Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

35 QUESTÕES RECENTES SOBRE BIOMAS BRASILEIROS

 

1. (AMEOSC 2021) Os ecossistemas brasileiros são formados por contribuição de fatores abióticos como o regime de chuvas, o relevo, o clima, a quantidade de luz solar, dentre outros. Sobre o bioma Pantanal julgue os itens a seguir como (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa CORRETA.
I.(__)Pode ser considerada a maior área úmida continental do mundo.
II.(__)Considerado um bioma que ocorre exclusivamente em território brasileiro.
III.(__) A paisagem do pantanal apresenta apenas os campos inundáveis intermitentes.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
A) I.V, II.F, III.V.
B) I.F, II.V, III.F.
C) I.V, II.F, III.F
D) I. F, II.V, III.V.
 
2. (IDECAN 2019) A caatinga é a vegetação característica do Nordeste brasileiro. Essa região é bastante árida devido à forte sazonalidade de chuvas. O número de meses secos aumenta da borda para o centro da região, sendo que algumas áreas apresentam de 7– 10 meses sem água para as plantas. Devido a essa escassez de água, as plantas que ocorrem nesse ambiente têm como adaptações
A) raízes superficiais, folhas coriáceas e reprodução assexuada.
B) troncos tortuosos, casca e folhas grandes e longas raízes.
C) gemas protegidas, formato de roseta e baixa estatura.
D) altura de 30 metros e folhas sulcadas, facilitando o escoamento da água.
E) caules e raízes suculentos, e folhas pequenas, podendo ser espinhos.
 
3. (FUNDEP 2018) O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Sobre esses biomas, é correto afirmar:
A) A Amazônia é o maior bioma brasileiro e possui grande diversidade botânica, embora sua diversidade zoológica seja pequena.
B) A Caatinga ocupa dez estados brasileiros e tem sido poupada do desmatamento e da degradação ambiental.
C) A Mata Atlântica inclui ecossistemas como manguezais, vegetações de restingas e campos de altitude.
D) O Cerrado é uma savana com menor biodiversidade do que as savanas africanas.
 
4. QUESTÃO SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA
(FUNDATEC 2020) “A Floresta Amazônica deve ser compreendida como controladora do regime climático das regiões mais densamente povoadas do Brasil. Sem a floresta, praticamente todo o país teria um clima semiárido, com chuvas escassas, raramente mais intensas, porém associadas à temporais. Tal cenário certamente seria prejudicial para um grande contingente populacional e para o meio ambiente como um todo, com graves problemas socioambientais e econômicos, principalmente.” (Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32923145/rios-voadores-e-floresta-amazonica-influenciam-nas-chuvas-de-boa-parte-do-territorio-nacional). A importância da Amazônia na formação dos “rios voadores” a que se refere o trecho acima é devido:
A) À intensa evapotranspiração da floresta somada às altas temperaturas da região, que abastecem ainda mais a atmosfera com vapor d’água.
B) Ao sequestro de carbono realizado pela floresta no processo de fotossíntese.
C) À intensa gutação que promove a liberação de água na forma de vapor em função das elevadas temperaturas da região.
D) À floresta funcionar como uma barreira à passagem da umidade que se desloca desde o oceano Atlântico carregada pelos ventos alísios.
E) Aos fenômenos El Niño e La Niña, que são diretamente influenciados pela intensa evapotranspiração da floresta e geram umidade sobre o continente.
 
