Aula
5
Objetivo da aula: apresentar poema de
Fernando Pessoa que dá nome a esta sequência didática e instigar os estudantes
a refletirem sobre suas relações com o rio que corre pelo município.
- Localizar os pontos de referência comuns
aos estudantes na versão ampliada da planta do município. Cada estudante poderá
marcar um ponto e sua respectiva legenda. Essa imagem deverá ser colada em
alguma parede da sala de aula de modo a ficar visível por todos.
-
Os estudantes compartilham reflexões a partir do texto e da imagem que
produziram:
Qual é a relação do rio
com o município?
Qual é a relação de
cada um com o rio?
- Orientar tais respostas no
sentido de pensarem como se deu e como se dá o uso ou não uso do rio, bem como
a relação do modo de vida urbano com os rios que atravessam grande parte das
cidades. As pontes como ligação entre lados antes separados, as margens ora
como empecilhos, ora como participativas na vida econômica e cultural da
cidade.
- Os estudantes iniciam,
no caderno, um pequeno texto dissertativo sobre a relação que têm com o rio / a
rede hidrográfica da cidade.
0 Comentários