AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação
geral
A avaliação dos estudantes deve ser realizada
de modo contínuo, em todas as aulas, observando o desempenho individual e em
grupos, atento aos modos de participação e desenvolvimento da postura do estudante.
O professor pode elaborar, ao longo das aulas, um glossário com nomes e termos
mais importantes da sequência didática, pedindo para que os estudantes utilizem
os dicionários. Em um primeiro momento, esse glossário pode ser feito
coletivamente e sob a orientação do professor.
1) Leia com
atenção o trecho abaixo, acerca da formação do povo brasileiro, para responder
à questão.
Identifique e explique as características ou
fatos históricos relacionados aos índios, aos portugueses e aos negros
africanos.
Estimule o uso do dicionário para melhor
compreensão das palavras acima utilizadas. Destaque o sentido de “índios
silvícolas”, do “invasor português” e dos “negros africanos aliciados como
escravos” no contexto da formação territorial e social do Brasil. Peça que usem
exemplos e argumentos coletados nas pesquisas realizadas nesta sequência didática.
2) Caracterize os “Tratado de Tordesilhas” e o
“Tratado de Madri” e os relacione com o processo de formação do território
brasileiro.
Sugestão de itens a serem avaliados pelos
estudantes, preferencialmente com as atividades corrigidas em mãos, além do
caderno. É possível optar por dois caminhos: cada estudante responde
individualmente para depois compartilharem; todos os estudantes sentados em
semicírculo, com comentários do professor sobre cada item, ouvem alguns
estudantes e, depois disso, elaboram suas respostas. É importante que o
estudante tenha clareza do que é esperado em cada atividade/situação didática,
assim como compreenda que esta autoavaliação também se refere a questões
atitudinais.
- Descrever minuciosamente mapas históricos.
- Identificar elementos geográficos presentes
nos diversos mapas
- Comparar os mapas históricos entre eles e
com os mapas atuais.
- Registrar no caderno as etapas realizadas
nesta sequência didática.
- Contribuir para o bom funcionamento dos
trabalhos em grupos.
- Utilizar o dicionário e o atlas para
aprofundar o conhecimento.
-Escutar
atentamente os colegas e falar a partir de um pensamento organizado.
0 Comentários