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QUESTÕES SOBRE MAPAS

 

1. (Alternative Concursos 2021) Os mapas e as cartas são o resultado visível da representação do espaço geográfico pela Cartografia. Quanto a finalidade, tanto os mapas como as cartas podem ser classificadas em:
I. Gerais
II. Topográficos
III. Históricos
IV. Especiais
V. Temáticos
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
A) I, III e V
B) Apenas II, IV e V
C) III e IV
D) I, II, IV e V
E) Todas as alternativas estão corretas
 
2. (FEPESE 2021) Existem diversos tipos de mapas para diferentes objetivos. Relacione os mapas abaixo com suas respectivas descrições. 
Coluna 1 Mapas
Mapa temático 1.
Mapa político 2.
Mapa físico 3.
Mapa histórico 4.
Coluna 2 Descrições
( ) Representam características de uma população ou evento referente a alguma época.
( ) Representam a localização e as fronteiras dos países, estados e cidades.
( ) Representam as características naturais dos lugares, como o relevo, o clima, a vegetação, os solos e a hidrografia.
( ) Representam um assunto em específico, como o clima, a distribuição da população ou das indústrias em um território. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) 1 • 2 • 3 • 4
B) 2 • 1 • 3 • 4
C) 4 • 2 • 1 • 3 
D) 4 • 2 • 3 • 1
E) 4 • 3 • 2 • 1
 
3. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. A cartografia trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
II. Os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas, em proporção reduzida do local escolhido.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 
4. (GUALIMP 2020) Segundo a BNCC, no ensino de geografia para o Ensino Fundamental, o trabalho com mapas deve servir de suporte para o repertório que faz parte do raciocínio geográfico, fugindo do ensino do mapa pelo mapa, como fim em si mesmo. Desse modo, o trabalho com mapas deve ser norteado de modo que os alunos:
A) Conheçam os fundamentos naturais do planeta e as transformações impostas pelas atividades humanas na dinâmica físico-natural, inclusive no contexto urbano e rural.
B) Consigam ler, comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, assim como as mais diferentes representações utilizadas como ferramentas da análise espacial.
C) Dominem as técnicas e conceitos de produção de mapas e representações espaciais, para minimamente poder reproduzir um dos principais tipos de mapas.
D) Devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.
 
5.(Concurso Milagres/2018) Para Almeida e Passini (“O Espaço geográfico: ensino e representação”, 2015), ler mapas é um processo que começa com a decodificação, envolvendo algumas etapas metodológicas, as quais devem ser respeitadas para que a leitura seja eficaz. Marque a alternativa INCORRETA em relação a essa metodologia.
A) Leitura dos Sistemas de Informação Cartográficas – SIG’s.
B) Leitura do título.
C) Leitura da legenda.
D) Leitura da escala.
E) Leitura dos significados e significantes.
 
5. (IBADE 2020) A concepção de um mapa é um processo criativo durante o qual o cartógrafo, ou o criador do mapa, tenta transmitir a mensagem do objetivo do mapa. Os principais objetivos na concepção de mapas são compartilhar informações, destacar padrões e processos e ilustrar os resultados. Nesse sentido, as afirmativas a seguir apresentam alguns controles que, segundo Robinson et. al. (1993), podem ser definidos sobre o processo de concepção dos mapas. Assinale a única alternativa INCORRETA:
A) independente do público-alvo, os padrões de concepção dos mapas devem seguir as mesmas regras de elaboração e apresentação.
B) o propósito para o qual um mapa está sendo feito irá determinar o que deve ser mapeado e como as informações devem ser retratadas.
C) os fenômenos que estão sendo mapeados normalmente impõem algumas restrições à concepção do mapa (por exemplo a orientação do país leste-oeste ou norte-sul determina o arranjo no mapa).
D) as características específicas dos dados (por exemplo ponto, linha, polígono) irão afetar a concepção do mapa.
E) a escala vai controlar a qualidade dos dados que podem aparecer no mapa e o tamanho dos símbolos.
 
6. (MPE GO 2021) Os mapas, como sabemos, formam um importante meio de comunicação, pois são os instrumentos utilizados para a representação de um dado local no espaço, transmitindo não só a localização, mas também as características diversas e previamente selecionadas sobre o lugar em questão. Por isso, existem diversos mapas temáticos, que abordam os elementos naturais e humanos do espaço geográfico. Dessa forma, para facilitar a leitura e melhor transmitir as informações, existem alguns itens que são de extrema importância para que o cartograma seja mais facilmente lido: trata-se dos elementos que compõem um mapa, aqueles que estão presentes na maioria dos mapas produzidos, servindo como instrumentos de leitura e análise. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:
A) Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
B) A escala é um importante elemento do mapa, pois é a proporção matemática entre a área imaginária e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica.
C) Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
D) A legenda de um mapa nada mais é do que a tradução de eventual língua estrangeira utilizada no mapa.


GABARITO
1: C
2: D
3: A
4: A
5: C
6: C

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