Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 4 PAISAGENS E CONSUMO

 

Aula 4
Objetivo da aula: Em busca de paisagens trabalhadas pelos humanos.
Materiais específicos necessários: Caderno, atlas, tabelas produzidas e imagens.
Organização dos estudantes: Em duplas.
Etapas de desenvolvimento:
- Ressaltar que estão identificando padrões de consumo entre os estudantes da sala e que tais hábitos serão revelados em forma de tabelas, embalagens, etiquetas, em um primeiro momento.
- Em um segundo momento, tais hábitos serão buscados em paisagens que revelam o trabalho humano necessário para cumprir etapas do processo de produção dos produtos consumidos.
- O objetivo é relacionar produto-paisagem, descrever como o trabalho humano aparece na paisagem e tentar localizar, em mapas do Brasil, do estado ou mesmo no mapa-múndi, a partir das informações da tabela, onde tais paisagens estão ou poderiam estar localizadas. O mais importante não é adivinhar o local exato da paisagem, mas procurar compreender onde faz mais sentido ela existir (por exemplo, se na área rural ou urbana, se em uma grande ou pequena cidade, se longe ou perto de centros urbanos etc.).
- A seguir há fotografias que podem estar próximas dos produtos que aparecerão nas tabelas e nos materiais trazidos pelos estudantes: indústrias, produção de hortaliças e agricultura familiar, laticínios, calçados, têxtil, carne.
- A ideia é que os estudantes compreendam que são paisagens contemporâneas, consideravelmente produzidas pelo trabalho humano, mas sempre localizadas sobre condições geográficas específicas, movidas a fontes de energia e feitas a partir de matérias-primas diversas.
- Peça aos estudantes que registrem no caderno as relações produtos-paisagens, as descrições de como o trabalho humano aparece nas paisagens e os locais encontrados nos mapas mais possíveis de haver tal paisagem.











Postar um comentário

0 Comentários