Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÃO SOBRE CENSO DEMOGRÁFICO DE 2010

 

1. (IADES 2015) Censo 2010: 17% da população já foram recenseados
(16/8/2010) O andamento do Censo 2010 está ocorrendo normalmente nas duas semanas iniciais de trabalho. Dos cerca de 58 milhões de domicílios existentes no País, já foram recenseados 16,5%, o equivalente a 9,6 milhões de residências. Até as 8 horas dessa segunda-feira (16), os 130 mil recenseadores que já tinham transmitido dados para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contaram cerca de 33 milhões de brasileiros, 17% da população que o IBGE estima haver no País.
Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 23 jan. 2015, com adaptações.
De acordo com as informações do texto, o número (em milhões) da população que ainda faltava ser transmitido para o IBGE era aproximadamente
A) 48.
B) 58.
C) 161.
D) 182.
E) 194.
 
2. (IF-RS 2015) Referente às informações apresentadas pelo Censo Demográfico de 2010, analise as afirmativas a seguir:
I. A população brasileira continuou crescendo entre 2000 e 2010, predominando nesse período a redução dos níveis de fecundidade e mortalidade. Isso resultou na menores taxas de crescimento médio da população desde a realização do primeiro censo demográfico e no aumento da expectativa de vida da população.
II. As maiores taxas de crescimento populacional foram observadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste, onde o processo migratório contribuiu significativamente para essa realidade. Como resultado, essas regiões apresentaram o maior incremento de contigente populacional absoluto.
III. O processo de diminuição do volume da população rural continuou ocorrendo entre 2000 e 2010. Essa redução se deu majoritariamente em função das perdas populacionais rurais para áreas urbanas, o que indica a tendência de aumento da urbanização no Brasil. Das regiões brasileiras, a Região Nordeste é a que concentra a maior parte da população rural do Brasil.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S) :
A) Apenas I e III.
B) Apenas I.
C) Apenas II.
D) Apenas I, II.
E) I, II e III.
 
3. (MACKENZIE 2010) No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza o recenseamento da população a cada dez anos, desde 1940. Assim, as informações nos permitem realizar análises com base em séries históricas e apontar certas tendências. Se considerarmos os dados a serem coletados e divulgados após o censo de 2010, é razoável afirmarmos que, provavelmente, teremos
I. uma continuidade do processo de queda da taxa de fecundidade e um aumento do percentual da população jovem em decorrência disso.
II. a confirmação de que a violência urbana é um fenômeno preocupante e que explica, por si só, a contínua redução da expectativa de vida verificada nas últimas quatro décadas.
III. a manutenção do processo de redução dos índices de natalidade, que tem ocorrido desde o fim da década de 1970, e que resulta, entre outros fatores, no aumento do acesso a métodos contraceptivos, mesmo entre as camadas mais pobres da população.
IV. a elevação da proporção de idosos em decorrência da ampliação do acesso a serviços de saúde e saneamento, que tem determinado o aumento da longevidade.
Estão corretas, apenas,
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I e III.
E) II e IV.
 
4. (FATEC 2011) Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar
A) o expressivo crescimento demográfico das regiões Norte e Centro-Oeste.
B) a manutenção do predomínio de população rural nos estados do Amapá e do Piauí.
C) a redução do número de idosos nas grandes capitais do Sudeste e do nordeste.
D) a sensível redução da população indígena nos estados amazônicos.
E) o crescimento expressivo da taxa de fecundidade em todos os estados.


GABARITO
1: C
2: A
3: C
4: A

Postar um comentário

0 Comentários