
Aula 4
Objetivo da aula: Discussão sobre relações de trabalho e
transformações em paisagens do campo.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis,
canetas.
Organização dos estudantes: duplas/trios.
Etapas de desenvolvimento:
-Solicite
aos estudantes que apresentem o que observaram sobre o trabalho e as mudanças
nas paisagens do campo. A quais conclusões chegaram? Que tipo de modificação
pode ser observado?
- Ouça as respostas e,
junto com a turma, anote um resumo com as principais observações no quadro de
giz. Faça alguns destaques:
a) em geral, as
atividades agropecuárias promovem grandes mudanças no meio físico-natural: para
implantar cultivos e pastagens, é feita a retirada das coberturas vegetais, a
aragem do solo, a adição de fertilizantes de diferentes tipos etc.;
b) tais modificações
podem ocorrer em escalas geográficas mais amplas, como nas monoculturas (a soja
e a cana, mostradas nas imagens 2 e 4, e também café, laranja etc.) e pastagens
para pecuária extensiva, com gado solto; em outros casos, a escala e o tipo de
intervenção é menor, como nas pequenas propriedades de agricultores familiares.
Em ambos, podem ocorrer também cultivos intercalados com trechos de matas ou
outras coberturas vegetais nativas.
c) Outras atividades
realizadas no meio rural também podem ser de baixa escala e com alterações
pequenas nos ambientes, como coleta de bens da floresta, pesca artesanal e
outras.
- Peça que anotem esses
resultados. Eles serão essenciais para as pesquisas a seguir.
0 Comentários