Aula 2
Objetivo da aula: discussão sobre uso e
condição das vegetações brasileiras a partir da observação de imagens.
- Reúna a turma para conversar sobre o que
viram nas imagens. Peça que indiquem quais formações vegetais e ações humanas
podem ser observadas.
- Destaque, se necessário, que a imagem 1 traz queimada e
corte de árvores em floresta densa amazônica. A imagem 2 apresenta uma cena de
queimada em savana florestada (“cerradão”). Na imagem 3, aparecem apenas alguns
remanescentes de Mata Atlântica nos topos de morros e vales, com áreas “limpas”
destinadas a cultivos ou pastagens.
- O passo seguinte é conversar com a turma sobre as consequências
dessas ações para as formações vegetais, ambientes e as próprias atividades
humanas. Entre elas, estão:
a)
degradação dos solos e possível aumento da erosão;
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica -
descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os
microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial
consumida pelo ser humano.
Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar
o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes
contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência
de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no
meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.
[...]
0 Comentários