletivamente e sob a orientação do professor.
1) Leia com atenção o trecho abaixo, acerca da formação do povo brasileiro, para responder à questão.
 “Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos”. (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 19).
Identifique e explique as características ou fatos históricos relacionados aos índios, aos portugueses e aos negros africanos.
Estimule o uso do dicionário para melhor compreensão das palavras acima utilizadas. Destaque o sentido de “índios silvícolas”, do “invasor português” e dos “negros africanos aliciados como escravos” no contexto da formação territorial e social do Brasil. Peça que usem exemplos e argumentos coletados nas pesquisas realizadas nesta sequência didática.
2) Caracterize os “Tratado de Tordesilhas” e o “Tratado de Madri” e os relacione com o processo de formação do território brasileiro.
A proposta é reforçar o sentido da ocupação para o interior, e a mobilidade dos limites e das fronteiras.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Sugestão de itens a serem avaliados pelos estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do caderno. É possível optar por dois caminhos: cada estudante responde individualmente para depois compartilharem; todos os estudantes sentados em semicírculo, com comentários do professor sobre cada item, ouvem alguns estudantes e, depois disso, elaboram suas respostas. É importante que o estudante tenha clareza do que é esperado em cada atividade/situação didática, assim como compreenda que esta autoavaliação também se refere a questões atitudinais.
 
- Observar elementos essenciais dos mapas históricos.
- Descrever minuciosamente mapas históricos.
- Identificar elementos geográficos presentes nos diversos mapas
- Comparar os mapas históricos entre eles e com os mapas atuais.
- Registrar no caderno as etapas realizadas nesta sequência didática.
- Contribuir para o bom funcionamento dos trabalhos em grupos.
- Utilizar o dicionário e o atlas para aprofundar o conhecimento.
 -Escutar atentamente os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.

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