Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE CONCEITOS GEOGRÁFICOS II

 

26 (FEPESE 2021) Analise as afirmativas abaixo:
1. As paisagens do presente guardam marcas do passado.
2. Paisagens naturais são aquelas nas quais predominam elementos naturais.
3. Paisagens humanizadas são aquelas nas quais predominam os elementos modificados por ação antrópica.
4. A paisagem é o ponto de partida da investigação geográfica. Seu estudo é importante para compreender as causas e as consequências da transformação e organização do espaço.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) É correta apenas a afirmativa 1.
B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
 
27 (FURB 2021) É um conceito interligado ao conceito de tempo. (...) Sociedade e paisagem figuram-se mutáveis pela transformação do trabalho humano, atribuindo-lhe caráter dinâmico e temporal impresso na materialização da memória e da identidade.
O excerto acima refere-se ao conceito de:
A) Território.
B) Espaço.
C) Paisagem.
D) Lugar.
E) Região.
 
28 (Avanca SP 2021) Como se sabe, o “espaço” é um dos conceitoschave para a análise geográfica da sociedade. No que se refere às diferentes acepções de espaço no pensamento geográfico, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Na geografia humanista, o espaço é entendido como lócus da reprodução das relações sociais de produção.
II – Na geografia teórico-quantitativa, o espaço é considerado tanto por meio da noção de planície isotrópica quanto de sua representação matricial.
III – O espaço absoluto, compreendido como quadro de referência dos fenômenos, é o conceito central da geografia tradicional.
A) Apenas o item I é verdadeiro.
B) Apenas o item II é verdadeiro.
C) Apenas o item III é verdadeiro.
D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
E) Todos os itens são verdadeiros.
 
29 (IBADE 2020) “Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam. Não é uma divisão simples com o natural, mas uma divisão com a noção de divisão social. “Trata-se de um conceito de:
A) paisagem.
B) território.
C) lugar.
D) religião.
E) região.
 
30 (ADM TEC 2020) Leia as afirmativas a seguir:
I. Em termos gerais, o espaço natural se difere do espaço geográfico, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano. Assim, o espaço natural somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive, do qual retira o que lhe é necessário para a sobrevivência, promovendo alterações de suas características originais.
II. Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano. Assim, o espaço geográfico somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive, do qual retira o que lhe é necessário para a sobrevivência, promovendo alterações de suas características originais.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 
31 (UNESC 2020) Partindo do pressuposto de que o espaço é a expressão da sociedade, analise a marque a alternativa que define o conceito de espaço geográfico.
A) Entende-se por espaço geográfico todo e qualquer lugar que apresente os aspectos físicos na sua integra.
B) Espaço geográfico é um fenômeno que existe entre as paisagens naturais do meio físico.
C) O espaço geográfico é todo o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração dos recursos naturais.
D) O espaço geográfico é o espaço habitado e utilizado pelo ser humano. É uma parte da porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a utilização dos recursos hídricos somente.
 
32 (UESPI 2029) Um conceito importante é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade; por isso a realidade não pode operar fora dele. Consequentemente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade
[...]. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
Segundo Milton Santos, para se analisar o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar, de maneira integrada, as categorias de análise do espaço, que são
A) sociedade e espaço.
B) tempo, espaço e produção.
C) forma, função, estrutura e processo.
D) espaço, lugar, território, região e paisagem.
E) extensão, analogia, causalidade, conexão e atividade.
 
