Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULAS 4 E 5 CLIMAS DA TERRA

 

Aulas 4 e 5
Objetivos das aulas: exposição e debate das análises e comparações de climas de localidades a partir dos climogramas/reflexão sobre adaptações das sociedades aos tipos climáticos locais.
Material sugerido: caderno, anotações, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: em roda ou semicírculo, com o grupo-classe.
Etapas de desenvolvimento:
- Reserve uma primeira parte das aulas para que as duplas apresentem os resultados. As exposições poderão servir para colher exemplos e sistematizar características e dinâmicas climáticas em diferentes pontos da superfície da Terra.
- Da mesma forma, os dados poderão servir para que os estudantes reflitam sobre possíveis adaptações ao clima local na vida cotidiana. Por exemplo, consumir mais água e usar roupas leves e localidades com clima quente seco ou úmido ou, ainda, usar roupas que protegem do frio intenso e ocorrência de neve em localidades com inverno rigoroso.
- Aproveite a oportunidade para conversar sobre intervenções humanas que podem provocar mudanças em dinâmicas climáticas – alguns autores preferem a expressão “alteração climática” para ciclos naturais mais curtos.
- Pergunte o que já sabem sobre o assunto. Ouça as respostas e converse um pouco sobre fenômenos como ilhas de calor. Nesse caso, observam-se temperaturas mais altas na área central da cidade, que é mais edificada e pavimentada, se comparadas às temperaturas de áreas rurais no entorno ou em pontos com maior presença de vegetação, que atenua a temperatura e a evaporação.


Postar um comentário

0 Comentários