5. (Prefeitura de Bataguassu - MS 2021) Em relação aos tipos de biomas brasileiros, responda qual o tipo de bioma está retratado abaixo. “O clima predominante é tropical sazonal, com períodos de chuvas e de secas. Sua vegetação, O clima predominante é tropical-úmido com altas temperaturas e índice pluviométrico. A vegetação nesse bioma é marcada pela presença de árvores de grande e médio-porte formando uma floresta densa e fechada”. https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/ acesso em 16/01/2020
A) Bioma Pantanal
B) Bioma Pampa
C) Bioma Amazônia
D) Bioma Mata Atlântica
 
6. (FEPESE 2022) Assinale a alternativa que cita corretamente o maior bioma do Brasil em extensão territorial.
A) Amazônia
B) Cerrado
C) Pampa
D) Pantanal
E) Mata Atlântica
 
7. (AMEOSC 2021) Esse bioma abriga diversas espécies endêmicas e uma grande diversidade de ecossistemas, varia de regiões a baixa altitude, no nível do mar e também de alta altitude. Dentre os biomas brasileiros, este é o mais ameaçado. Ocupa uma área muito grande e dessa forma, seu clima e relevo são também muito diversificados.
Qual é o bioma que o texto se refere, marque a alternativa CORRETA.
A) Caatinga.
B) Pampas.
C) Cerrado.
D) Mata Atlântica.
 
 
8. (VUNESP 2021) Os ipês são muito característicos desse bioma. Perdem totalmente as folhas no período de seca e florescem no início da primavera, com as primeiras chuvas. A ema e a siriema são aves comuns nessa região e desempenham um papel importante, alimentando-se de jararacas e cascaveis. Animais de grande porte, como a capivara, podem ser encontrados perto de rios.
As características descrevem um bioma brasileiro denominado
A) Caatinga.
B) Mata atlântica.
C) Cerrado.
D) Pantanal.
E) Floresta amazônica.
 
9. (UNESC 2021) Analise as afirmativas abaixo e classifique-as em VERDADEIRA ou FALSA.
I.O bioma Mata Atlântica ocupa, 13,04% do território nacional. Cobre inteiramente três estados – Espirito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina – e 98% do Paraná, além de porções de outras unidades da federação. Inicialmente, cobria quase a totalidade das áreas litorâneas do Brasil, mas o processo de ocupação do pais levou a seu desmatamento quase total, comprometendo grande parte da sua área original.
II. Possuindo diferentes ecossistemas, o Bioma Mata Atlântica é de grande importância, pois abriga uma parcela significativa da biodiversidade do Brasil e do mundo, com altos níveis de riqueza e endemismo.
III. No estado de Santa Catarina o bioma Mata Atlântica, abriga uma ampla diversidade de plantas e animais e sendo privilegiado por dispor de Unidades de Conservação (UC), dentre elas a Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBIO).
IV. O litoral de Santa Catarina apresenta uma extensa faixa de terras limitadas a leste pelas Serras do Mar e Geral, que seguem quase paralelas ao Oceano Atlântico, sendo, uma região preservada da Floresta Atlântica.
V. A Mata Atlântica é um bioma que vem sofrendo constante desmatamento desde a colonização do Brasil. Apresenta diversos ecossistemas, como Floresta Ombrófila Densa e Savana.
A sequência correta é:
A) V, V, V, V, V.
B) F, F, V, V, V.
C) F, V, V, V,V.
D) V, V, V, V. F.
E) V, F, V, V, F.
 
10. (AOCP 2020) Biomas são estruturas ecológicas com fisionomias distintas de solo e clima, vegetação e fauna. Quantos biomas estão presentes no território brasileiro?
A) Sete.
B) Cinco.
C) Dez.
D) Oito.
E) Seis.
 
11. (AOCP 2020) Sobre o bioma Caatinga, é correto afirmar que
A) a fauna se restringe a uma variedade de répteis e aves resistentes às altas temperaturas, com hábitos noturnos, evitando a alta incidência solar do dia.
B) existem muitos mamíferos na caatinga. Entre as árvores secas e em terrenos pedregosos, vivem onças, gatos selvagens, capivaras, gambás, preás, macacos-prego.
C) o solo, de forma geral, é profundo, rico em nitrogênio e minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição dessa matéria é prejudicada pelo calor e pela luminosidade.
D) o clima é árido, caracterizado pela baixa umidade e o pouco volume pluviométrico.
E a arara-azul-de-Lear é a ave símbolo desse bioma, presente em grande parte do bioma e encontrada comumente em tocas dos planaltos.
 
