Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 - REDE HIDROGRÁFICA

 

Aula 1
Objetivo da aula: sensibilizar e aguçar a observação dos estudantes em relação aos rios urbanos, a partir de rios que correm pelo município.
Material específico necessário: seleção de fotografias com diferentes rios urbanos, procurando a diversidade física e cultural dos rios e de suas margens.
Organização dos estudantes: Semicírculo, a partir da mesa do professor.
Etapas de desenvolvimento:
- Perguntar sobre os rios do município no qual se encontram: quantos são? (os maiores/mais destacados); quais os nomes? De onde vêm? Para onde vão? Como são ocupadas as suas margens? Quais são suas pontes? A ideia aqui é que todos possam responder a alguma dessas questões, de modo a mostrarem o que conhecem ou desconhecem da rede hidrográfica do município. Registrar as respostas e pedir que os estudantes as copiem.
- Apresentar a seleção de fotos de rios urbanos variados e mesclar sua fala com a dos estudantes, enfatizando os elementos naturais e culturais das paisagens e destacando semelhanças e diferenças para com as características hidrográficas do município em questão.
- Como tarefa de casa, no caderno, os estudantes deverão complementar as respostas dadas e registradas na primeira parte da aula: quantos são? (os maiores/mais destacados); quais os nomes? De onde vêm? Para onde vão? Como são ocupadas as suas margens? Quais são suas pontes?

Postar um comentário

1 Comentários