Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Aula 4 - O trabalho e as transformações de paisagens rurais do Brasil


 

Aula 4
Objetivo da aula: Discussão sobre relações de trabalho e transformações em paisagens do campo.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, canetas.
Organização dos estudantes: duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
-Solicite aos estudantes que apresentem o que observaram sobre o trabalho e as mudanças nas paisagens do campo. A quais conclusões chegaram? Que tipo de modificação pode ser observado?
- Ouça as respostas e, junto com a turma, anote um resumo com as principais observações no quadro de giz. Faça alguns destaques:
a) em geral, as atividades agropecuárias promovem grandes mudanças no meio físico-natural: para implantar cultivos e pastagens, é feita a retirada das coberturas vegetais, a aragem do solo, a adição de fertilizantes de diferentes tipos etc.;  
b) tais modificações podem ocorrer em escalas geográficas mais amplas, como nas monoculturas (a soja e a cana, mostradas nas imagens 2 e 4, e também café, laranja etc.) e pastagens para pecuária extensiva, com gado solto; em outros casos, a escala e o tipo de intervenção é menor, como nas pequenas propriedades de agricultores familiares. Em ambos, podem ocorrer também cultivos intercalados com trechos de matas ou outras coberturas vegetais nativas.
c) Outras atividades realizadas no meio rural também podem ser de baixa escala e com alterações pequenas nos ambientes, como coleta de bens da floresta, pesca artesanal e outras.
- Peça que anotem esses resultados. Eles serão essenciais para as pesquisas a seguir.

Postar um comentário

0 Comentários