12. (IBADE 2020) Qual dos biomas abaixo é considerado um dos hotspots mundiais de biodiversidade?
A) Pampa
B) Pantanal
C) Amazônia
D) Cerrado
E) Caatinga
 
 
13. (FUNDATEC 2020) É considerado o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de aproximadamente 2.036 Km², cerca de 22% do território nacional. Apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, este bioma é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando aproximadamente 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Peixes em torno de 1.200 espécies, répteis (180) e anfíbios (150). Este bioma também é utilizado para o refúgio das borboletas, das abelhas e dos cupins dos trópicos. Além dos aspectos ambientais, este bioma tem grande importância social, pois muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, este bioma é o que apresenta a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral. Essas características descrevem o bioma brasileiro chamado de:
A) Cerrado.
B) Pampa.
C) Caatinga.
D) Pantanal.
E) Amazônia.
 
14. (IDCAP 2020) A preservação do meio ambiente tem se tornado uma preocupação global. O mundo inteiro discute ações em micro e em macro escalas para que conceitos e hábitos voltados para a sustentabilidade sejam difundidos e possam mobilizar população, empresas e governantes entorno do objetivo de evitar que nosso planeta entre em colapso. O Brasil está entre os nove países que abrigam um dos maiores biomas da terra e, por isso, nossas políticas ambientais são alvo de preocupação por todo o mundo. Este bioma é a:
A) Cerrado.
B) Floresta Amazônica.
C) Manguezais.
D) Mata Atlântica.
E) Restinga.
 
15. (SELECON 2020) Na aula sobre os conceitos fundamentais da Ecologia, o professor Diego apresentou a seus alunos os biomas brasileiros. Mas antes ele explicou que o termo bioma pode ser conceituado como:
A) o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que, historicamente, foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
B) o conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
C) o agregado dos seres vivos que dependem um do outro para sobreviver; é dividido em produtores, consumidores e decompositores.
D) a camada do planeta Terra que abriga a vida; abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.
 
16. (FUNDEP 2020) O Cerrado é um bioma que se distribui por diversos estados brasileiros, incluindo Minas Gerais.
A respeito desse bioma, assinale a alternativa incorreta.
A) O alto grau de endemismo e a redução acentuada de sua cobertura original fundamentam sua classificação como um hot spot mundial de biodiversidade.
B) A biomassa aérea seca de gramíneas que se acumula ao longo da estação de inverno facilita os incêndios naturais.
C) A região onde se desenvolve o Cerrado é relevante em termos de recarga hídrica, relacionando-se de modo positivo com diferentes bacias hidrográficas brasileiras.
D) A reduzida concentração de alumínio em grande parte de seus solos justifica a ocorrência de reservas foliares de tal elemento nas plantas lenhosas locais.
 
17. (FURB 2019) Bioma é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.” (Barreto, 2014)
Sobre o Bioma Pantanal, assinale a alternativa correta:
A) Ocupa sozinho mais de metade do território brasileiro.
B) Constitui a maior superfície inundável interiorana do mundo.
C) Ocupa toda a faixa continental atlântica leste brasileira.
D) Corresponde à maior reserva de diversidade biológica do mundo.
E) Não sofre influência de nenhum outro bioma brasileiro.
 
18. (CETREDE 2019) No tocante aos ecossistemas brasileiros, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Floresta Amazônica é maior floresta tropical do mundo, cobrindo quase a metade do território brasileiro.
( ) Bem distinta da Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica cobre cerca de 12% do território brasileiro e apresenta a maior diversidade de vegetais do Planeta.
( ) A Caatinga que representa 11% do solo do País, cobre mais de 70% da Região Nordeste, sendo o Rio São Francisco o corpo hídrico mais importante.
( ) Os Cerrados, característicos da Região Central do País, ocupando cerca de 25% do território brasileiro, tem a queimada natural como importante fator ecológico.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A) V – F – V – V.
B) F – F – V – V.
C) V – V – F – V.
D) V – F – V – F.
E) F – V – V – F.
 
