Aula 1
Objetivo da aula: organizar as duplas e o cronograma.
- Escrever
o título da Sequência Didática na lousa e explicá-lo: em duplas, os estudantes
viajarão, por meio de mapas, por rodovias federais que atravessam as regiões
Norte, Centro-Oeste e Sul do país, com o intuito de registrar características
físicas e sociais encontradas em tal viagem. A preferência é por rodovias que
percorram, em sua maior parte, essas regiões.
Início e Fim (municípios)
Estados
Domínios
morfoclimáticos
Bacias hidrográficas
Principais rios
Tipos de vegetação
original
Climas
Principais cidades
(entre 5 e 10)
Terras indígenas (mais
próximas)
Reservas extrativistas
Tipos de relevo
Sentido percorrido
(pontos cardeais e colaterais)
Latitude inicial e
final (mais próximas)
Longitude inicial e
final (mais próximas)
-
Garantir pelo menos um atlas geográfico por dupla, sendo a preferência um para
cada estudante.
-
Cada estudante deverá ter o processo de pesquisa registrado no caderno, sendo
que o trabalho final pode ser feito em um material para a dupla.
-
Garantir variedade nas escolhas, embora seja provável que as rodovias
escolhidas se repitam. Nesse caso, garantir que cada dupla fará sua própria
pesquisa e depois será possível comparar as informações coletadas.
-
Caso perceba que os estudantes terão dificuldades para realizar um trabalho
mais preciso, escolha uma rodovia do Sudeste ou Nordeste e complete as
informações, mostrando aos estudantes como procurar tais informações.
-
A seguir, leia o conteúdo do Departamento Nacional de Infraestrutura e
Transportes do Governo Federal, sobre as nomenclaturas das rodovias federais. Se
possível, imprimir uma cópia desse conteúdo por dupla. E, ainda, se possível,
navegue pelo site com os estudantes.
A nomenclatura das
rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal,
seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da
rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.
Os dois outros
algarismos definem a posição, a partir da orientação geral da rodovia,
relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul, Leste e
Oeste).
Veja abaixo como são
aplicadas essas definições:
5. RODOVIAS DE LIGAÇÃO
Estas rodovias
apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou
pelo menos ligando uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda
a nossas fronteiras internacionais.
Nomenclatura: BR-4XX
Primeiro Algarismo: 4
(quatro)
Algarismos Restantes:
A numeração dessas
rodovias varia entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da
Capital Federal, e entre 50 e 99, se estiver ao sul dessa referência.
Exemplos: BR-401 (Boa
Vista/RR – Fronteira BRA/GUI), BR-407 (Piripiri/PI – BR-116/PI e Anagé/PI),
BR-470 (Navegantes/SC –
Camaquã/RS), BR-488 (BR-116/SP – Santuário Nacional de Aparecida/SP).
Superposição de rodovias
Existem alguns casos de
superposições de duas ou mais rodovias. Nesses casos, usualmente é adotado o
número da rodovia que tem maior importância (normalmente a de maior volume de
tráfego), porém, atualmente, já se adota como rodovia representativa do trecho
superposto a rodovia de menor número, tendo em vista a operacionalidade dos
sistemas computadorizados.
Quilometragem das rodovias
A quilometragem das
rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação para a outra. Logo, toda
vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua
quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. O sentido da
quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano
Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma abaixo:
Rodovias Radiais – o
sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos
extremos do país, e tendo o quilômetro zero de cada estado no ponto da rodovia
mais próximo à Capital Federal.
Rodovias Longitudinais
– o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções desse
caso são as BR-163 e BR-174, que têm o sentido de quilometragem do sul para o
norte.
Rodovias Transversais –
o sentido de quilometragem vai do leste para o oeste.
Rodovias Diagonais – a
quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia, indo em direção ao
ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.
Rodovias de Ligação –
geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia
para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a
quilometragem começa na rodovia de maior importância.
Fonte:
BRASIL. DNIT. Nomenclatura das rodovias
federais. Disponível em: <http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais>. Acesso em: 22
set. 2018.
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