Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO SUDESTE

 

Aula 1
Objetivo da aula: conversa inicial sobre a modernização e a produção agropecuária no Sudeste.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, canetas e atlas geográfico.
Organização dos estudantes: grupo-classe, duplas ou trios.
Etapas de desenvolvimento:
- Inicie a aula com uma conversa sobre os contextos da modernização agropecuária nacional. Pergunte aos estudantes se sabem o que é o processo de modernização agropecuária e quais os seus efeitos.
- Esclareça que o processo de modernização teve início nos anos 1950 e 1960, com a chamada Revolução Verde, e seus efeitos podem ser observados no Brasil neste período. É nessa fase, por exemplo, que começam a ser montados no país os primeiros tratores para uso na agricultura.
- Explique que a modernização consiste em um intenso processo de mecanização, utilização de máquinas, novas tecnologias, insumos industriais (como fertilizantes e agrotóxicos), sementes melhoradas, ração animal, vacinas etc. Esse processo gerou, ao longo do tempo, um extraordinário aumento da produção, mas também efeitos negativos, como a contaminação de águas e solos por substâncias tóxicas e a perda de postos de trabalho no meio rural.
- No Brasil, as regiões mais aptas a desenvolver um processo de modernização foram o Sudeste e o Sul, posteriormente, expandindo-se para o Centro-Oeste, o Nordeste e franjas ao sul da Amazônia (Norte). Atualmente, o país é um grande celeiro agrícola mundial, liderando a produção de café, açúcar, laranja e carne bovina e posicionando-se entre os principais produtores de soja, feijão, arroz, carne de aves, carne suína e outros.
- Solicite que anotem em seus cadernos as informações principais.

Postar um comentário

0 Comentários