33 (Consel 2019) “Ele deve ser considerado como uma totalidade, a exemplo da própria sociedade que lhe dá vida (...) deve ser considerado como um conjunto de funções e formas que se apresentam por processos do passado e do presente (...) se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que se manifestam através de processos e funções” (SANTOS, 1978, p. 122).
O trecho faz referência ao:
A) Território
B) Espaço
C) Lugar
D) Paisagem
 
34 (Instituto Excelência 2019) O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Em relação ao espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA.
A) O espaço é um verdadeiro campo de forças cuja formação é desigual. Eis a razão pela qual a evolução espacial não se apresenta de igual forma em todos os lugares”.
B) O espaço precisa ser considerado como totalidade: conjunto de relações realizadas através de funções e formas apresentadas historicamente por processos do presente.
C) O espaço geográfico nem sempre é organizado pelo homem que vive em sociedade e, cada sociedade, historicamente, produz seu espaço como lugar de sua própria reprodução.
D) Todas as alternativas estão corretas.
E) Nenhuma das alternativas.
 
35 (Instituto Excelência 2029) Região é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço. Sobre o tema região, assinale a alternativa CORRETA.
A) A região é definida como “um conjunto específico de relacionamentos culturais entre um grupo e determinados lugares”. Ou seja, “é uma apropriação simbólica de uma porção do espaço por um determinado grupo, e é um elemento constitutivo de sua identidade”.
B) A região parte da base, emerge da consciência das desigualdades regionais e é a contestação ao centralismo, é a luta pela autonomia.
C) As regiões aparecem como as distintas versões da globalização esta garante a homogeneidade, mas, ao contrário, instiga diferenças, reforça-as e até mesmo depende delas.
D) A partir das diferentes interpretações do fenômeno regional como modo de produção, conexão entre classes sociais e acumulação capitalista, relações entre o Estado e a sociedade local e à luz da Geografia Crítica, tem-se a ratificação da premissa de que a região é um objeto igualitário, cuja compreensão abrange a dinâmica social, econômica e política que lhe é inerente.
E) Nenhuma das alternativas.
 
36 (COTEC FADENOR 2019) INSTRUÇÃO: Leia o fragmento de texto a seguir para responder à questão 03.
O espaço geográfico é dinâmico. Sua dinâmica é representada pelo movimento, o girar do círculo. Este giro expressa a ideia: um todo uno, múltiplo e complexo. Esta representação é elaborada no sentido de expressar a concepção de que: o espaço geográfico pode ser lido através do conceito de paisagem e ou território, e ou lugar, e ou ambiente; sem desconhecermos que cada uma dessas dimensões está contida em todas as demais. Paisagens contêm territórios que contêm lugares que contêm ambientes valendo, para cada um, todas as conexões possíveis.
Fonte: SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espaço geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova (Revista electrónica de geografía y ciencias sociales). Barcelona, 2001.
De acordo com o fragmento de texto e seus conhecimentos, pode-se afirmar que:
A) O território refere-se a um espaço em que há relação de pertencimento ou algum tipo de sentimento por ele.
B) O espaço geográfico, desde o início da ciência geográfica, é definido como o ambiente natural onde a presença humana é desconsiderada.
C) A paisagem é uma categoria que surgiu na geografia alemã e trata da relação de poder e de domínio que o homem impõe no espaço.
D) A geografia possui diversos objetos de estudos, haja vista que a superfície terrestre pode ser interpretada de maneira diferenciada, dependendo da relação do homem com o ambiente.
E) O objeto de estudo da geografia é o espaço, no entanto essa categoria pode ser compreendida e derivada em outras categorias geográficas, como, por exemplo, paisagem, território e lugar.
 
