Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULAS 2 E 3 RESERVAS EXTRATIVISTAS

 

Aulas 2 e 3
Objetivos das aulas: coberturas vegetais, impactos ambientais e unidades de conservação (reservas extrativistas) e análise de imagens de reservas extrativistas do Brasil.
Materiais específicos necessários: cadernos, lápis, caneta, atlas geográfico. Se necessário, usar o laboratório de informática.
Organização dos estudantes: duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
- Peça aos estudantes que se dividam em duplas ou trios e observem as imagens em anexos.
- Em seguida, questione a turma e peça que anotem os resultados:
a) O que aparece em cada imagem?
b) Quais atividades estão sendo mostradas?
c) O que as imagens têm em comum?
- No próximo passo, organize uma roda de conversa para falar das imagens e o que elas representam. Explique que todas mostram extrativismo vegetal no Brasil, com a coleta e processamento de látex da seringueira, do açaí, castanha-do-pará e coco de babaçu. Além disso, muitas dessas atividades são feitas coletivamente, em comunidades ou Resex criadas para explorar de forma sustentável certos bens obtidos na floresta.
- Desta forma, são atividades realizadas com a “floresta em pé”, o que vale também para outros biomas, e não só os florestais. É dessa forma que as Resex são consideradas unidades de conservação de proteção integral: pode-se usar os recursos, desde que eles sejam mantidos.
- Se necessário, apresente a seguinte definição para a turma:
A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações (...) tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. É de domínio público, com uso concedido às populações extrativistas tradicionais, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.
Instituto Socioambiental. Disponível em:
<https://uc.socioambiental.org/uso-sustent%C3%A1vel/reserva-extrativista>. Acesso em: 17 set. 2018.
 
Anexos:





Postar um comentário

0 Comentários