Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE COMÉRCIO E SERVIÇOS

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação geral
 
Avaliação das habilidades
Verifique se a turma atendeu os objetivos de aprendizagem e habilidades previstos. Planeje e encaminhe atividades para os que não atingiram esses quesitos, como novas pesquisas e a elaboração de uma nova planta.
 
Avaliação geral das atividades
- Avaliar a participação de cada estudante nos trabalhos individuais e coletivos e sua cooperação e contribuições nas discussões coletivas sobre o tema.
- Registrar a entrega de plantas no prazo estabelecido.
- Examinar e registrar a qualidade e correção de informações nas plantas elaboradas pelos grupos.
- Avaliar a clareza e organização da exposição oral a respeito da localização dos objetos nas plantas.
- Verificar a compreensão dos estudantes sobre o setor terciário (comércio e serviços) e a respeito dos elementos de representação cartográfica em jogo.
Avaliar a leitura e interpretação das plantas pelos estudantes, duplas e grupos.
 
AUTOAVALIAÇÃO
- Os estudantes poderão responder questões para reforçar a autoavaliação. Entre elas, as seguintes:
 
- Há diversidade de moradias, comércio, serviços e usos do espaço na localidade? Essa diversidade traz benefícios? Quais? Explique sua resposta.
 
Espera-se que o estudante indique que a maior diversidade leva à maior oferta de bens e serviços. Isso, por si só, já traz benefícios, pois se pode obter localmente o que é necessário sem deslocamentos. Ou seja, comprar algo ou fazer consulta médica no bairro, em vez de ir ao centro da cidade ou município vizinho. A diversidade também pode contribuir para manter pessoas na rua, realizando atividades por mais tempo. Isso ajuda a evitar espaços ermos, abandonados ou desertos em parte do dia, possibilitando a presença ou passagem de pessoas sem grandes constrangimentos.
 
- Peça uma autoavaliação em cada ponto do item anterior: cumprimento de tarefas, colaboração nas discussões coletiva, clareza na exposição oral, compreensão das noções em jogo etc.
- Os estudantes devem ficar à vontade para fazer observações sobre o andamento do trabalho, quais dificuldades encontraram e como fizeram para superá-las.
- Incentive-os a falar sobre o que puderam aprender e como tais conhecimentos podem ser úteis em etapas futuras na vida de cada um.

Postar um comentário

0 Comentários