Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AULA 1 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

Aula 1
Objetivo da aula: aproximar os mapas históricos dos estudantes e instigar a pesquisa sobre toponímias.
Materiais específicos necessários: Mapas históricos da Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP, disponíveis em: <http://www.cartografiahistorica.usp.br/> (Acesso em: 24 out. 2018); atlas; dicionário.
Organização dos estudantes: semicírculo / grupos.
Etapas de desenvolvimento:
- Escrever o título desta sequência didática no quadro de giz e explicá-lo, palavra por palavra, destacando elementos importantes para a continuação das aulas:
heranças – características culturais e de modos de ser deixados pelos antepassados que habitaram essas terras;
toponímicas – a escolha dos nomes por variadas motivações (relação com elemento geográfico, colonização, fato histórico);
território – conceito ligado a relações de poder e áreas de influência e controle, delimitado e vivido como extensão da experiência geográfica sentida corporalmente;
nomeado – o ato de nomear enquanto modo de vincular-se ao espaço agora nomeado, enquanto registro de uma dada cultura e seu modo próprio de relação com as coisas do mundo.
- Pode-se, antes da explicação, pedir que os estudantes digam o que compreenderam do título e o que sabem sobre a palavra “toponímia”. Destacar o prefixo “topos”.
- Listar no quadro de giz nomes diversos de lugares que os estudantes conhecem, buscando variedade entre nomes de cidades, rios, morros etc.
- Realizar uma “arqueologia coletiva”, de acordo com as possibilidades da escola:
a) reproduzir o arquivo em tela grande;
b) selecionar partes e inserir como slides; imprimir partes importantes (após dar zoom).
O importante aqui é mostrar aos estudantes as formas possíveis de se aproximarem dos mapas. Eles deverão registrar nomes, comentar imagens e o que for possível identificar daquele mapa nos dias atuais. Use a aula para observação e descrição minuciosa do mapa a seguir:


Postar um comentário

0 Comentários