Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

1. (UFMT 2018) Nos últimos anos, surgiram as utilizações dos sistemas de informações geográficas colaborativos (Geocolaboração), mesclando bases científicas com projeções cartográficas acuradas e localizações de dados provindas de diferentes atores sociais. Sobre a Geocolaboração, assinale a assertiva correta.
A) Não é algo novo, mas uma readequação dos grandes projetos governamentais de mapeamento do território. A principal diferença está na organização do pessoal envolvido, uma vez que, atualmente, é possível manter a distância do objeto a ser mapeado.
B) As formas participativas de mapeamento se ampliaram significativamente no mundo. Todavia, ainda são recursos utilizados principalmente por grandes empresas ou países, uma vez que o custo para a aquisição de equipamentos é muito elevado.
C) Envolve diferentes atores, buscando fomentar sistemas de informações geográficas pelas formas participativas. Faz parte do contexto tecnológico que permite interações rápidas com a web, sustentado, sobretudo, pela capacidade atual do armazenamento em nuvem.
D) As formas colaborativas de mapeamento têm se mostrado muito presentes no cotidiano das pessoas, mas com quase nenhuma aplicação para o setor empresarial ou para a gestão pública.
 
2. (UFMT 2018) Sobre projeções cartográficas e suas propriedades, analise as afirmativas.
I - Projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, tendo como referência paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica.
II - As projeções podem ser classificadas em conforme, equivalentes, equidistantes e afiláticas, dependendo das propriedades geométricas presentes na relação globo terrestre/mapa-múndi.
III - A projeção conforme, mantém a proporcionalidade das áreas idênticas às do globo terrestre, embora as formas se deformem em comparação com a realidade, como exemplo desta propriedade, tem-se o mapa-múndi de Peters.
IV - A projeção afilática é de comum utilização nos mapas escolares por apresentar menores índices de distorção; essa característica não preserva as propriedades de conformidade, equivalência ou equidistância.
Estão corretas as afirmativas
A) I, II e IV, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
 
3. (FEPESE 2018) Analise o texto abaixo:
“Os territórios aparecem deformados, mas as dimensões relativas são preservadas. Expressa o anseio dos países do Terceiro Mundo ou Subdesenvolvidos por maior igualdade entre os países do Norte e os do Sul.”
Considerando que toda projeção cartográfica apresenta distorções, assinale a alternativa que indica corretamente a qual projeção o texto se refere.
A) Projeção de Mercator
B) Projeção Cilíndrica Conforme
C) Projeção de Peters ou Equivalente
D) Projeção Azimutal Ortográfica
E) Projeção Geopolítica
 
4. (FUNDATEC 2018) Atualmente é comum a utilização de projeções cartográficas com menores índices de distorções para o mapeamento do planeta, como a de ___________. Essa projeção afilática não preserva nenhuma das propriedades de conformidade, equivalência ou equidistância, mas em compensação não distorce o planeta de forma tão acentuada como outras projeções.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
A) Peters
B) Robinson
C) Mercator
D) Hobo-Dyer
E) Postel
 
5. (FUNDATEC 2018) A respeito das Projeções Cartográficas, são feitas as seguintes considerações:
I. As principais projeções são classificadas de acordo com a figura geométrica utilizada para representar a superfície terrestre: cilindro, cone e plano.
II. Há distorções em todas as projeções, sendo que em cada uma se prioriza uma determinada propriedade: a área, a escala ou o fuso horário.
III. A Projeção de Peters é considerada uma projeção conforme, pois prioriza a forma e o contorno dos continentes e oceanos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
 
6. (FCC 2018) Neste tipo de projeção os meridianos e paralelos são projetados de dentro para fora da Terra e se apresentam como retas perpendiculares entre si. Dependendo da finalidade podem ser conformes ou equivalentes.
(Adaptado de: BOCHICCHIO, Vincenzo Raffaele. Atlas mundo atual. São Paulo: Atual, 2003.p.125)
O texto descreve a projeção
A) cônica.
B) afilática.
C) cilíndrica.
D) azimutal.
E) plana.
 
7. (FEPESE 2018) Essa projeção apresenta a Terra como se ela fosse vista a grande distância. Esses mapas resultam da projeção de uma parte da superfície sobre um plano. Essa projeção não conserva as formas nem as áreas corretas. Formas e áreas sofrem distorções crescentes à medida que aumenta a distância do centro da projeção. Mas ela cumpre a finalidade a que se propõe revelando os azimutes exatos dos pontos cartografados em relação ao ponto central do mapa. Essa projeção oferece um conjunto de utilidades práticas ligadas basicamente ao deslocamento a partir de um único ponto do globo. É empregada por governos municipais de cidades importantes, para determinar as rotas mais curtas para qualquer parte do mundo. A projeção descrita acima é a:
A) Projeção de Peters.
B) Projeção Equivalente.
C) Projeção de Mercator.
D) Projeção Azimutal Ortográfica.
E) Projeção Cilíndrica Conforme.
 
