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Aula 3 - O trabalho e as transformações de paisagens rurais do Brasil

 

Aula 3
Objetivos da aula: discussão coletiva / estabelecer diferenças entre tipos de trabalho e atividades econômicas no meio rural.
Materiais específicos necessários: caderno, anotações, lápis, canetas.
Organização dos estudantes: em roda, com o grupo-classe.
Etapas de desenvolvimento:
- Peça que apresentem os resultados e promova uma conversa sobre o trabalho no campo.
- Pergunte a todos se os trabalhos apresentados ocorrem no campo ou fora dos centros urbanos mais densos.
- Para conversar com a turma, considere que as imagens revelam diferentes tipos de trabalho agrícola, como cultivo de horta, colheita de cana (manual, com ferramenta) ou soja (mecanizada, com colheitadeiras). Além desses, há também pesca, cultivo de pimenta, coleta e processamento de castanha-do-pará, um fruto nativo da Amazônia.
- Se necessário, esclareça à turma que existem também trabalhos não agrícolas no campo, como o realizado em hotéis e pousadas, de turismo rural, serviços públicos como educação, saúde, saneamento básico etc.
- Mostre também que há trabalho patronal em grandes propriedades e monoculturas, como soja e cana (Imagens 2 e 3), seja com uso de ferramentas ou máquinas e com boa parte da produção voltada à exportação. Esse tipo comporta também as chamadas agroindústrias, que processam matérias-primas de origem vegetal e animal, como usinas de cana ou fábricas de suco de laranja. Muitas delas se situam no próprio meio rural e funcionam com o trabalho dos operários.
- Outros estão ligados à chamada agricultura familiar ou a formas de organização coletiva, como as comunidades quilombolas (Imagens 1, 4 e 6). Considere também que pescadores (Imagem 5) são extrativistas, tal como os que coletam castanha-do-pará. Para fins de financiamento, todos são considerados pela legislação brasileira como “agricultura familiar”. De modo geral, esta se dedica à produção de alimentos.
 

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