
Aula 1
Objetivo da aula: diálogo sobre heranças
culturais indígenas, africanas/afrodescendentes e de imigrantes em geral no
Brasil.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis,
canetas.
Organização dos estudantes: em roda, com o
grupo-classe.
Etapas de desenvolvimento:
- Inicie um diálogo com a turma sobre a diversidade
étnico-cultural brasileira. Pergunte o que já sabem sobre isso, ouça e registre
as respostas.
-
Ressalte que nossa formação social e cultural se deu pelo encontro de
indígenas, portugueses e africanos. Indique que, ao longo do tempo, houve outras
contribuições de imigrantes da Europa e da Ásia e, mais recentemente, de países
da América e outros da África. Apesar dos inúmeros conflitos e tensões, quase
sempre com perdas irreparáveis para nativos e africanos escravizados, houve
também uma intensa miscigenação e muitas trocas culturais. A riqueza cultural
do Brasil está justamente na imensa diversidade de manifestações que aqui se
deu em função desses encontros – e ainda vem se dando pelo contato entre
variados povos e culturas.
-
Peça exemplos à turma. Os estudantes poderão citar vocábulos de origem indígena
e africana em nossa língua, hábitos alimentares, ritmos e instrumentos
musicais, danças, festas e celebrações.
-
Apresente à turma a proposta de realização de feira da diversidade, em que serão
mostradas influências culturais de diferentes origens presentes na comunidade.
0 Comentários