8. (Crescer Consultorias 2017) As projeções cartográficas, das mais diversas precisam sofrer adaptações esquemáticas, como as anamorfoses, principalmente quando:
A) Estão sujeitas exclusivamente nos esquemas temáticos, sendo necessárias as adaptações de tamanho, proporção e escala sem a preocupação cientifica rigorosa.
B) É necessária a adaptação, em escalas, cuja forma e a aparência serão mantidas, porém o volume do espaço geométrico será diminuído.
C) Projetadas através de planos e mapas bidimensionais, sendo feitas as adaptações necessárias para uma representação próxima da realidade.
D) Seu uso é aplicado quando as representações espaciais estão num plano próximo do original como em globos terrestres.
 
9. (UNIMONTES 2017) INSTRUÇÃO: Leia o trecho abaixo para responder à questão:
“As representações da superfície terrestre em mapas apresentam algumas distorções. As diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar as distorções ocorridas durante a produção de um mapa e, principalmente, fazer com que essas distorções sejam conhecidas. Mas nenhuma delas é capaz de evitar a totalidade das deformações.”
Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.htm> . Acesso em: 31 jul. 2017.
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema nele apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Na Projeção Cônica de Mercator, os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.
B) A Projeção de Peters é uma projeção cilíndrica equivalente que conserva a proporcionalidade das áreas.
C) O polo norte é o centro do mapa na Projeção Azimutal Equidistante Polar, e as deformações são pequenas nas proximidades do ponto de tangência.
D) A reprodução plana do globo terrestre é impossível sem essas projeções, apesar dos problemas que todas apresentam.
 
10. (IDECAN 2017) A maior dificuldade em cartografia é transferir o que existe numa superfície curva, que é a Terra, para superfície plana, que é o mapa. Só podemos conseguir essa transferência, essa passagem, de maneira imperfeita, infiel, com algumas alterações. Em relação às projeções cartográficas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No caso das projeções efetuadas com base em um cilindro (cilíndricas), as distorções da representação são menores nas áreas próximas à linha do Equador e maiores próximas aos polos. ( ) Nas projeções com base em cones (cônicas), as distorções são maiores nas áreas próximas à linha do Equador e aos polos, diminuindo nas regiões entre os trópicos.
( ) Nas projeções efetuadas com base em um plano (azimutais), as áreas mais afastadas do centro da projeção apresentam maiores distorções, ao contrário do que ocorre nas áreas centrais. A sequência está correta em
A) F, F, F.
B) V, F, F.
C) V, V, F.
D) V, V, V.
 
11. (UECE-CEV 2016) Considerando as projeções e suas principais características, analise as afirmações abaixo.
I. A projeção Albers serve para realizar mapeamentos temáticos, podendo ser utilizada para mapear áreas com extensão predominantemente leste-oeste.
II. Uma das principais características da projeção UTM é preservar ângulos e alterar áreas com grandes distorções.
III. A projeção de Mercator preserva os ângulos.
IV. A projeção cilíndrica equidistante altera áreas e ângulos.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II e IV.
D) I e II.
 
12. (VUNESP  2016) Uma carta topográfica em Sistema UTM de coordenadas planas utiliza-se de projeção do tipo
A) conforme.
B) disforme.
C) equivalente.
D) equidistante.
E) afilática.
 
13. (FUNDATEC  2016) “Projeção Conforme é aquela na qual os ângulos são idênticos aos do globo, seja num mapa-múndi ou regional. Nesse tipo de projeção, as formas terrestres são representadas sem distorção, porém com alteração do tamanho de suas áreas.” (MOREIRA, 2011). A Projeção Conforme mais conhecida é a de:
A) Peters.
B) Mercator.
C) Hobo-Dyer.
D) Robinson.
E) Ratzel.
 
14. (VUNESP 2016) Uma carta topográfica em Sistema UTM de coordenadas planas utiliza-se de projeção do tipo
A) conforme.
B) disforme.
C) equivalente.
D) equidistante.
E) afilática.
 
1: C
2: A
3: C
4: B
5: A
6: C
7: D
8: C
9: A
10: D
11: B
12: A
13: B
14: A

Postar um comentário

0 Comentários