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Aula 4 - Os territórios quilombolas no Brasil: desafios e possibilidades

 

Aula 4
Objetivo da aula: mapeamento dos territórios de comunidades remanescentes de quilombos na localidade onde vivem os estudantes.
Materiais específicos necessários: caderno, plantas, mapas, lápis e canetas coloridos, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: pequenos grupos (até quatro estudantes).
Etapas de desenvolvimento:
- Na sala de aula, organize a turma em mesas e grupos de até quatro estudantes. Cada grupo irá fazer o mapeamento dos territórios quilombolas na comunidade.
- Prepare previamente a aula com a obtenção, junto às prefeituras, de plantas e cartas do município e municípios vizinhos com presença de comunidades quilombolas. As escalas dos mapas mais adequadas para trabalhar com esse tipo de fenômeno são as de estados ou mapas regionais com vários municípios.
- Antes de iniciar, converse com a turma sobre elementos da linguagem cartográfica. Pergunte como podem mapear as informações colhidas. Se necessário, esclareça que se trata de mapa qualitativo, em que cores, símbolos e sinais gráficos serão usados para identificar, localizar e diferenciar áreas e objetos espaciais.
- Os grupos irão escolher cores para delimitar territórios, cultivos, pastagens, instalações, estradas etc. No caso das vias, pode-se usar a cor preta para as pavimentadas e vermelha contínua (ou preta tracejada) para as não pavimentadas.
- Os grupos deverão criar título, preparar a legenda e anotar a escala cartográfica. Da mesma forma, anotar instituição(ções) e fonte(s) dos dados. Informações importantes sobre o território podem ser anotadas em separado, num quadro ao lado do mapa.


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