Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 SOBRE A UNESCO E OS PATROMÔNIOS DA HUMANIDADE

 

Aula 1
Objetivo da aula: diálogo sobre papéis e funções da Unesco / pesquisas sobre patrimônios da humanidade.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, canetas, atlas geográfico, laboratório de informática da escola (se possível).
Organização dos estudantes: pequenos grupos (até quatro pessoas).
Etapas de desenvolvimento:
- Converse com a turma sobre o tema da sequência didática e explique que o objetivo é que todos reflitam sobre os chamados patrimônios da humanidade e o papel da Unesco (agência da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).
- A partir desse tema, os estudantes poderão também aprender sobre a ONU, a mais importante organização multilateral existente, que tem como meta promover a integração cultural, econômica e social dos países-membros.
- Peça que se organizem em pequenos grupos (até quatro pessoas) para pesquisar os tipos de patrimônio da humanidade reconhecidos pela Unesco. Se possível, reserve antecipadamente a sala de informática para que os estudantes possam fazer a pesquisa na internet. Se não for possível, leve outros materiais que os estudantes possam consultar para a pesquisa.  
- Após percorrer as listas de patrimônios da humanidade reconhecidos pela Unesco, solicite que cada grupo escolha um patrimônio cultural material, um patrimônio imaterial e um patrimônio natural no Brasil e recolha informações a respeito deles. Eles deverão apresentar resultados na próxima aula. Para isso, poderão usar, por exemplo, mapa e lista interativa do portal da Unesco. Site para pesquisa: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Na ausência de equipamentos na escola, busque opções na comunidade com o auxílio do gestor e/ou do corpo docente.

Postar um comentário

0 Comentários