Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 4 - REDE HIDROGRÁFICA

 

Aula 4
Objetivo da aula: sensibilizar os estudantes quanto à história da ocupação e criação do município em que estudam, procurando destacar a relação desse processo com a rede hidrográfica.
Organização dos estudantes: semicírculo, a partir da mesa do professor / Trios e grupos.
 
Etapas de desenvolvimento:
- Escrever as questões na lousa:
- Qual é o nome do município? Por que ele tem esse nome?
- Quando foi criado?
- Quais são seus bairros/construções mais antigas?
- Como foram e são utilizadas e ocupadas as margens do rio principal? Registrar, em tópicos, uma síntese das falas.
- Cabe lembrar que nesta sequência didática o foco não é exclusivamente o rio ou o município, mas sim como se manifesta essa relação no município no qual se localiza a escola.
- Para esta aula, preparar-se para complementar as respostas dos estudantes quanto ao município. Sentados nos mesmos grupos da aula passada, os estudantes deverão registrar, em cada planta colada no caderno, os bairros e construções mais antigas, além de eventos importantes relacionados ao rio e/ou às suas margens.
- Acompanhar cada grupo para melhor garantir o andamento do trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários