Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÃO SOBRE POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

1. (FUNDEP 2014) Os mais recentes recenseamentos censitários realizados no Brasil comprovam que houve decréscimo na taxa de crescimento populacional do país.
Esse decréscimo NÃO se explica
A) pela queda brusca da taxa de população no setor terciário.
B) pela redução da taxa de fecundidade da população.
C) pelo aumento do índice de urbanização.
D) pelo maior acesso da população aos centros de puericultura.
 
2. (ESAF 2013) Seguindo uma tendência demográfica que se universaliza, sobretudo a partir de meados do século XX, a taxa de fertilidade no Brasil tem declinado desde a década de 1960. Esse fenômeno, que consiste na redução do número médio de filhos por mulher, deve-se a diversas razões, entre as quais é possível citar:
A) as políticas oficiais de controle da natalidade implantadas no regime militar pós-1964 e reiteradas pela Constituição de 1988.
B) a difusão de métodos contraceptivos e a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.
C) a vigorosa influência religiosa, particularmente das diversas denominações cristãs, na limitação do número de filhos.
D) a mudança verificada no próprio conceito de família, que impõe a redução do número de seus integrantes.
E) o impacto causado pela significativa diminuição da expectativa de vida, que se vincula à crescente violência urbana.
 
3. (UCPEL 2007) Os resultados dos últimos censos realizados no Brasil mostram que as mulheres vêm tendo menos filhos, assim como mostram, também, que a expectativa de vida da população em geral tem aumentado. Esses fatores contribuem para a mudança no perfil da população brasileira. Com base em seus conhecimentos e nas informações anteriores sobre a dinâmica populacional brasileira, analise as seguintes afirmativas.
I A difusão dos métodos contraceptivos e as transformações econômicas e sociais decorrentes da industrialização e da urbanização, que levam a mulher ao mercado de trabalho, contribuíram para o aumento da longevidade da população no Brasil.
II A melhoria no acesso aos serviços de saúde, as campanhas de vacinação, o aumento da escolaridade e a ampliação do saneamento básico são motivos que favoreceram o aumento da expectativa de vida dos brasileiros nos últimos anos.
III A taxa de mortalidade infantil no Brasil - que está associada à falta de água potável, de saneamento básico e de medicina preventiva -, diminuiu nas últimas décadas, indicando uma melhoria nos sistemas de saúde e nutrição do país.
IV O aumento do número de idosos, juntamente com o maior número de nascimentos, altera o perfil demográfico do país, cuja tendência passa a ser a de predomínio da população de jovens.
V A principal tendência demográfica observada no Brasil é a desaceleração do crescimento populacional, em virtude da queda da taxa de fertilidade, do aumento na proporção de idosos e do crescimento da urbanização.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) II, IV e V
B) I, III e IV
C) II, III e V.
D) III, IV e V.
E) I e IV.
 
4. (CONSULPLAN 2014) “A partir do final da década de 60, a redução da fecundidade, que se iniciou nos grupos populacionais mais privilegiados e nas regiões mais desenvolvidas, generalizouse rapidamente e desencadeou o processo de transição da estrutura etária, que levará, provavelmente, a uma nova população quase estável, mas, desta vez, com um perfil envelhecido e ritmo de crescimento baixíssimo, talvez negativo.”
(CARVALHO, J. A. M.; WONG, L. L. R. A Transição da Estrutura Etária da População Brasileira na Primeira Metade do Século XXI. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 24, 2008. p. 597605.)
Sobre o processo de transição demográfica no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A partir dos anos 80, a base da pirâmide etária brasileira começa a se alargar, anunciando um rápido processo de envelhecimento populacional.
B) O processo de transição demográfica implica a diminuição, em termos relativos (e, às vezes, transitoriamente, em termos absolutos) da população jovem.
C) Entre os anos 40 e 60, o Brasil experimentou um declínio significativo da mortalidade, mantendose a fecundidade em níveis bastante altos, produzindo, assim, uma população jovem e com rápido crescimento.
D) As mudanças mais acentuadas na estrutura etária brasileira se operam nas idades extremas: os menores de 15 anos perderam representatividade, desde os anos 70, e os maiores de 65 anos passaram a apresentar peso relativamente maior.
 
5. (ESAF 2013) A mudança no perfil de idade da população acarreta significativas transformações no conjunto da sociedade, com o consequente impacto nas políticas públicas para os mais diversos setores. Na atualidade, a pirâmide etária do Brasil mudou, sinalizando para o envelhecimento da população. Relativamente a esse cenário, assinale a opção correta.
A) O número de crianças de até 14 anos corresponde a pouco menos da metade da população.
B) É cada vez menor o número de pessoas com mais de 60 anos que permanecem no mercado de trabalho.
C) A tendência ao envelhecimento da população adiciona novos desafios ao equilíbrio das contas da previdência social.
D) A universalização do saneamento básico explica o aumento da expectativa de vida dos brasileiros nas últimas cinco décadas.
E) A população brasileira tende a crescer exponencialmente caso seja mantida a atual configuração demográfica do país.
 
6. (IFB 2017) Há cerca de 50 anos, apenas 15% dos postos de trabalho no Brasil eram ocupados por mulheres. Atualmente, elas representam mais de 43% da População Economicamente Ativa (PEA). Esse dado mostra que o contingente de mulheres responsáveis pela renda familiar aumentou significativamente nas últimas décadas. A redução do tempo de convivência familiar em razão da permanência no trabalho, além dos altos custos com alimentação, saúde, lazer e educação; e os programas de planejamento familiar desenvolvidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, fizeram com que ocorresse na dinâmica demográfica brasileira:
A) um aumento da expectativa de vida;
B) a queda gradual da taxa de natalidade;
C) o predomínio da população idosa;
D) a queda das taxas de mortalidade;
E) um aumento na renda per capita.


GABARITO
1: A
2: B
3: C
4: A
5: C
6: B

Postar um comentário

0 Comentários