Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 3 ESTAÇÕES DO ANO

 

Aula 3
Objetivo da aula: discussão sobre translação, estações do ano e variações dos elementos do clima ao longo do ano (completar quadros-síntese).
Materiais específicos necessários: cadernos, anotações, atlas geográfico, mapa-múndi.
Organização dos estudantes: duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
- Peça à turma que se organize novamente com as mesmas duplas ou trios. Agora, cada qual vai preencher os quadros com as principais informações sobre as estações do ano. Ofereça apoio para que anotem variações de elementos do clima e do tempo, como radiação solar, nebulosidade, temperatura, umidade (incluindo ocorrência de chuvas) ou ventos ao longo do ano, em cada estação do ano.
- Um roteiro de perguntas pode ajudar neste trabalho:
a)   Há períodos mais frios? Isso se dá no inverno?
b)  Quando há maior ocorrência de chuvas? Há queda de temperatura quando chove mais ou isso não ocorre?
c)   Há fases com ventos ou insolação mais forte? Quais?
d)  Sabemos que em parcelas do Brasil, como de localidades na região Norte, há pouca variação entre estações do ano. Em outras localidades, como em estados da região Sul, as estações são mais demarcadas. Como a turma percebe tais variações no município e na região onde vivem?

Postar um comentário

0 Comentários