Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL BRASILEIRA

 

Aula 1
Objetivo da aula: diálogo sobre heranças culturais indígenas, africanas/afrodescendentes e de imigrantes em geral no Brasil.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, canetas.
Organização dos estudantes: em roda, com o grupo-classe.
Etapas de desenvolvimento:
- Inicie um diálogo com a turma sobre a diversidade étnico-cultural brasileira. Pergunte o que já sabem sobre isso, ouça e registre as respostas.
- Ressalte que nossa formação social e cultural se deu pelo encontro de indígenas, portugueses e africanos. Indique que, ao longo do tempo, houve outras contribuições de imigrantes da Europa e da Ásia e, mais recentemente, de países da América e outros da África. Apesar dos inúmeros conflitos e tensões, quase sempre com perdas irreparáveis para nativos e africanos escravizados, houve também uma intensa miscigenação e muitas trocas culturais. A riqueza cultural do Brasil está justamente na imensa diversidade de manifestações que aqui se deu em função desses encontros – e ainda vem se dando pelo contato entre variados povos e culturas.
- Peça exemplos à turma. Os estudantes poderão citar vocábulos de origem indígena e africana em nossa língua, hábitos alimentares, ritmos e instrumentos musicais, danças, festas e celebrações.
- Apresente à turma a proposta de realização de feira da diversidade, em que serão mostradas influências culturais de diferentes origens presentes na comunidade. 

Postar um comentário

0 Comentários