
AVALIAÇÃO
FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Avaliação das habilidades
Questões para
avaliação:
· Verifique se a turma
atendeu objetivos de aprendizagem e habilidades estabelecidos para esta
sequência. Em seguida, anote ações e medidas a serem adotadas para auxiliar os
estudantes que não atenderam esses quesitos de modo insuficiente. Entre elas,
realizar novas pesquisas e comparações entre localidades quanto às variações
segundo as estações do ano.
Avaliação geral das atividades
· Observar e registrar
elaboração e apresentação dos quadros propostos de maneira adequada.
· Verificar a intervenção
oral de cada estudante nos debates coletivos e a cooperação de indivíduos e
grupos nas tarefas.
· Verificar e registrar a
compreensão dos estudantes sobre movimentos da Terra, translação, estações do
ano, variações de elementos do clima e do tempo e adaptações dos habitantes da
localidade a essas variações.
AUTOAVALIAÇÃO
· Apresente questões para
o estudante. Elas deverão compor a autoavaliação, refletindo o que ele pôde
aprender ao longo da SD.
a)
Considere
os seguintes acessórios: óculos de sol, protetor solar, chapéu ou boné, casaco
grosso com forro, bermuda, meias de lã, gorro de lã, cachecol. Em que momentos
uma pessoa utiliza estes acessórios?
b)
Qual
é a relação disso com as estações do ano no Brasil?
Espera-se que o estudante ofereça as seguintes respostas:
a) Acessórios como chapéu, boné, bermuda, óculos de sol e protetor solar são
mais usados em períodos mais quentes e ensolarados; casaco, cachecol, gorro e
meias de lã são acessórios típicos de dias de frio mais intenso; b) No primeiro
caso, estão associados ao verão; no segundo, ao inverno de parte das regiões
brasileiras, como Sul, Sudeste e parcelas do Centro-Oeste, onde as frentes
frias e as baixas temperaturas são mais frequentes.
Os estudantes deverão
se pronunciar sobre o próprio desempenho em itens como:
- Elaboração e entrega
de produtos nos prazos estabelecidos.
- Participação
colaborativa nos momentos coletivos, ouvindo os colegas e esperando sua vez
para falar.
- Compreensão das
noções e habilidades em jogo.
Proponha que cada um escreva também sobre o que conseguiu
aprender ao longo desse trabalho. Cada estudante deverá ficar à vontade para
avaliar outros quesitos, como o trabalho feito em duplas ou trios, e dizer o
que pode ser feito para melhorar as rotinas de estudo na classe.
0 Comentários