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AVALIAÇÃO RESERVAS EXTRATIVISTAS

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
 
Avaliação das habilidades
Questões para avaliação:
- Observe e registre o alcance de cada estudante quanto aos objetivos de aprendizagem e habilidades previstos para a SD. Desenvolva propostas para atender aqueles que atingiram esses quesitos adequadamente, como observar novas imagens e escrever novos textos sobre as unidades de conservação em questão.
Avaliação geral das atividades
- Registrar a entrega e organização dos textos informativos sobre biomas e unidades de conservação no prazo estabelecido.
- Acompanhar e registrar observações e considerações dos estudantes sobre as imagens associadas às reservas extrativistas.
- Verificar e registrar como foi intervenção oral de cada estudante nos debates coletivos e a cooperação de indivíduos, duplas ou trios nas tarefas.
- Verificar e registrar progressos dos estudantes nos conhecimentos sobre biomas, vegetação, unidades de conservação e objetivos das reservas extrativistas.
- Estabelecer relações entre reservas extrativistas, preservação ambiental e geração de emprego e renda nas comunidades.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Peça aos estudantes que avaliem o próprio desempenho em cada um dos itens citados no bloco anterior:
- Entrega de produtos no prazo estabelecido.
- Colaboração e participação efetiva nas discussões coletivas.
- Realizar pesquisas e contribuir no trabalho da dupla ou trio.
- Compreender as noções e processos geográfico-históricos em jogo.
Eles poderão se pronunciar também sobre uma questão-chave mais geral: qual é a importância de criar reservas extrativistas no Brasil e no mundo?
 
Espera-se que os estudantes assinalem que a criação de reservas extrativistas ajuda a proteger a biodiversidade, mas, ao contrário de outras unidades de conservação, sem restringir certos usos e atividades – com a floresta em “pé” –, como coleta de frutos, óleos e essências das plantas. É o que ocorre no Brasil com as reservas ligadas à extração do látex, coleta e processamento da castanha-do-pará, açaí, guaraná e outros.
- A turma poderá fazer um quadro e anotar se conseguiu atingir o que foi estabelecido de forma plena, suficiente ou insuficiente. Além disso, pode contribuir indicando melhorias nesse tipo de atividade.

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