37 (UESPI 2019) Nas atuais condições de globalização, a metáfora proposta por Pascal parece ter ganho realidade: o universo visto como uma esfera infinita, cujo centro está em toda parte. Na verdade, a globalização faz também redescobrir a corporeidade. O mundo da fluidez, a vertigem da velocidade, a frequência dos deslocamentos e a banalidade do movimento e das alusões a lugares e a coisas distantes, revelam, por contraste, no ser humano, o corpo como uma certeza materialmente sensível, diante de um universo difícil de apreender.
SANTOS, M. A Natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.
A partir do entendimento do fragmento e da compreensão do conceito de lugar, deve-se considerar que
A) o lugar é o intermédio entre o indivíduo e o mundo, uma vez que o mundo, para o indivíduo, é estranho e abstrato, e somente no lugar ele ganha contornos reais, pois é nele que o homem constrói um quadro de uma referência pragmática com mundo.
B) o lugar é o subespaço de interação do homem com o meio geográfico e nele o indivíduo constrói referências de localização, de relações sociais e de afetividade, que só se dão no âmbito local, estritamente em função de forças globais.
C) o lugar pode ser entendido como o espaço cotidiano compartilhado entre as mais diversas pessoas, firmas e instituições, sendo cooperação e conflito a base da vida em comum que nele se dá, num quadro em que as questões coletivas se sobrepõem às individuais.
D) o lugar é constituído a partir de uma própria racionalidade fundada em fatores locais, endógenos e orgânicos, mas cuja existência funcional é dependente de fatores externos, pois cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global.
E) o lugar se funda na escala do cotidiano, e seus parâmetros são a copresença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização, obedecendo a normas globais a partir de vetores técnicos, informacionais, econômicos, sociais, políticos e culturais.
 
38 (Instituto AOCP 2029) A geografia se defronta com a tarefa de analisar o espaço geográfico como uma categoria para compreender a realidade, devendo esse espaço ser entendido como uma totalidade dinâmica em que interagem fatores naturais, políticos e socioeconômicos. Dentro dessa perspectiva, o território como categoria da geografia pode ser definido como
A) a porção do espaço visível e material, mas o processo de sua transformação revela grandes conflitos socioambientais. Portanto evidencia a relação de afetividade entre homem e natureza, a qual está em constante transformação.
B) o conjunto de formas que, em um dado momento, exprime as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
C) uma referência associada à localização e aos limites mais ou menos habituais atribuídos à diversidade espacial como referência a um conjunto de área onde há o domínio de determinadas características que distinguem aquela área das demais.
D) uma base central nas relações entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço. Isso porque a sua delimitação está assentada nas relações de poder, domínio e apropriação contidas no território.
 
39 (CETREDE 2019) Leia o texto a seguir.
Deve ser considerado como uma totalidade, a exemplo da própria sociedade que lhe dá vida (...) Deve ser considerado como um conjunto de funções e formas que se apresentam por processos do passado e do presente (...) ele se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que se manifestam através de processos e funções
(SANTOS, 1978, p. 122, grifo nosso).
O conceito abordado no texto, se refere à (ao)
A) paisagem.
B) lugar.
C) território.
D) região.
E) espaço.
 
40 (Objetiva Concursos 2019) De acordo com a obra de SUERTEGARAY, em relação a alguns conceitos geográficos básicos, analisar os itens abaixo:
I. Na visão de Cassetti espaço geográfico pode ser entendido como as relações processuais que explicam a materialidade da paisagem.
II. Para Souza, territórios não são relações sociais projetadas no espaço.
III. De uma perspectiva clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza num espaço circunscrito. Para muitos, o limite da paisagem atrelava-se à possibilidade visual.
Estão CORRETOS:
A) Somente os itens I e II.
B) Somente os itens I e III.
C) Somente os itens II e III.
D) Todos os itens.
 
41 (FGV 2021) Leia o fragmento a seguir.
“No estudo do espaço no âmbito da geografia _____ consideram-se os _____ espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da _____.”
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
A) humanista – discursos – experiência
B) marxista – sentimentos – crítica
C) humanista – discursos – crítica
D) humanista – sentimentos – experiência
E) marxista – discursos – experiência
 
42 (Instituto Machado de Assis 2019) Além do espaço geográfico, principal objeto de análise da Geografia, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. Sobre esses conceitos, analise as afirmações abaixo:
I. Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. O conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.
II. Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas.
III. Lugar: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela.
IV. Região: pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo.
Está CORRETO o que se afirma SOMENTE em:
A) Itens I e II.
B) Itens I e III.
C) Itens II e IV.
D) Itens I, II, III e IV.
 
