Aula 5
Objetivos da aula: pesquisas sobre trabalho, atividades e
mudanças nas paisagens do campo.
- Esta aula estará
dedicada a pesquisar como o trabalho e as atividades modificam as paisagens do
campo.
- As pesquisas deverão
ser feitas em pequenos grupos e também entregues por eles. Os estudantes
deverão se dirigir ao laboratório de informática da escola e buscar textos e
imagens sobre usos da terra rural no município e região. Se não houver
equipamentos disponíveis, busque alternativas na comunidade com a ajuda do
gestor.
- Os grupos deverão
indicar que tipos de trabalho agrícola e elementos associados ao uso da terra
aparecem (familiar, patronal; para produzir alimentos, para exportar; pequenas,
médias e grandes propriedades; tipos de produto etc.)
- É importante que
consigam obter imagens de dois períodos distintos, o “antes” e o “depois”, com
as transformações e permanências em paisagens rurais diante dos variados usos
do solo. Como a turma teve a oportunidade de verificar, diversas atividades alteram significativamente a paisagem,
como foi discutido na Aula 4. Assim, é importante que as imagens mostrem isso.
- Se necessário,
ofereça orientações sobre fontes de consulta. Dados sobre população e setores
de atividade econômica poderão ser obtidos no IBGE. Além disso, as prefeituras
podem ter cadastros sobre trabalhadores e imóveis rurais. Por fim, é importante
se valer também da comunidade, pois os estudantes podem ter familiares ou
vizinhos que trabalham no campo ou conhecer quem faz isso. Lembre-se: saídas
para entrevistas de campo precisam de autorização prévia e acompanhamento do
professor.
- Solicite aos grupos que
organizem relatórios com os resultados das pesquisas até a próxima aula. Eles
podem ser ilustrados com fotografias, desenhos e outros.
0 Comentários