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AULA 3 PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO SUDESTE

 

Aula 3
Objetivo da aula: elaboração de mapas da produção agropecuária no Sudeste.
Materiais específicos necessários: laboratório de informática (se possível), caderno, lápis e canetas coloridos, atlas geográfico, papel vegetal e canetas porosas de ponta fina.
Organização dos estudantes: pequenos grupos (até quatro pessoas).
Etapas de desenvolvimento:
- Ressalte que, muitas vezes, encontramos mapas muito carregados, que dificultam identificar e correlacionar informações. Nesse caso, o mais adequado é fazer coleções de mapas. Os grupos poderão fazê-los em papel vegetal, traçando contornos em uma face e colorindo na face de trás, ou obter originais para preencher em sites (se for possível).
- Peça a cada grupo que escolha, elabore e analise alguns mapas de cada atividade em que o Sudeste se destaca. Entre as possibilidades, estão: um ou dois mapas de culturas temporárias, um ou dois mapas de cultura permanente, dois mapas de criação de animais e dois mapas de agroindústria.
- É importante solicitar aos estudantes que anotem os estados do Sudeste com maior concentração da produção em cada caso e comparem essa região com as demais regiões do país. Por exemplo, a cana-de-açúcar é produzida tradicionalmente na Zona da Mata nordestina, no Sudeste (sobretudo SP e RJ) e em outros locais. Contudo, há destaque para o Sudeste, em especial para o estado de São Paulo, onde é realizada boa parte da produção de etanol.

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