
Aula 3
Objetivo da aula: discussão sobre translação, estações do ano e
variações dos elementos do clima ao longo do ano (completar quadros-síntese).
Materiais específicos necessários: cadernos, anotações,
atlas geográfico, mapa-múndi.
Organização dos estudantes: duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
- Peça à turma que se organize novamente com as mesmas duplas
ou trios. Agora, cada qual vai preencher os quadros com as principais
informações sobre as estações do ano. Ofereça apoio para que anotem variações
de elementos do clima e do tempo, como radiação solar, nebulosidade,
temperatura, umidade (incluindo ocorrência de chuvas) ou ventos ao longo do
ano, em cada estação do ano.
- Um roteiro de
perguntas pode ajudar neste trabalho:
a)
Há períodos mais frios? Isso se dá no inverno?
b)
Quando há maior ocorrência de chuvas? Há queda de
temperatura quando chove mais ou isso não ocorre?
c)
Há fases com ventos ou insolação mais forte? Quais?
d)
Sabemos que em parcelas do Brasil, como de localidades na
região Norte, há pouca variação entre estações do ano. Em outras localidades,
como em estados da região Sul, as estações são mais demarcadas. Como a turma
percebe tais variações no município e na região onde vivem?
0 Comentários