Aula 1
Objetivo da aula: diálogo sobre
comunidades remanescentes de quilombos e seus territórios.
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Pergunte aos estudantes o que já sabem sobre os territórios quilombolas no
Brasil: o que são, como foram e quais estão sendo criados e com quais
finalidades. Esclareça que este será o tema de estudo nesta sequência didática. - Ouça as respostas e organize as informações no quadro de giz.
Esses
territórios integram a formação sociocultural e territorial brasileira, como
porções do espaço destinadas à garantia da vida e preservação cultural das
comunidades. Essas terras eram refúgios remotos de africanos e afrodescendentes
escravizados que fugiam das fazendas, ainda no período colonial e no Brasil
imperial.
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Indique que essas terras só estão asseguradas com o título definitivo da posse,
que deverá pertencer à comunidade. Desde 1988, o Estado brasileiro já
reconheceu mais de 3 mil dessas comunidades. Entretanto, menos de 7% estão
regularizadas (veja indicações ao final deste plano).
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É importante explicar aos estudantes que, assim como no caso dos povos
indígenas, a definição de comunidade quilombola ou remanescente de quilombo é autoatribuída,
ou seja, é a própria comunidade quem estabelece ser quilombola, mesmo que ali
existam outras influências culturais.
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Peça que registrem as principais informações discutidas na aula.
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