Aula 3
Objetivo
da aula: identificar a ocupação das margens de rios e
córregos da rede hidrográfica do município.
Material
específico necessário: imagem (digital ou
impressa) ampliada da planta do entorno da escola.
Organização
dos estudantes: em trios ou em grupos de quatro pessoas, de
preferência / semicírculo.
Etapas
de desenvolvimento:
- Os estudantes compartilham a tarefa realizada, comparando onde
localizaram a escola com locais no entorno dela. Verificar se há divergências
quanto à localização da escola e, a partir disso, esclarecer onde ela fica,
aproveitando para trabalhar os possíveis pontos de referência que a planta
oferece. A imagem pode ser reproduzida em tamanho maior (lousa/parede) para
melhor compreensão dos estudantes.
- Em seguida, cada grupo deverá registrar
outros pontos de referência da cidade, procurando destacar pontos próximos ao
rio e os usos de suas margens, assim como as pontes. Devem-se criar as legendas
necessárias. Acompanhar e orientar a produção de cada grupo, ajudando em
questões mais básicas. Os estudantes compartilham os pontos de referência
destacados. Fazer os devidos ajustes/correções.
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