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Avaliação - Os territórios quilombolas no Brasil: desafios e possibilidades

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
 
Avaliação das habilidades:
- Verifique o alcance dos objetivos específicos e das habilidades previstas na sequência didática.
- Crie registros para anotar se reconhecem a presença e importância das comunidades remanescentes de quilombos como elementos da formação territorial brasileira.
 
Avaliação geral das atividades
- Avaliar a participação de cada estudante e sua cooperação e contribuições nas tarefas individuais e discussões coletivas sobre o tema.
- Registrar a entrega de mapas no prazo estabelecido.
- Examinar clareza e correção dos elementos da representação cartográfica.
- Avaliar a clareza e organização da exposição oral dos resultados em mapas.
- Observar a compreensão dos estudantes quanto a noções como quilombolas, comunidades remanescentes de quilombos, territórios quilombolas, elementos estruturais dos mapas (título, legenda, escala, fontes etc.).
- Avaliar a leitura e interpretação de mapas e textos pelos estudantes.
 
AUTOAVALIAÇÃO
Apresente uma questão para orientar a autoavaliação sobre o tema da sequência didática:
- Por que a regularização das terras é fundamental para a sobrevivência e para a manutenção das tradições culturais da comunidade remanescente de quilombo? Justifique sua resposta.
 
Espera-se que o estudante indique que a regularização garante que as terras passam a pertencer àquela comunidade. Ter o título de propriedade da terra pode garantir a sobrevivência das pessoas e a própria existência da comunidade; criar condições para fazer melhorias nas infraestruturas; cultivar; criar animais e manter os modos de vida e as tradições culturais. A questão fundiária é, portanto, central para as comunidades de descendentes de quilombos no Brasil hoje.
 
Proponha que cada um avalie sua própria participação no trabalho e o que puderam aprender, considerando quesitos como:
- Participação e colaboração de cada um nas tarefas individuais e coletivas;
- Entrega de trabalhos nos prazos estabelecidos;
- Colaboração e participação nos debates coletivos, ouvindo colegas e esperando a vez para falar;
- Domínio de noções e processos a respeito do tema estudado.
 
Solicite também uma avaliação geral da atividade, indicando o que pode ser melhorado em oportunidades futuras.

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