Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Aula sobre desigualdade social

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Desigualdade social
 

1. APRESENTAÇÃO
A desigualdade social pode ser percebida quando o acesso a bens, serviços e recursos não se dá de maneira equânime na sociedade, fazendo com que determinados grupos sejam privados até mesmo de satisfazer necessidades básicas. 
Embora a própria Constituição Federal defina que um dos objetivos do país é reduzir as desigualdades e criar uma sociedade mais justa, o Brasil ainda convive com profundas desigualdades sociais, que estão associadas, principalmente, à alta concentração de renda.
Nesta etapa da aprendizagem, espera-se que os alunos consigam identificar as desigualdades sociais presentes em nossa sociedade e, assim, se formem cidadãos conscientes e críticos desse problema.
 
2. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Reconhecer que a desigualdade social manifesta-se de diferentes formas em nossa sociedade. 
 
Nesta sequência didática, é trabalhado o seguinte objeto de conhecimento e habilidade, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (3a versão):
 

Objeto de conhecimento e habilidade da BNCC (3a versão)

Objeto de conhecimento

Habilidade

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

 

3. NÚMERO ESTIMADO DE AULAS
1 aula (de 40 a 50 minutos).
 
Aula 1
 
Conteúdo específico:
Desigualdade social.  
 
Recursos didáticos: 
Quadro de giz; giz; folhas de papel sulfite e material para desenhar e colorir.
 
Gestão dos alunos:
Os alunos deverão estar sentados em seus lugares habituais.
 
Encaminhamento:
Inicie a aula informando aos alunos que eles discutirão a noção de desigualdade social. Nesse momento, verifique se eles conhecem o significado dessa expressão.
Em seguida, estimule um debate sobre as causas da desigualdade social e de que modo podemos percebê-la em nosso dia a dia. Pergunte aos alunos o que eles acham que causa a desigualdade social; por que algumas pessoas têm acesso a serviços de qualidade e outras não, como alimentação de qualidade, moradia digna, boa educação; se no local onde vivem todas as pessoas têm acesso a serviços de qualidade; de que modo é possível acabar com a desigualdade social etc.
Faça as interferências necessárias e verifique se os alunos têm noção de que a distribuição desigual de renda entre os cidadãos causa a desigualdade social. Explique que em nosso país a maior parte da renda fica concentrada em uma pequena parcela da população.  A renda permite que as pessoas tenham acesso a bens e serviços que elas necessitam. Assim, as pessoas que ficam com a menor parte da renda não têm acesso a bens e serviços de qualidade.
Encerrado o debate, verifique se os alunos ainda têm dúvida sobre este conteúdo. Em seguida, distribua as folhas de papel sulfite e o material para desenho e peça que representem cenas que demonstrem a desigualdade social em nosso país.  Você pode pendurar todos os desenhos em um varal ou mural da sala de aula e pedir aos alunos que falem sobre o que desenharam.
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, analise os desenhos e verifique se eles de fato compreenderam de que modo a desigualdade pode ser observada em nossa sociedade. Peça também que escrevam no caderno uma definição para desigualdade social.
Como atividade complementar solicite aos alunos que escrevam um pequeno texto resumindo os principais aspectos discutidos em aula.
 
4. ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES
Durante as aulas, procure identificar as facilidades e as dificuldades dos alunos e o envolvimento de cada um nas atividades propostas. Caso necessário, redefina as estratégias didático-pedagógicas adotadas de acordo com o que for verificado.
Além das sugestões de acompanhamento das aprendizagens apresentadas no encaminhamento da aula, é possível aplicar uma autoavaliação para acompanhar a aprendizagem dos alunos e conhecer a percepção deles sobre seus próprios aprendizados e suas dificuldades.
A autoavaliação é uma prática que colabora para o desenvolvimento da autonomia dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem. Essa atividade deve conter, além dos conteúdos trabalhados, aspectos atitudinais relacionados à forma como os alunos se apropriam das aulas, como interagem com seus colegas e como se organizam para estudar e realizar atividades propostas.
Imprima para cada aluno uma cópia da proposta de autoavaliação disponível no Anexo 1. Peça aos alunos que respondam individualmente às perguntas e ressalte que não se trata de uma atividade para nota, mas de um recurso para refletirem sobre o que aprenderam. É importante que eles sejam motivados a pensar na maneira como aprendem, nas dificuldades que encontram e que possam se avaliar de modo equilibrado e justo.
A autoavaliação integra o rol de estratégias de acompanhamento das aprendizagens e, dessa forma, propicia uma oportunidade para que o professor auxilie os alunos a encontrar meios de superar as dificuldades apresentadas, considerando que, em alguns casos, haverá necessidade de rever as estratégias adotadas.
 
5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
Para avaliar o desenvolvimento da aprendizagem referente a esta sequência didática, aplique as questões propostas no Anexo 2.
Na questão 1, espera-se que os alunos percebam que a desigualdade social pode ser percebida quando identificamos que algumas pessoas têm acesso a serviços e bens como moradias dignas, educação de qualidade, atendimento médico adequado etc, e outras não.
Na questão 2, verifique se os alunos conseguem analisar de modo crítico o lugar em que vivem, identificando possíveis contrastes sociais. 

PDF

Postar um comentário

0 Comentários