19. (AOCP 2019) A Caatinga apresenta uma grande biodiversidade e um número expressivo de espécies endêmicas. Devido à exploração irracional dos seus recursos, esses atributos estão cada vez mais ameaçados, uma vez que a atual condição de degradação da Caatinga abre fronteiras para as invasões biológicas. Sobre as espécies invasoras, é correto afirmar que
A) sempre chegam ao novo habitat de maneira totalmente natural.
B) não representam uma ameaça ao novo ecossistema.
C) apresentam baixo potencial de adaptação.
D) promovem o aumento da biodiversidade.
E) normalmente não têm inimigos naturais e por isso aumentam o tamanho da sua população rapidamente.
 
20. (CEFETMINAS 2019) O conjunto de plantas, flores, árvores e arbustos característicos de uma determinada região geográfica é chamado de
A) flora.
B) fauna.
C) bioma.
D) ecossistema.
 
21. (ADVISE 2019) Tendo em vista a cobertura vegetal brasileira e as caracterizações do espaço, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Mata Atlântica
2. Floresta Amazônica
3. Mata de Araucária
4. Cerrado
5. Caatinga
6. Complexo do Pantanal
( ) quente, com chuvas abundantes, rios caudalosos, grande e densa cobertura arbórea.
( ) quente, semiárido, com chuvas escassas e irregulares, solo pedregoso e vegetação resistente à seca.
( ) quente, planície alagada parte do ano, com grande variedade de espécies vegetais.
( ) quente, semiúmido, solo ácido, predominam arbustos retorcidos com raízes profundas.
( ) quente, formação arbórea condicionada ao relevo serrano e à umidade oceânica.
( ) clima ameno, com chuvas regulares, relevo serrano, favorável à formação de pinheiro.
Assinale a sequência CORRETA corresponde a:
A) 1 - 2 - 5 - 6 - 3 – 4
B) 2 - 5 - 6 - 4 - 1 – 3
C) 2 - 4 - 1 - 5 - 3 - 6
D) 1 - 2 - 6 - 4 - 5 – 3
E) 3 - 2 - 5 - 4 - 1 – 6
 
22. (FEPESE 2019) O bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade, é chamado de:
A) Amazônia.
B) Pantanal.
C) Pampas.
D) Cerrado.
E) Caatinga.
 
23. (UFG 2019) A maior parte do Bioma Cerrado localiza-se no Planalto Central do Brasil e apresenta uma vegetação bastante característica, composta de distintas fitofisionomias. Dentre essas fitofisionomias, aquela caracterizada pela presença de árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, composta de arbustos e subarbustos espalhados é
A) a Mata Ciliar.
B) a Mata Seca.
C) o Cerrado senso estrito.
D) o Cerradão.
 
24. (Legalle Concursos 2019) Em relação à conservação dos mangues, podemos dizer que:
A) A ocupação desordenada ao longo da costa brasileira vem causando perda e fragmentação deste habitat.
B) As reservas de mangues mais importantes do país estão na Lagoa dos Patos, as mais ameaçadas.
C) Os grandes condomínios construídos nas extremidades dos mangues ajudam na sua preservação.
D) Não existem leis ambientais que protegem os mangues brasileiros.
E) A ocupação ordenada ao longo da costa brasileira vem ajudando este habitat.
 
