Aula 4
Objetivo da aula: mapeamento dos
territórios de comunidades remanescentes de quilombos na localidade onde vivem
os estudantes.
- Na sala de aula, organize a turma em
mesas e grupos de até quatro estudantes. Cada grupo irá fazer o mapeamento dos
territórios quilombolas na comunidade.
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Antes de iniciar, converse com a turma sobre elementos da linguagem
cartográfica. Pergunte como podem mapear as informações colhidas. Se
necessário, esclareça que se trata de mapa qualitativo, em que cores, símbolos
e sinais gráficos serão usados para identificar, localizar e diferenciar áreas
e objetos espaciais.
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Os grupos irão escolher cores para delimitar territórios, cultivos, pastagens,
instalações, estradas etc. No caso das vias, pode-se usar a cor preta para as
pavimentadas e vermelha contínua (ou preta tracejada) para as não pavimentadas.
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Os grupos deverão criar título, preparar a legenda e anotar a escala cartográfica.
Da mesma forma, anotar instituição(ções) e fonte(s) dos dados. Informações
importantes sobre o território podem ser anotadas em separado, num quadro ao
lado do mapa.
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