43 (UESPI 2019) Se nos situarmos do ponto de vista da evolução histórica dos instrumentos de trabalho, em um enfoque vertical, constataremos que a natureza do espaço social tem mudado. Se preferirmos um enfoque horizontal, isto é, dentro de cada espaço, encontraremos uma distribuição irregular de modelos mais avançados dos instrumentos de trabalho, mas também a coabitação de modelos antigos e modernos e em muito raros lugares há a homogeneidade de instrumentos de trabalho de acordo com, ou do ponto de vista de sua “idade”. Os lugares, então, se diferenciam: de um lado, pelo grau de modernização dos recursos; de outro lado, pela forma com que se combinam as diferentes modalidades de recursos.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Edusp, 2004.
Tendo por base a abordagem teórica sobre o espaço geográfico, deve-se entender que
A) o espaço é constituído a partir da produção de próteses, de acordo com cada momento histórico específico e, após cada momento de construção, funciona como receptáculo inerte das relações sociais vigentes.
B) o espaço geográfico é constituído ao longo da história, a partir das funcionalidades por ele demandadas em dado momento histórico e social, formando um complexo de tempos e processos desiguais acumulados.
C) a organização do espaço geográfico se dá a partir do trabalho atual, que se desenha levando em conta o trabalho preexistente materializado em formas espaciais pretéritas, através das quais as funções espaciais se perpetuam.
D) a produção do espaço ocorre na combinação do trabalho preexistente, materializado em formas espaciais, com o trabalho atual, num processo que leva em conta as diferentes técnicas disponíveis e as demandas socioeconômicas locais e globais.
E) a construção do espaço é dada pelo movimento da sociedade e da produção, notadamente da produção capitalista, e é constituído por um conjunto de coisas, funcionando como estrutura subordinada e subordinante da sociedade.
 
44 (Consel  2019) “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos anteriormente apontados. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço. Com eles procuramos dar conta de um mundo cada vez mais “acelerado e fluido” e, por isso, mais denso e complexo. Eles permitem apreender o espaço nas suas formas de organização, validar o que foi herdado do passado e atender às novas necessidades. Tal arsenal teórico abre campo para a análise e a construção de concepções de mundo, que o compreendam de forma globalizante e como resultado da dinâmica de transformação das sociedades.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/p df/cienciah.pdf Acesso em: 06/Out/2019
Acerca desses conceitos-chave, quais afirmativas estão corretas?
I. A paisagem tem um caráter social, pois ela é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu trabalho, cultura, emoção. A paisagem é percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.
II. Lugar é a porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade. Ele possui densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa.
III. O conceito de território é determinado enquanto espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, ou seja, quem domina ou influencia e como domina e influencia uma área.
A) A afirmação I e III estão corretas.
B) A afirmação II e III estão corretas
C) Apenas a afirmação III está correta.
D) Todas as afirmações estão corretas.
 
45 (Pró Município 2019) Denominações como lugar, região, território, paisagem e espaço geográfico são bastante utilizados no ensino e estudo da Geografia. Dentro deste contexto assinale a alternativa que define território:
A) É a aparência da realidade geográfica, aquilo que nossa percepção auditiva, olfativa, tátil e principalmente visual capta;
B) É conceituada como uma determinada área da superfície terrestre, com extensão variável, que apresenta características próprias e particulares que a diferenciam das demais;
C) É o recorte do espaço geográfico sob o controle de um poder instituído e suas esferas subnacionais;
D) É o ponto de partida para a compreensão do espaço geográfico em escalas nacional, regional ou mundial, estabelecendo laços afetivos, onde construímos nossa identidade cultural.
 