25. (IBFC 2021) Mata de Galeria, Mata Seca, Palmeiral, Vereda, Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre são algumas formações vegetais típicas deste bioma. Além disso, ele é considerado como um dos hotspots mundiais de biodiversidade.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao bioma apresentado.
A) Mata Atlântica
B) Pampa
C) Cerrado
D) Amazônico
 
26. (IBADE 2019) Há várias espécies ameaçadas de extinção, entre as quais se mencionam o mico-leão-dourado, a onça-pintada. O mono-carvoeiro, a jaguatirica, a araponga e inúmeros beija-flores. Essas espécies ocorrem juntas em um dos ecossistemas brasileiros mais ameaçados, uma vez que já sofreu desmatamento e degradação em mais de 90% de sua área original. Assinale a alternativa em que tal ecossistema está indicado.
A) Floresta Amazônica.
B) Campos Cerrados.
C) Mata Atlântica.
D) Pantanal Mato-Grossense.
E) Manguezais.
 
27. (NUCEPE 2019) “Considerado como hotspots mundiais de biodiversidade, apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos”.
https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado- Com adaptações. Acesso em 09/11/2019.
O excerto acima refere-se ao bioma
A) Caatinga.
B) Cerrado.
C) Pampas.
D) Amazônia.
E) Pantanal.
 
28. (FUNDATEC 2019) “Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica cobria aproximadamente 15% do território brasileiro, área equivalente a 1.296.446 km2 . Sua região de ocorrência original abrangia integralmente ou parcialmente atuais 17 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe”. (CAMPANILI; SCHÄFFER, 2010). Sobre a Mata Atlântica, analise as assertivas abaixo:
I. Seu isolamento em relação a outras formações florestais sul-americanas, como a Floresta Amazônica e as Florestas Andinas, resultou num grande número de espécies endêmicas.
II. Embora a Mata Atlântica seja considerada um dos hotspots mundiais da biodiversidade, é o bioma continental brasileiro de menor representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
III. A Floresta Ombrófila Densa apresenta árvores de médio e grande porte, além de lianas e epífitas em abundância, enquanto a Floresta Ombrófila Mista tem uma fisionomia fortemente marcada pela presença do pinheiro-do-Paraná.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
 
29. (Subsecretaria de Serviços Compartilhados 2019) Subsecretaria de Serviços Compartilhados 2019) Durante a apresentação de um trabalho sobre biomas brasileiros, a aluna Carolina descreveu assim o bioma que pesquisou: “Bioma costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. Esses ambientes são caracterizados, não obrigatoriamente, pela mistura entre as águas doce e salgada.” A pesquisa de Carolina era sobre o bioma denominado:
A) pantanal
B) amazônico
C) manguezal
D) pampas
 
30. (Instituto AOCP 2019) A respeito da caracterização ambiental dos biomas brasileiros, é correto afirmar que
A) as vegetações que mais caracterizam o bioma Mata Atlântica são a floresta ombrófila densa e a floresta ombrófla aberta.
B) o bioma pantanal possui formação vegetacional predominante do tipo savana, sendo um mosaico de campos (31%), cerradão (22%), cerrado (14%), campos inundáveis (7%), floresta semidecídua (4%), mata de galeria (2,4%) e tapetes de vegetação flutuante (2,4%).
C) o bioma amazônico é composto por diversidade de formações florestais, como floresta ombrófla (densa, mista e aberta), mata estacional semidecidual e estacional decidual, manguezais, restingas, entre outros.
D) o pampa é o segundo maior bioma do país e se caracteriza como uma formação do tipo savana tropical, com destacada sazonalidade, apresentando fisionomias que englobam formações florestais, savânicas e campestres.
E) o bioma cerrado é um mosaico de arbustos espinhosos e florestas sazonalmente secas e, apesar de ocupar uma região semiárida, é extremamente heterogêneo.
 
31. (FUNDEP UFMG 2019) A ocorrência de incêndios no Cerrado pode se dar por causas naturais, combustão espontânea, alta temperatura, descargas elétricas e atrito entre rochas. Entre outros fatores, esse fogo natural está relacionado ao aspecto retorcido da vegetação do Cerrado. Esses fenômenos sazonais são fundamentais para ecologia do Cerrado pois
A) aumentam a disponibilidade hídrica ao reduzir a cobertura vegetal.
B) promovem a ampliação das copas das árvores ao provocar o retorcimento delas.
C) reduzem a população de predadores favorecendo as presas.
D) quebram a dormência de sementes favorecendo a dispersão vegetal.
 
