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QUESTÕES SOBRE TRASPORTES

 


1. (CESPE / CEBRASPE) No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.
A) Durante o transporte multimodal são realizadas, ao longo de todo o trajeto da carga, inspeções fiscais em postos de inspeção, com o intuito de evitar extravio.
B) O governo brasileiro tem investido de forma significativa na infraestrutura de transporte, visando a multimodalidade e o desenvolvimento da economia.
C) O principal objetivo da multimodalidade dos transportes de mercadoria é a manutenção de um fluxo controlado, porém descontínuo, para que, nos terminais de troca, possa haver agilidade na transferência de mercadoria de um modal para outro.
D) Na multimodalidade, é possível a combinação de diferentes transportes devido à utilização de mais de um modal. Dessa forma, emite-se apenas um documento de transporte referente ao trajeto total da carga, do ponto de origem até o ponto de destino.
E) Na multimodalidade, transportam-se predominantemente produtos de alto valor agregado.
 
2. (CESGRANRIO) Os modais de transporte podem ser classificados por diversas características operacionais, entre as quais a capacidade, velocidade, disponibilidade, confiabilidade e frequência.
Em qual destas características o modal aquaviário apresenta uma melhor performance que os modais ferroviário, rodoviário, dutoviário e aéreo?
A) capacidade
B) velocidade
C) disponibilidade
D) confiabilidade
E) frequência
 
3. (FUNCAB) Em busca de melhorar a infraestrutura logística no Brasil, o governo federal lançou o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), em abril de 2007. No referido plano, uma das soluções propostas para a melhoria da logística e consequente diminuição dos custos foi a alteração da matriz modal do transporte de cargas. Atualmente, qual o meio de transporte mais utilizado no transporte de cargas no Brasil, segundo o levantamento realizado pelo PNLT?
A) Ferroviário
B) Aquaviário
C) Dutoviário
D) Rodoviário.
E) Aeroviário.
 
4. (CESGRANRIO) Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que
A) apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.
B) oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.
C) é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.
D) há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.
E) há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.
 
5. (FUNPAR NC UFPR) O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados (…). A insatisfação da população com o transporte coletivo nas cidades brasileiras, no entanto, não é uma questão recente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadas como ‘péssimas ou ruins’ ultrapassando os 60%.
(Disponível em: brasilescola.uol.com.br)
O Brasil implantou maciçamente o transporte rodoviário durante o governo de Juscelino Kubitschek entre os anos de 1956 a 1961. Assinale a alternativa que indica uma das principais desvantagens ao adotar maciçamente o transporte rodoviário no Brasil.
A) É um transporte que possui uma reduzida flexibilidade em função da pequena malha rodoviária brasileira.
B) O transporte rodoviário tem uma reduzida capacidade de carga por vez se comparado a outros meios.
C) Apesar de ser considerado o segundo transporte mais seguro, possui elevados custos operacionais.
D) É recomendado para países de pequena extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção.
E) Os veículos utilizados no Brasil possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente, apesar de que quase 40% da frota já utiliza o biocombustível.

 GABARITO
1:D - 2:A - 3:D - 4:A - 5:B


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