Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AVALIAÇÃO ESTAÇÕES DO ANO

 

AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS 
Avaliação das habilidades
Questões para avaliação:
·   Verifique se a turma atendeu objetivos de aprendizagem e habilidades estabelecidos para esta sequência. Em seguida, anote ações e medidas a serem adotadas para auxiliar os estudantes que não atenderam esses quesitos de modo insuficiente. Entre elas, realizar novas pesquisas e comparações entre localidades quanto às variações segundo as estações do ano.
 
Avaliação geral das atividades
·   Observar e registrar elaboração e apresentação dos quadros propostos de maneira adequada.
·   Verificar a intervenção oral de cada estudante nos debates coletivos e a cooperação de indivíduos e grupos nas tarefas.
·   Verificar e registrar a compreensão dos estudantes sobre movimentos da Terra, translação, estações do ano, variações de elementos do clima e do tempo e adaptações dos habitantes da localidade a essas variações.
 
AUTOAVALIAÇÃO
·   Apresente questões para o estudante. Elas deverão compor a autoavaliação, refletindo o que ele pôde aprender ao longo da SD.
a)   Considere os seguintes acessórios: óculos de sol, protetor solar, chapéu ou boné, casaco grosso com forro, bermuda, meias de lã, gorro de lã, cachecol. Em que momentos uma pessoa utiliza estes acessórios?
b)   Qual é a relação disso com as estações do ano no Brasil?
Espera-se que o estudante ofereça as seguintes respostas: a) Acessórios como chapéu, boné, bermuda, óculos de sol e protetor solar são mais usados em períodos mais quentes e ensolarados; casaco, cachecol, gorro e meias de lã são acessórios típicos de dias de frio mais intenso; b) No primeiro caso, estão associados ao verão; no segundo, ao inverno de parte das regiões brasileiras, como Sul, Sudeste e parcelas do Centro-Oeste, onde as frentes frias e as baixas temperaturas são mais frequentes.
 
Os estudantes deverão se pronunciar sobre o próprio desempenho em itens como:
- Elaboração e entrega de produtos nos prazos estabelecidos.
- Participação colaborativa nos momentos coletivos, ouvindo os colegas e esperando sua vez para falar.
- Compreensão das noções e habilidades em jogo.
 
Proponha que cada um escreva também sobre o que conseguiu aprender ao longo desse trabalho. Cada estudante deverá ficar à vontade para avaliar outros quesitos, como o trabalho feito em duplas ou trios, e dizer o que pode ser feito para melhorar as rotinas de estudo na classe.

Postar um comentário

0 Comentários