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Aula 2 - Os territórios quilombolas no Brasil: desafios e possibilidades

 

Aula 2
Objetivo da aula: identificar, reconhecer e localizar territórios quilombolas em municípios e estados do Brasil.
Materiais específicos necessários: laboratório de informática (se possível), caderno, lápis, caneta, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: pequenos grupos (até quatro estudantes).
Etapas de desenvolvimento:
- Peça aos grupos que pesquisem mapas de terras quilombolas tituladas ou em processo de regularização nos estados brasileiros.
- Solicite também que comparem os resultados, examinando a diferença entre o número de territórios já delimitados e regularizados (ainda pequeno) e aqueles que aguardam regularização (em geral, montante muito mais elevado). Eles deverão registrar também a distribuição dos territórios nos estados.
- Os estudantes constatarão que apenas Acre e Roraima não possuem esses territórios (caso os dados para o ano de 2018 se mantenham); há grande presença deles no Maranhão, na Bahia, em Minas Gerais e no Nordeste em geral. O estado com mais territórios legalizados é o Pará; Minas Gerais tem muitas comunidades, mas nenhuma regularizada – criando vulnerabilidades para as populações envolvidas.
- Os grupos deverão anotar as informações, dedicando especial atenção aos dados do estado em que vivem.

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