Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO SOBRE CLIMAS DA TERRA

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
 
Avaliação geral
Avaliação das habilidades
- Verifique se a turma atendeu objetivos de aprendizagem e habilidades estabelecidos para a sequência. Proponha e encaminhe medidas para apoiar os estudantes que não atenderam esses quesitos de modo plenamente suficiente.
 
Avaliação geral das atividades
- Registrar a entrega dos quadros-síntese sobre tipos climáticos no prazo previsto.
- Observar se os estudantes elaboraram os quadros propostos de maneira adequada, com as informações necessárias.
- Verifique como foi a intervenção oral de cada estudante nos debates coletivos e a cooperação de indivíduos e duplas nas tarefas.
- Verificar e registrar progressos dos estudantes nos conhecimentos sobre clima, tempo, tipos climáticos e suas características.
- Relacionar corretamente aspectos climáticos de localidades aos tipos climáticos.
- Participar adequadamente de reflexão coletiva sobre alterações climáticas.
 
AUTOAVALIAÇÃO
- Apresente uma questão que sirva para autoavaliação do estudante em relação à proposta da sequência didática:
- Você observa algum tipo de alteração que derive da ação humana sobre os elementos do clima em seu município ou região? Explique e dê exemplos.
 
Espera-se que o estudante mostre – se houver – alterações ou perturbação climáticas locais derivadas da ação humana na escala local e regional. Entre elas poderão estar as ilhas de calor, intensificação do efeito de inversões térmicas, ausência de regulação térmica pelo corte de matas e outras coberturas vegetais. Se necessário, reserve um tempo para que todos pesquisem dados sobre tais alterações.
 
Os estudantes poderão avaliar o próprio desempenho por meio de questões relativas a itens como:
- Elaboração e entrega de resumo de informações no prazo estabelecido.
- Contribuição individual aos trabalhos e debates coletivos.
- Comparar elementos do clima de diferentes localidades.
- Compreender noções de clima, tempo, elementos do clima e fatores geográficos do clima.
- Contribuir para reflexões sobre alterações climáticas provocadas pela ação humana.
Peça que entreguem avaliações individuais por escrito, para saber em detalhes como cada um viu esse processo de ensino-aprendizagem, e também que façam observações sobre os processos desenvolvidos nesta sequência didática.

Postar um comentário

0 Comentários