Aulas 2 e 3
Objetivos das aulas: coberturas vegetais, impactos ambientais e
unidades de conservação (reservas extrativistas) e análise de imagens de
reservas extrativistas do Brasil.
- Peça
aos estudantes que se dividam em duplas ou trios e observem as imagens em anexos.
a) O que aparece em cada
imagem?
- Desta forma, são
atividades realizadas com a “floresta em pé”, o que vale também para outros
biomas, e não só os florestais. É dessa forma que as Resex são consideradas
unidades de conservação de proteção integral: pode-se usar os recursos, desde
que eles sejam mantidos.
- Se necessário,
apresente a seguinte definição para a turma:
A Reserva Extrativista
é uma área utilizada por populações (...) tradicionais, cuja subsistência
baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência
e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger
os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável
dos recursos naturais da unidade. É de domínio público, com uso concedido às
populações extrativistas tradicionais, sendo que as áreas particulares
incluídas em seus limites devem ser desapropriadas, de acordo com o que dispõe
a lei.
Instituto
Socioambiental. Disponível em:
<https://uc.socioambiental.org/uso-sustent%C3%A1vel/reserva-extrativista>.
Acesso em: 17 set. 2018.
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