SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Desigualdade
social
Objeto de conhecimento e habilidade da BNCC (3a
versão) |
|
Objeto de conhecimento |
Habilidade |
Diferenças
étnico-culturais e desigualdades sociais |
(EF05GE02)
Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos
em diferentes territórios. |
3. NÚMERO ESTIMADO DE
AULAS
1 aula (de 40 a 50 minutos).
Aula 1
Conteúdo específico:
Desigualdade social.
Recursos
didáticos:
Quadro de giz; giz; folhas de papel sulfite e
material para desenhar e colorir.
Gestão dos alunos:
Os alunos deverão estar sentados em seus
lugares habituais.
Encaminhamento:
Inicie a aula informando aos alunos que eles discutirão
a noção de desigualdade social. Nesse momento, verifique se eles conhecem o
significado dessa expressão.
Em seguida, estimule um debate sobre as causas
da desigualdade social e de que modo podemos percebê-la em nosso dia a dia. Pergunte aos alunos o que eles
acham que causa a desigualdade social; por que algumas pessoas têm acesso a
serviços de qualidade e outras não, como alimentação de qualidade, moradia
digna, boa educação; se no local onde vivem todas as pessoas têm acesso a
serviços de qualidade; de que modo é possível acabar com a desigualdade social
etc.
Faça as interferências necessárias e verifique
se os alunos têm noção de que a distribuição desigual de renda entre os
cidadãos causa a desigualdade social. Explique que em nosso país a maior parte
da renda fica concentrada em uma pequena parcela da população. A renda permite que as pessoas tenham acesso
a bens e serviços que elas necessitam. Assim, as pessoas que ficam com a menor
parte da renda não têm acesso a bens e serviços de qualidade.
Encerrado o debate, verifique se os alunos
ainda têm dúvida sobre este conteúdo. Em seguida, distribua as folhas de papel
sulfite e o material para desenho e peça que representem cenas que demonstrem a
desigualdade social em nosso país. Você
pode pendurar todos os desenhos em um varal ou mural da sala de aula e pedir
aos alunos que falem sobre o que desenharam.
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, analise
os desenhos e verifique se eles de fato compreenderam de que modo a
desigualdade pode ser observada em nossa sociedade. Peça também que escrevam no
caderno uma definição para desigualdade social.
Como atividade complementar solicite aos alunos
que escrevam um pequeno texto resumindo os principais aspectos discutidos em
aula.
4. ACOMPANHAMENTO DAS
APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES
Durante as aulas, procure identificar as
facilidades e as dificuldades dos alunos e o envolvimento de cada um nas
atividades propostas. Caso necessário, redefina as estratégias
didático-pedagógicas adotadas de acordo com o que for verificado.
Além das sugestões de acompanhamento das
aprendizagens apresentadas no encaminhamento da aula, é possível aplicar uma
autoavaliação para acompanhar a aprendizagem dos alunos e conhecer a percepção
deles sobre seus próprios aprendizados e suas dificuldades.
A autoavaliação é uma prática que colabora para
o desenvolvimento da autonomia dos alunos em relação ao seu processo de
aprendizagem. Essa atividade deve conter, além dos conteúdos trabalhados,
aspectos atitudinais relacionados à forma como os alunos se apropriam das
aulas, como interagem com seus colegas e como se organizam para estudar e
realizar atividades propostas.
Imprima para cada aluno uma cópia da proposta
de autoavaliação disponível no Anexo 1. Peça aos alunos que respondam
individualmente às perguntas e ressalte que não se trata de uma atividade para
nota, mas de um recurso para refletirem sobre o que aprenderam. É importante
que eles sejam motivados a pensar na maneira como aprendem, nas dificuldades
que encontram e que possam se avaliar de modo equilibrado e justo.
A autoavaliação integra o rol de estratégias de
acompanhamento das aprendizagens e, dessa forma, propicia uma oportunidade para
que o professor auxilie os alunos a encontrar meios de superar as dificuldades
apresentadas, considerando que, em alguns casos, haverá necessidade de rever as
estratégias adotadas.
5. AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
Para avaliar o desenvolvimento da aprendizagem
referente a esta sequência didática, aplique as questões propostas no Anexo
2.
Na questão 1, espera-se que os alunos percebam
que a desigualdade social pode ser percebida quando identificamos que algumas
pessoas têm acesso a serviços e bens como moradias dignas, educação de
qualidade, atendimento médico adequado etc, e outras não.
Na questão 2, verifique se os alunos conseguem
analisar de modo crítico o lugar em que vivem, identificando possíveis
contrastes sociais.
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