Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 2 SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL BRASILEIRA

 

Aula 2
Objetivo da aula: coleta e organização de informações gerais sobre a diversidade étnico-cultural brasileira (língua, alimentos, ritmos e gêneros musicais, festas, espaços religiosos etc.)
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, canetas, atlas geográfico, livros, artigos e outras publicações impressas ou em meio digital.
Organização dos estudantes: pequenos grupos (até 4 pessoas).
Etapas de desenvolvimento:
- Sugira pesquisas sobre variadas expressões culturais brasileiras. Os grupos poderão recolher informações sobre manifestações culturais africanas e afrodescendentes (afoxé, bumba meu boi, capoeira, samba de roda, tambor de crioula etc.).
- É possível também, solicitar aos estudantes que pesquisem sobre alimentos nativos usados pelos indígenas e que se disseminaram na culinária do país, como mandioca e seus derivados (pirão, beiju, mingau, tapioca e outros) e brinquedos e brincadeiras de origem indígena (peteca, corrupio etc.).
- Por fim, poderão também buscar informações sobre influências e heranças de povos imigrantes, como comida japonesa, arquitetura alemã, casario colonial português, culinária árabe e outras mais.
- A turma poderá levar em conta também as influências associadas às migrações internas, como as trocas ocorridas pela presença de nordestinos em São Paulo e no Rio de Janeiro, sulistas na Amazônia e Nordeste, cariocas no Distrito Federal, entre outras.
- Peça aos estudantes que anotem os resultados. Eles serão importantes para que cada grupo escolha o tema e a manifestação que deverá mostrar na feira da diversidade.

Postar um comentário

0 Comentários