46 (UFU 2019) As análises dos fenômenos geográficos são realizadas por meio de categorias definidoras e delimitadoras da ciência geográfica (lugar, região, território, paisagem e espaço). Todavia, isoladas, essas categorias não têm competência científica para compreender os fenômenos na sua totalidade, por isso, cientificamente, a relação das categorias
A) necessita de apoio teórico, principalmente da cartografia, para classificar visualmente os lugares e compreender as diferentes regiões materializadas nas paisagens.
B) define os parâmetros seguidos para interpretar o fato geográfico por meio do método e isso o torna independente das questões e dos direcionamentos metodológicos.
C) precisa ser consorciada com outros conceitos próprios do tema pesquisado em questão, tendo as escalas geográfica e cartográfica como componentes fundamentais dessas análises.
D) classifica as prioridades da pesquisa geográfica, mapeando categorias e hierarquizando conteúdo.
 
47  (COTEC FADENOR 2019) As categorias geográficas são elementos fundamentais para a compreensão da ciência geográfica. Dessa forma, associe a categoria geográfica à sua definição.
(1) Paisagem
(2) Lugar
(3) Espaço geográfico
( ) É formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações não considerados isoladamente, mas como um quadro único.
( ) É a expressão materializada das relações do homem com a natureza num espaço circunscrito, em que o limite se atrela à possibilidade visual.
( ) Espaço vivido no qual há um cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, com isso, é a base da vida em comum.
A associação CORRETA, de cima para baixo, é:
A) 3, 1 e 2.
B) 2, 1 e 3.
C) 3, 2 e 1.
D) 2, 3 e 1.
E) 1, 2, e 3.
 
48 (Instituto Excelência 2019) A paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências. Sobre a paisagem na geografia, assinale a alternativa CORRETA.
A) Paisagem um termo bastante usado, mas impreciso e, por isso mesmo, utilizado às vezes sem critério. Para este autor, não seria a simples junção de elementos geográficos que resultaria em uma paisagem, mas a combinação dinâmica, instável, dos elementos físicos, biológicos e antrópicos.
B) A região e área são, em certo sentido, termos equivalentes a paisagem.
C) Os geógrafos alemães desenvolveram uma concepção pragmática de paisagem com a ideia de mosaico, cuja formação se dá pela repetição similar de ecossistemas locais ou usos da terra. Ou seja, um conjunto integrado e repetido de elementos espaciais, caracteriza uma paisagem.
D) A construção do conceito de paisagem na geografia brasileira foi influenciada pela escola inglesa. Só mais recentemente, com as técnicas de geoprocessamento, é que a influência anglo-saxônica se faz presente no conceito de paisagem como produto de estudos integrados.
E) Paisagem não é o mesmo que espaço geográfico, mas pode ser compreendida como uma manifestação deste. O espaço é o objeto de estudo da geografia, enquanto a paisagem poderia ser entendida como uma medida dimensional de compreensão de um lugar
 
49  (FUMARC 2018) O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que permitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geográficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá-las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.
A categoria conceituada pela supracitada corrente é:
A) Lugar
B) Paisagem
C) Região
D) Território
E) Não lugar
 
50 (VUNESP 2014) A Geografia tem como objeto de estudo as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o ensino de Geografia deve abordar principalmente o estudo da paisagem, do lugar e do território. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia, paisagem é definida como uma
A) unidade visível, com múltiplos espaços e tempos, em permanente transformação, resultante da interação entre seus elementos sociais, culturais e naturais.
B) unidade visível, caracterizada pela relação dinâmica entre os elementos biofísicos da natureza.
C) síntese de distintos espaços topológicos caracterizados pela semelhança entre seus elementos bio-físicos.
D) unidade geográfica caracterizada pela relação assimétrica entre fatores de ordem culturais e econômicos.
E) configuração da dinâmica política de uma região, de um estado ou de uma nação.
 
26: E
27: B
28: B
29: B
30: D
31: C
32: C
33: B
34: A
35: A
36: E
37: A
38: D
39: E
40: B
41: D
42: A
43: D
44: D
45: C
46: C
47: A
48: B
49: A
50: A


Postar um comentário

0 Comentários