Aula 4
Objetivo da aula: Em busca de paisagens trabalhadas pelos
humanos.
- Ressaltar
que estão identificando padrões de consumo entre os estudantes da sala e que
tais hábitos serão revelados em forma de tabelas, embalagens, etiquetas, em um
primeiro momento.
- O objetivo é
relacionar produto-paisagem, descrever como o trabalho humano aparece na
paisagem e tentar localizar, em mapas do Brasil, do estado ou mesmo no
mapa-múndi, a partir das informações da tabela, onde tais paisagens estão ou
poderiam estar localizadas. O mais importante não é adivinhar o local exato da
paisagem, mas procurar compreender onde faz mais sentido ela existir (por
exemplo, se na área rural ou urbana, se em uma grande ou pequena cidade, se
longe ou perto de centros urbanos etc.).
- A seguir há
fotografias que podem estar próximas dos produtos que aparecerão nas tabelas e
nos materiais trazidos pelos estudantes: indústrias, produção de hortaliças e
agricultura familiar, laticínios, calçados, têxtil, carne.
- A ideia é que os
estudantes compreendam que são paisagens contemporâneas, consideravelmente
produzidas pelo trabalho humano, mas sempre localizadas sobre condições
geográficas específicas, movidas a fontes de energia e feitas a partir de
matérias-primas diversas.
- Peça aos estudantes
que registrem no caderno as relações produtos-paisagens, as descrições de como
o trabalho humano aparece nas paisagens e os locais encontrados nos mapas mais
possíveis de haver tal paisagem.
0 Comentários