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AULA 2 - FUSOS HORÁRIOS

 

Aula 2
Objetivo da aula: consulta a mapas e outras fontes sobre fusos horários e características naturais e humanas de diferentes localidades do mundo.
Materiais específicos necessários: atlas geográfico, laboratório de informática, caderno ou folhas de papel sulfite, lápis, canetas.
Organização dos estudantes: semicírculo.
Etapas de desenvolvimento:
- Peça à turma que se divida em pequenos grupos. Juntos, eles deverão preparar cartões para jogos da memória com informações importantes para um viajante. Proponha o seguinte roteiro:
a)   Consultar mapa com horários de localidades. Em seguida, cada grupo vai escolher seis localidades situadas em diferentes países e continentes.
b)  Cada localidade – como São Paulo, Paris, Nova York ou Melbourne – vai receber um par de cartões, com imagem de um lado e informações básicas de outro.
c)   Entre as informações básicas deverão constar:
 
– Nome da cidade e do país. Número de horas adiantadas ou atrasadas da localidade em relação a Greenwich ou, se o grupo preferir, em relação ao fuso horário de Brasília, a capital do Brasil;
– Tempo de viagem, diferenças de fuso horário e distância em quilômetros entre as localidades escolhidas pelo grupo e a cidade de Brasília. Por exemplo: Lima (Peru) está 3.167 km a oeste de Brasília, com duas horas a menos;
– Calcular hora de partida e hora de chegada entre Brasília e as localidades escolhidas;
– Anotar características naturais e culturais das localidades escolhidas. Por exemplo: a Cidade do Cabo (África do Sul) está cinco horas à frente de Brasília. País no extremo sul do continente africano banhado por dois oceanos, tem clima temperado, planaltos, montanhas, muitas riquezas minerais e grande diversidade natural e cultural. Entre os atrativos do país estão seus famosos parques nacionais com elefantes, leões, zebras e outros animais.

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