
Aula 1
Objetivo da aula: aproximar os mapas históricos dos estudantes e
instigar a pesquisa sobre toponímias.
Materiais específicos necessários: Mapas históricos da
Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP, disponíveis em: <http://www.cartografiahistorica.usp.br/> (Acesso em: 24 out.
2018); atlas; dicionário.
Organização dos estudantes: semicírculo / grupos.
Etapas de desenvolvimento:
- Escrever o título desta sequência didática no quadro
de giz e explicá-lo, palavra por palavra, destacando elementos importantes para
a continuação das aulas:
heranças – características
culturais e de modos de ser deixados pelos antepassados que habitaram essas
terras;
toponímicas – a escolha dos nomes
por variadas motivações (relação com elemento geográfico, colonização, fato
histórico);
território – conceito ligado a
relações de poder e áreas de influência e controle, delimitado e vivido como
extensão da experiência geográfica sentida corporalmente;
nomeado – o ato de nomear
enquanto modo de vincular-se ao espaço agora nomeado, enquanto registro de uma
dada cultura e seu modo próprio de relação com as coisas do mundo.
- Pode-se, antes da
explicação, pedir que os estudantes digam o que compreenderam do título e o que
sabem sobre a palavra “toponímia”. Destacar o prefixo “topos”.
- Listar no quadro de
giz nomes diversos de lugares que os estudantes conhecem, buscando variedade
entre nomes de cidades, rios, morros etc.
- Realizar uma “arqueologia
coletiva”, de acordo com as possibilidades da escola:
a) reproduzir o arquivo
em tela grande;
b) selecionar partes e
inserir como slides; imprimir partes
importantes (após dar zoom).
O importante aqui é mostrar aos estudantes as
formas possíveis de se aproximarem dos mapas. Eles deverão registrar nomes,
comentar imagens e o que for possível identificar daquele mapa nos dias atuais.
Use a aula para observação e descrição minuciosa do mapa a seguir:

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