Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 RESERVAS EXTRATIVISTAS

 

Aula 1
Objetivo da aula: debate coletivo sobre coberturas vegetais, impactos ambientais e unidades de conservação (reservas extrativistas).
Materiais específicos necessários: cadernos, lápis, caneta, atlas geográfico.
Organização dos estudantes: em roda, com o grupo-classe/individual (anotações).
Etapas de desenvolvimento:
- Faça um rápido debate inicial com a turma sobre as características principais das coberturas vegetais estudadas, do Brasil e do mundo.
- Em seguida, converse sobre agravos como desmatamento e queimadas e possíveis medidas de preservação da vegetação e dos ambientes, que implicam considerar as Unidades de Conservação (UCs) existentes em nosso país. Destas, vale a pena destacar o papel das Reservas Extrativistas (Resex), que serão o objeto de estudo desta SD. As reportagens da seção “Integrar conhecimentos” também ajudam a ilustrar a importância destas unidades, que são fundamentais para a subsistência de inúmeras comunidades.
- Peça que cada estudante, em casa, organize um texto com informações sobre biomas, coberturas vegetais, UCs e Resex no Brasil. Sugira consultas aos portais do Ibama e ICMBio para que examinem as listas das Resex no país.

Postar um comentário

0 Comentários