Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 5 - REDE HIDROGRÁFICA

 

Aula 5
Objetivo da aula: apresentar poema de Fernando Pessoa que dá nome a esta sequência didática e instigar os estudantes a refletirem sobre suas relações com o rio que corre pelo município.
Material específico necessário: poema de Fernando Pessoa (ver referência a seguir).
Organização dos estudantes: Semicírculo.
Etapas de desenvolvimento:
- Localizar os pontos de referência comuns aos estudantes na versão ampliada da planta do município. Cada estudante poderá marcar um ponto e sua respectiva legenda. Essa imagem deverá ser colada em alguma parede da sala de aula de modo a ficar visível por todos.
- Trabalhar o poema “O Tejo é o mais belo” (Fernando Pessoa, O Guardador de Rebanhos. poema XX).
- Os estudantes compartilham reflexões a partir do texto e da imagem que produziram:
Qual é a relação do rio com o município?
Qual é a relação de cada um com o rio?
- Orientar tais respostas no sentido de pensarem como se deu e como se dá o uso ou não uso do rio, bem como a relação do modo de vida urbano com os rios que atravessam grande parte das cidades. As pontes como ligação entre lados antes separados, as margens ora como empecilhos, ora como participativas na vida econômica e cultural da cidade.
- Os estudantes iniciam, no caderno, um pequeno texto dissertativo sobre a relação que têm com o rio / a rede hidrográfica da cidade.

 

Postar um comentário

0 Comentários