Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULAS 2 E 3 SOBRE COMÉRCIO E SERVIÇOS

 

Aulas 2 e 3
Objetivo da aula: Saída para reconhecer e localizar estabelecimentos comerciais e de serviços no entorno da escola.
Materiais específicos necessários: Cópias da planta do bairro, prancheta, papel, caderno, lápis, canetas, equipamentos para colher fotografias ou fazer pequenos vídeos (com acompanhamento de professores).
Etapas de desenvolvimento:
- Utilize essas duas aulas para organizar e realizar uma saída com os estudantes para mapear o entorno da escola. Divididos em pequenos grupos, eles deverão ter em mãos os materiais necessários para anotações. Registros com fotografias e vídeos também poderão ser muito úteis. Verifique se as plantas já têm indicações de formas de uso e ocupação do espaço. Observe também as escalas gráfica e numérica e, se necessário, ofereça esclarecimentos sobre o assunto para os estudantes.
- Escolha com a turma um perímetro, circunscrevendo vias e quarteirões a serem mapeados. A cada face do quarteirão, deverão anotar usos do solo e das edificações: lojas, oficinas, órgãos públicos, residências (casas, prédios), terrenos desocupados etc. Se possível, estimule e acompanhe os estudantes em conversas com moradores, donos de lojas e usuários de parques, entre outros, para identificar eventuais mudanças ocorridas nos usos e estabelecimentos da área.
- A turma deverá, sempre que possível, anotar nomes ou marcas de estabelecimentos ou identificar órgãos públicos. Se necessário, com a ajuda de outros professores ou gestor, em seguida, divida os estudantes em grupos para que percorram em menos tempo a área escolhida.

Postar um comentário

0 Comentários