Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Aula 1 - Os territórios quilombolas no Brasil: desafios e possibilidades

 

Aula 1
Objetivo da aula: diálogo sobre comunidades remanescentes de quilombos e seus territórios.
Materiais específicos necessários: caderno, lápis, caneta.
Organização dos estudantes: em roda, com a turma.
Etapas de desenvolvimento:
- Pergunte aos estudantes o que já sabem sobre os territórios quilombolas no Brasil: o que são, como foram e quais estão sendo criados e com quais finalidades. Esclareça que este será o tema de estudo nesta sequência didática. - Ouça as respostas e organize as informações no quadro de giz.
Esses territórios integram a formação sociocultural e territorial brasileira, como porções do espaço destinadas à garantia da vida e preservação cultural das comunidades. Essas terras eram refúgios remotos de africanos e afrodescendentes escravizados que fugiam das fazendas, ainda no período colonial e no Brasil imperial.
- Indique que essas terras só estão asseguradas com o título definitivo da posse, que deverá pertencer à comunidade. Desde 1988, o Estado brasileiro já reconheceu mais de 3 mil dessas comunidades. Entretanto, menos de 7% estão regularizadas (veja indicações ao final deste plano).
- É importante explicar aos estudantes que, assim como no caso dos povos indígenas, a definição de comunidade quilombola ou remanescente de quilombo é autoatribuída, ou seja, é a própria comunidade quem estabelece ser quilombola, mesmo que ali existam outras influências culturais.
- Peça que registrem as principais informações discutidas na aula.


Postar um comentário

0 Comentários