32. (FEPESE 2019) Analise as afirmativas abaixo em relação à Biodiversidade.
1. O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.
2. A biodiversidade é o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta e está vinculada tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.
3. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce do mundo. Porém, com menos de 50 mil espécies de árvores e arbustos, fica em um dos últimos lugares em biodiversidade vegetal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) É correta apenas a afirmativa 1.
B) É correta apenas a afirmativa 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
 
33. (UDESC 2019) Considere as seguintes proposições sobre os mangues.
I. Espécies de mangue apresentam mecanismos para liberar água contra fortes potenciais osmóticos do ambiente.
II. A eficiência na utilização da água pelas plantas de mangue é muito baixa, visto que vivem em um ambiente inundado.
III. Apesar de se desenvolver em um ambiente inundado, a elevada salinidade dificulta a absorção de água pelas plantas.
IV. A salinidade dos manguezais pode obstruir a condutância hidráulica das plantas.
Assinale a alternativa correta.
A) ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.
B) ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
C) ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D) ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
E) ( ) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
 
34. (FADESP 2019) Os ecossistemas amazônicos são constituídos de uma ampla variedade de espécies vegetais e animais que, associados a solo, clima e água, formam os mais variados tipos de vegetação. Estudos como os de Molion (1976) mostraram que 46% da precipitação média anual da Amazônia provêm de vapor d’água que é transportado pelos ventos alísios para dentro da região, sendo os outros 54% provenientes da evapotranspiração local. Com base no exposto acima é correto afirmar que
A) a expansão da pecuária extensiva e do cultivo de espécies florestais exóticas não representam risco ao equilíbrio do clima na região.
B) a exuberância da floresta depende em grande parte da fertilidade dos solos, e não do regime de chuva.
C) o desmatamento em grande escala aumenta a evapotranspiração, favorecendo o regime de chuva regional.
D) a floresta amazônica pode ser considerada uma floresta clímax-climática, que depende mais do clima do que do solo.
E) a floresta amazônica se caracteriza por um sistema de circulação de nutrientes extremamente aberto.
 
35. (Instituto Machado de Assis 2019) É necessário diferenciar termos e conceitos como bioma, ecossistema, domínios naturais e domínios morfoclimáticos. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Bioma: é o "conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria". Em outras palavras, ele pode ser definido como uma grande área de vida formada por um complexo de ecossistemas com características homogêneas.
B) Domínio morfoclimático: O conceito diferencia-se de “formação vegetal” por incluir a fauna e os fatores abióticos como características do clima, solo e relevo – para identificar as unidades espaciais. Abrange áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados que apresentam certa uniformidade de ambiente.
C) Ecossistema: Menos relacionado à escala ou área de abrangência, o conceito deve ser entendido como um sistema complexo de relações entre os fatores bióticos e abióticos; pode ser um lago, um rio ou parte dele, um oceano, uma floresta, um aquário ou mesmo um outro ambiente construído pelo ser humano, por exemplo, uma cidade.
D) Domínio natural: Abrange extensas áreas subcontinentais, onde predominam determinadas características fitogeográficas, ou seja, de distribuição das formações vegetais, bem como de clima e relevo. Pode ser formado por distintos biomas, como ocorre no Cerrado brasileiro.

1: C
2: E
3: C
4: A
5: D
6: A
7: D
8: C
9: D
10: E
11: B
12: D
13: A
14: B
15: A
16: D
17: B
18: A
19: E
20: A
21: B
22: E
23: C
24: A
25: C
26: C
27: B
28: C
29: C
30: B
31: D
32: C
33: D
34: D
35: B
35: D


Postar um comentário

0 Comentários